quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Niemeyer V




Segundo Neumara a composição do Palácio não possui um bom acolhimento para hospedar os cantantes e teria que ser reformada para que esses se sintam melhor abrigados. Damião concorda plenamente com as idéias de Neumara e acrescenta que tem algumas partes do Domicílio que precisam ser aperfeiçoadas. De acordo com ele as chuvas destruíram um pouco do telhado e do gesso e algumas rachaduras apareceram nas paredes. “Isso ocorre com qualquer imóvel, sendo necessário reformar”, explica.
Anteriormente ela já passou por diversas reparações. Em uma delas foram acrescentadas janelas de vidro e retirada uma porta. Até aí tudo bem. Em outra a cor da fachada foi alterada, mudando assim a composição da Casa original. Oscar Niemeyer não gostou nada disso. Tiveram que retornar a matiz original. O motivo? O arquiteto não permite modificações em suas obras.
Outro tipo de descaracterização mais grave é que a Morada já foi alugada e transformada em um espaço de festas e casamentos, como já foi falado. O que garante a indignação de Neumara. Tais eventos eram realizados para angariar verbas e cobrir custos. Por nove anos a C.C. ficou sob a responsabilidade da Administração de Ceilândia, mas como esta estava permitindo a utilização do ambiente indevidamente a Secretaria de Cultura assumiu todas as questões relativas a isso.
Atualmente acontecem cerimônias no local porque o Tribunal, responsável pelo registro de casamentos civis, solicitou a Secretaria de Cultura o empréstimo da C.C. dias de terças e quintas para a celebração. Neumara me garantiu que não existe nenhuma troca de favor financeiro por parte da Secretaria e do Tribunal.
Na opinião dela esse evento atrapalha e muito com a imagem da cultura. Em outra esfera, Damião tem um ponto de vista contrário do da Auxiliar de Atividades Culturais. O cantante é a favor sim dos casamentos. O desejo dele é que a Morada seja visitada cada dia mais pelas pessoas. “Os casamentos não estão prejudicando a gente em nada, eu acredito que esses casamentos são ótimos”, ele diz. O fato é que mesmo com a má utilização do auditório, pessoas convidadas pelos casamentos também são tratadas como turistas. É que estas não eram só espectadores da cerimônia, mas queriam conhecer a estátua do cantador com o violão logo na entrada, os três arcos curvos de Niemeyer, o auditório em formato de concha acústica, a escada em espiral e o hotel. O local permite que as pessoas visitem e mais que isso: levem para casa um pouco do que viram e apreciaram através de fotografias. A Administração permite a captura de imagens. O que é vantagem para os visitantes.
Falando de vantagem, perguntei para Neumara: “Qual é a vantagem da Residência para os nordestinos que moram em Ceilândia?”.

Continua...

0 mostraram o dom. Quer mostrar o seu? :

Postar um comentário

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design