Foto: Nasa / Reprodução
O asteroide 2012 DA14 que tem por si 45 metros de largura, irá passar na próxima semana a 27,7 mil quilômetros de distancia da Terra, porém não há possibilidade da rocha espacial atingir o planeta de acordo com os cientistas, apesar dos estudos mostrarem que não haverá risco de colisão com a Terra, o asteroide pode atingir satélites de comunicação na órbita terrestre, esse fenômeno só poderá acontecer novamente no ano de 2046 e a uma distancia muito maior, de 1 milhão de quilômetros. Não há razão para temer, mesmo esse sendo o vôo mais próximo já registrado.
Em alguns lugares do planeta o 2012 DA14 será visível por binóculos e pequenos telescópios, especialmente na Ásia, Austrália e Europa Oriental. Se caso a rocha entrasse em colisão com a Terra, seria um impacto equivalente a 2.5 megatons de TNT - o equivalente a uma bomba atômica. Esse impacto seria capas de destruir uma grande cidade, como Londres, mas essa é apenas uma das 500 mil rochas espaciais ao redor da terra.
Estudiosos da Nasa podem prever o caminho do asteroide. E em um comunicado a agência espacial americana afirma que "não há chance do asteroide entrar em rota da colisão da Terra". Esse acontecimento será único para pesquisadores estudarem de tão perto. O 2012 DA14 foi descoberto há um ano atrás por astrônomos.
A agência espacial americana irá fazer uma entrevista coletiva sobre o fato de quinta-feira. J-J
Por: Thalíta Moreira
Nossa, um evento e tanto! Uma pena que aqui no Brasil não será visível por telescópio ou binóculo!
ResponderExcluir