segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Vibe humor: Letras X Ritmos





O Vibe humor de hoje surgiu em um momento de ócio criativo. Será que as músicas possuem ritmos que tem a ver com as letras? Sabemos que há bandas dos mais diversos estilos, ritmos e vibes, mas também existem músicas que produzem em nós as mais diferentes sensações, como a alegria, tristeza, depressão, reflexão e leveza, como viram em vários posts desse quadro. 

Mas a pergunta que fica é essa: como transmitir a letra de uma música para um som? É possível? E quando a letra é triste e o ritmo agitado?!

Basicamente, o post será dividido em músicas que as letras e os ritmos tem relação e letras e ritmos que não tem relação. Dê o play!



Claro que eu tive que começar com a nova música da diva da deprê, Hello. Será que a letra tem a ver com o ritmo? 

Primeiro, vamos a letra: "Hello, it's me I was wondering if after all these years You'd like to meet, to go over everything They say that time's supposed to heal ya But I ain't done much healing" (Olá, sou eu Eu estava me perguntando se depois de todos esses anos Você gostaria de encontrar, para falarmos sobre tudo Eles dizem que o tempo deveria te curar Mas eu não me curei nem um pouco). A letra é claramente depressiva e fala de um rompimento de relacionamento, onde Adele liga para seu ex namorado e ele não atende por estar magoado com ela. Ela se sente culpada por machucá-lo. 

Agora o ritmo: a música é extremamente triste, o piano traz uma melodia baixo astral, porém, vejo o ritmo com seus momentos mais pesados e elétricos, como em momentos em que Adele faz um tipo de "pedido de socorro" e reza para seu ex boy atender o telefone. Letra e ritmo condizente.


A segunda música também é de Adele. Rolling in the deep. Confesso que tenho vontade de dançar com essa música, mas vamos ver o que a letra quer dizer:

Letra: "We could've had it all (You're gonna wish you never had met me) Rolling in the deep (Tears are gonna fall, rolling in the deep) You had my heart inside of your hand (You're gonna wish you never had met me) And you played it to the beat (Tears are gonna fall, rolling in the deep)" Que poderíamos ter tido tudo (Você vai desejar nunca ter me conhecido) Rolando nas profundezas (Lágrimas cairão, rolando nas profundezas) Você teve o meu coração em sua mão (Você vai desejar nunca ter me conhecido) E você brincou com o que eu sentia (Lágrimas cairão, rolando nas profundezas)A música fala de alguém que está rolando nas profundezas, em uma depressão profunda, mas também com um espírito de vingança e rancor. A depressão leva a atitudes extremas.

Ritmo: O violão agitado, toques de baterias acelerados, baixo em alto volume, formam alguns elementos que deixam a música com um alto astral e energia fora do comum. Você sairia pulando por aí, se não conseguisse traduzir a música. Letra e ritmo não condizente.


Ship To Wreck, de Florence The Machine é bem parecida com Rolling in the deep.

Letra: "And oh my love remind me, what was it that I said? I can't help but pull the earth around me, to make my bed And oh my love remind me, what was it that I did? Did I drink too much? Am I losing touch? Did I build this ship to wreck?" (E oh amor me lembre, o que foi mesmo que eu disse? Não consigo evitar de fazer da Terra minha cama E oh amor me lembre, o que foi mesmo que eu fiz? Eu bebi demais? Estou perdendo contato? Eu construí esse barco para ele naufragar?). A letra fala de alguém que realizou muitas loucuras na noite anterior, tomou todas, está estragando um relacionamento, e entrando nas drogas e depressão.

Ritmo: O ritmo é alegre. Daquelas músicas para se ouvir em viagens de aventura. Pelo ritmo, parece que a cantora está feliz por estar cometendo loucuras e por ver sua vida e seu amor (barco) naufragarem. Letra e ritmo não condizente


Cool Kids de Echosmith é animada, mas não quanto a anterior. O clipe traz jovens energéticos, que dançam com seus instrumentos, correm ao redor de cadeiras e batem palmas para outros jovens. Mas, não estou aqui para analisar clipes.

Letra: A letra fala de uma jovem que tem inveja dos outros por eles serem descolados, e ela ser careta e normal. "And she says I wish that I could be like the cool kids" (E ela diz Eu gostaria de ser igual a crianças descoladas).

Ritmo: O ritmo é alegre. A bateria, o contra baixo e a guitarra são tocados de forma bem pra cima. A letra tem a ver com o ritmo. A letra fala da alegria e da descontração dos jovens. Mas, se a ênfase da letra fosse a menina depressiva, o ritmo não teria muito a ver. Letra e ritmo condizente.


Chegou a hora de afogar todas (e qualquer) mágoa com Eu não tenho um barco, disse a árvore, de Cícero.

Letra: A letra fala de como somos cômodos com algumas coisas em nossas vidas, seja amor, relacionamento, entre outros. Acabamos por acostumar com o que já conseguimos, com o que nos causa dor, com o que perdemos. "Não tem jeito não A gente sempre espera piorar A gente sempre deixa de cuidar Do que já tem na mão".

Ritmo: As notas que saem do piano são tristes, calmas, tímidas. O som que sai da bateria é espassado e raro. São poucas as vezes que a bateria é tocada. O contra baixo emite notas um tanto chorosas. Seria como os instrumentos estivessem sofrendo a dor, a depressão, a tristeza. Letra e ritmo condizente.


Vamos sentir a vibe de Fine Fine Life agora! (Adoro essa música)

Letra: A letra fala de como caminhar e "dirigir" com Jesus é bom. Fala de uma pessoa que teve um encontro Cristo, e sua vida tornou-se alegre e cheia de sentido It's a fine fine life It's a fine fine life Every day i find It's a fine fine life  (É uma vida boa É uma vida boa Todo dia eu descubro É uma vida boa É uma vida boa É uma vida boa).

Ritmo: Não tem como não pular e dançar com essa música. Ela já começa alegre com o assobio e com os arranjos musicais dos cantores. Bateria, contra baixo, violino, guitarra... tudo traz harmonia e alegria. Letra e ritmo condizente.




Sério! Terminal Alvorada é uma das músicas mais alto-astrais dessa lista.

Letra: A música fala de alguém que transborda felicidade. Esta não é um momento, mas um estado de espírito, onde a pessoa consegue superar tudo: as coisas boas e ruins. "Ei Como vai? Tudo bem, acredito O dia passa bem assim".

Ritmo: Como uma música consegue transmitir todos os sentimentos através do seu ritmo? O ritmo de Terminal Alvorada, ao mesmo tempo que é calmo, "de bem com a vida", é alegre. Mas não é uma alegria falseada. Os instrumentos, como a bateria, o violino, o trompete, guitarra, baixo e tantos outros... (Sim! Cícero usou e abusou dos instrumentos nesse CD) trazem um estado de espírito que só ouvindo para entender. Letra e ritmo condizente.


Tive que aproveitar o momento zoeira e trouxe A lua me traiu, de Calypso. A banda foi conhecida por seu ritmo paraense dançante, coisa que "você só vai encontrar no Pará". Mas será que a letra dessa música tem a ver com o ritmo?!

Letra: "Mas num passe de mágica Você desapareceu Um eclipse maldito O encanto se perdeu E o meu coração partido Foi sofrendo e foi sofrendo Tentando te encontrar Na madrugada Fria madrugada!" Fala de alguém Joelma que foi iludido e decepcionado. Conta sobre o encanto, a fantasia e o brilho de uma relação, que era mágica, mas que acabou.

Ritmo: Sério! Quem vai cantar que foi traído em um ritmo que dá vontade de sair pulando por aí? A guitarra de Chimbinha é um tanto quanto elétrica e positiva. Tudo bem que o ritmo da banda é esse, mas tem que ver isso aí! Letra e ritmo não condizente


Olha o Cícero aparecendo pela terceira vez nessa lista! (Rsrs) Mas eu tinha que falar de Açúcar ou adoçante? A letra, o ritmo e o clipe são de tirar o chapéu. 

Letra: A letra conta a história de uma pessoa que teve a sua vida bagunçada e esse alguém acaba o deixando aos cacos, com uma vida pra refazer. Felizmente (Ou infelizmente, porque é Cícero né?!) a pessoa decepcionada acaba conseguindo reorganizar sua vida e esquecer a pessoa amada. E olha! É um verdadeiro tapa na cara. Entra pra ver
Como você deixou o lugar E o tempo que levou pra arrumar Aquela gaveta Mas se você quiser Alguém pra amar Ainda Mas se você quiser Alguém pra amar Ainda Hoje não vai dar Não vou estar Te indico alguém.

Ritmo: A letra tem tudo a ver com o ritmo. O ritmo é depressivo, mas também é impositivo, forte. Digo isso, pela forma na qual os instrumentos são tocados. Traz uma bateria, guitarra, contra baixo e piano bastante agressivos. Como se a pessoa decepcionada desse um recado e "gritasse" pela voz, e pelos instrumentos, para o canalha que o decepcionou. Letra e ritmo condizente.


Mais uma música romântica da lista. Don't Speak, de No Doubt. A maioria das músicas românticas são calmas e doces. Será que essa é assim?

Letra: "Don't speak I know just what you're saying So please stop explaining Don't tell me cause it hurts Don't speak I know what you're thinking I don't need your reasons Don't tell me cause it hurts" (Não fale Eu sei exatamente o que você está dizendo Então, por favor pare de explicar Não me diga porque isso machuca Não fale Eu sei o que você está pensando Eu não preciso de suas razões Não me diga porque isso machuca). A música fala de alguém que magoou o outro por meio de palavras. Talvez foi: "Vamos dar um tempo?", "Ela é apenas uma amiga" ou "Eu te amo", só que dá boca pra fora. E a pessoa que ouviu isso está realmente muito magoada.

Ritmo: O ritmo é romântico e suave, mas também é forte, mesmo que os instrumentos não sejam tão estridentes como em Rolling in the deep. Letra e ritmo condizente.


Encerro a lista de hoje com a animada Home de Edward Sharpe e The Magnetic Zeros. Ela é meio country, meio folk, mas MUITO alto astral. Vamos a letra?

Letra: A letra fala de alguém que viaja por muitos lugares, que possui muitas pessoas em seu coração, mas que somente uma, é seu verdadeiro amor, e é com essa pessoa, que ele quer viver, seja em qualquer lugar. "Ahh home, let me go home Home is wherever I'm with you" (Ah, casa, deixe-me ir para casa Casa é qualquer lugar que eu esteja com você).

Ritmo: Violão, pandeiro, bateria, guitarra, trombone, viola, entre outros instrumentos campestres e rurais que não consigo lembrar agora, formam a atmosfera dessa música alegre e feliz, tanto no ritmo, como na letra. O legal dela é que ela é romântica, mas agitada. O ritmo traz esse lado aventureiro e de viagens que a letra propõe. Letra e ritmo condizente


Essa foi a playlist de hoje. Espero que tenha ajudado vocês a pularem nas músicas quando for pertinente, a chorar nas canções quando for condizente. Não vou querer ninguém mais pulando por aí com as músicas da Adele, ok?! Até a próxima! J-J

Que outras músicas vocês lembraram que a letra tem a ver com o ritmo? E músicas que a letra não tem a ver com o ritmo? Ideias de temas de playlists são sempre bem vindas.


Por: Emerson Garcia

20 comentários :

  1. "(...) e reza para seu ex boy atender o telefone." KKKKKKKKK Morto estou!

    Que post incrível!! *o* Nunca parei para pensar nisso e realmente, muitas músicas enganam. :O Algumas pessoas também essa coisa de achar que todas as músicas internacionais lentas, são românticas, quando na verdade... Enfim. KKKK
    Adoro essa diva da deprê, pois amo coisas tristes. KK E Rolling In The Deep me dá uma sensação estranha, uma vontade chorar e pular ao mesmo tempo. KK
    Joelma foi traída, mas pelo menos continuou feliz e batendo os cabelos, né? Ops... haha

    E agora que parei pra pensar nisso, uma música que na minha opinião, a letra não combina com o ritmo é Tonight I'm Getting Over You da Carly Rae Jepsen.

    Adorei o post, muito mesmo! Além de informação e um pouco de humor, ainda me apresentou músicas novas. <3

    Falso Escritor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post! Vou ouvir a música que você recomendou depois.

      Excluir
  2. Hello from Spain: your analysis is very specialized. It is a very interesting topic. The lyrics and music must communicate the same message. Keep in touch

    ResponderExcluir
  3. adorei o post! conheço quase todas as músicas e estou de acordo com a análise :P beijos

    ResponderExcluir
  4. Pra mim sem dúvidas Rolling in the deep é uma tristeza dançante rs.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da Música nova da Adele, vi uma noticia em algum canto sobre a menina que mandou a letra "aos poucos" pro ex dela. Muito boa.
    Kisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é um tapa na cara hehe. Será que esse casal se reconciliou?

      Excluir
  6. Se a gente não presta atenção nas letras, acaba sendo levado mesmo pela melodia. Adorei as análises!

    ResponderExcluir
  7. Oi, meu amigo jovem jornalista!

    Desculpe-me pelo sumiço! Seu blog continua 1000! Parabéns aí pela complexidade do post, fruto de uma bela pesquisa! Ah, e eu adoro música. Não vivo sem! :)

    Abração!

    Pedro Antônio de Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Essa música da Adèle até arrepia...
    modadarapunzel.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Sabe que eu nunca tinha reparado nisso?!
    Quando ouço uma música, fico bastante ligado na letra. quase não presto atenção no ritmo. De qualquer forma, o post foi útil para mim prestar atenção nestes detalhes.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bem interessante essa análise. Nunca tinha pensado nisso.
    Abraço!
    http://cristadelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Bem legal as analise feita das músicas, contudo eu acredito sim, que a sua segunda analise da música da Adelle seja condizente, ela quer mostrar que mesmo nas dificuldades devemos ter um toque de alegria, ou seja o amor está num fiasco mas isso não impede que sua felicidade seja destruida.

    bjus
    http://tutiaah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Emerson. Tudo bem?
    Adorei o texto, parei para entender o significado de muitas músicas que ouvia, quando comecei o curso de inglês. De fato algumas músicas não concordam em nada com o ritmo ou os clipes, ou seja, as letras são totalmente opostas.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Apesar de estar em uma vibe bem diferente da Adele, não posso negar que adorei a música e a volta dela ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela voltou com tudo. Agora é esperar o novo cd dela amanhã.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design