quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Janeiro Branco: 9 dicas para você estar (sempre) com a mente saudável e no nível 'up'


Ontem (12) a colaboradora especial do JOVEM JORNALISTA, Rita Andrade, escreveu um post sobre o Janeiro Branco, em que ressaltou sobre a necessidade de cuidado com a saúde mental, trazendo alguns dados atuais sobre as doenças mentais, bem como seu relato pessoal e atitudes para um mundo com mais saúde mental

Achei muito interessante ela elencar essas atitudes, que não dependem tão somente do indivíduo, mas da sociedade e da política também. Foram essas 10 atitudes que inspiraram-me a escrever esse post. Algumas delas, trago aqui. Enquanto outras, as ressignifico, além de acrescentar várias. O post de hoje terá muito mais a ver com atitudes individuais para cuidar da saúde mental, do que com qualquer outra coisa.

Você, mais que ninguém, conhece seu corpo, seus gostos, o que te faz bem, o que te faz mal e o que te dá prazer. Aqui trago 9 dicas para você cuidar da sua saúde mental (O grande assunto do mês de janeiro). É preciso você sempre estar atento a sua saúde mental, quando ela está no UP ou no DOWN (Se monitorando mesmo). Também é preciso saber o momento de procurar ajuda (Nada de ficar sofrendo sozinho, hein?!). Se manter saudável mentalmente falando é a grande palavra de ordem! Afinal, se a nossa cabeça não está bem, o restante muito menos. 


1- Práticas de exercícios físicos e de hobbies terapêuticos

Eu costumava praticar caminhada durante muito tempo. Isso fazia um enorme bem à minha saúde física e mental, me ajudando a superar momentos depressivos e ansiosos, além de ter um corpo mais saudável. Engana-se quem pensa que os exercícios físicos são indicados apenas quando estiver em um mau momento. Na verdade, toda e qualquer hora é momento de exercitar-se! A máxima "Corpo sã, mente sã" nunca fez tanto sentido e sempre surte efeitos surpreendentes. 

Hobbies terapêuticos também tem seus efeitos positivos. Faça aula de instrumento, de voz, pratique natação e jogue, até mesmo, xadrez. Eu, por exemplo, quero muito voltar aos meus encontros de cantata e aulas de bateria, pois sei que essas atividades fazem um bem danado para a minha saúde em todos os aspectos.  Um hobby ou uma atividade que inspire faz com que seu cérebro libere endorfina, substância que produz prazer e felicidade. 


2- Autoconhecimento

Não existe pessoa que conheça mais a você, do que... VOCÊ! Surpresaa! Mas é isso mesmo. É você mesmo quem sabe a dor e a delícia de ser você, que conhece seus pontos fortes, fracos, aonde precisa melhorar, aonde machuca, aonde traz paz e aonde traz prazer. 

E se você acredita que não se conhece direito faça uma meditação, um ioga ou compareça à um terapeuta (Leia nos próximos tópicos) que se conhecerá em profundidade. Há até aplicativos de meditação, que te ajudam a acalmar, a olhar para dentro de si e, até mesmo, ter momentos de descanso e de sono com mais qualidade. 


3- Espiritualidade saudável

Outro fator de enorme importância para sua saúde mental. E aqui, não falo de religião, mas do seu próprio encontro com sua espiritualidade. Existe um mundo espiritual e místico, algo que vai muito além do que julga nossa vã filosofia. Tem gente que não possui uma religião, mas acredita no espiritual, divino e, até mesmo, em Deus. E se sua vida espiritual está em ordem, tudo mais pode também estar. Basta que você se conecte e acredite em algo. Talvez sua própria fé em algo ou alguém te ajude em sua vida psíquica, mental e emocional. 


4- Contato com a natureza


Quer algo mais lindo, que produz bem estar e até mesmo cura do que a natureza? O barulho dos pássaros, o arvorar das árvores, a chuva que cai, o barulho dos rios e mares, o aquecimento do sol e o refrescamento da lua, o ventar dos ventos ... Tudo isso produz um enorme bem para sua saúde mental e eu sou o próprio exemplo disso. 

Em 2011 e 2018 passei por dois momentos depressivos e sabe o que me ajudou, consideravelmente? O contato com a natureza! Tinham manhãs que pedia para minha mãe caminhar pela cidade para contemplar a natureza e sentir o vento em meu rosto. Já em outras, queria somente sair na rua e avistar o sol. 

Eu sempre fui apaixonado pela natureza e ela teve papel preponderante no meu processo de cura, com certeza.


5- Autonomia

Nada melhor do que ser responsável por sua própria vida e realizar demandas diárias que mostram que você é uma pessoa madura e autônoma. Corta o coração do depressivo deixar de fazer tarefas corriqueiras, por simplesmente não dar conta delas. Mas que tal você experimentar resolver seus problemas antes mesmo de adoecer?! Isso também produz saúde mental!


6- Boas noites de sono

"Quem dorme bem, tem um excelente dia amanhã!" Sabe quem disse isso? O coach Emerson Garcia! Eu mesmo! HAHAHAHAHA O sono tem a função de repor as energias do organismo, restabelecendo suas forças que se esvaíram durante o dia, para que no outro você esteja firme e forte para mais um dia de luta e de enfrentamento de leões! O sono tem a capacidade de fortalecer o sistema imunológico e regularizar a sensação de bem estar, ou seja, o humor. 

Por isso, é importante que você tenha um horário certo de dormir e um horário adequado de acordar. Eu, por exemplo, tenho o costume de dormir às meia noite e acordo às 7 horas, mas isso varia de pessoa para pessoa. Sei que tenho que fazer isso para manter a minha mente saudável e pronta para outra. 

 

7- Cuidado com a alimentação


"Diga-me o que comes, que te direi como sua saúde mental está!" Quem disse isso? Eu mesmo! Seu coach de sucesso Emerson Garcia! HASUAHSUAHSAUSA Mas sério, a alimentação interfere (E muito) na disposição do dia a dia, gerando impactos positivos ou negativos em sua vida como um todo. Saiba que aquela deliciosa feijoada ou aquele top fast food pode te custar sua disposição para realizar atividades, ou seja, a tal da procrastinação. Um sanduíche te oferece um prazer momentâneo, mas que logo é substituído pela necessidade de mais, promovendo um ciclo vicioso e nada saudável. Já os alimentos com valor nutricional oferecem disposição e bem-estar para as atividades da rotina.

A questão de ter um cuidado com a alimentação é uma questão de escolha. Escolha ter mais qualidade de vida. 


8- Ajuda terapêutica


Há quem foge da ajuda terapêutica como o diabo foge da cruz, mas se você não admitir que precisa de ajuda para lidar com seus problemas, você não avança. O autoconhecimento, falado em tópicos anteriores, é primordial para lidarmos com os nossos conflitos internos e externos. A busca por um psicólogo ou terapeuta pode te auxiliar nesse processo de autoconhecimento, tratamento e cura. Não tenha medo de procurar ajuda psicológica e psiquiátrica. Eu acredito que toda pessoa precisa de um psicólogo. Esse profissional não é só para "gente doidcha", não viu?! Acredito que toda pessoa precisa de um para seu desenvolvimento físico, mental e social e até mesmo como ser pessoa/indivíduo. Saiba que a terapia é uma ótima forma de entender suas emoções e comportamentos, oferecendo um caminho para uma vida mais leve, feliz e equilibrada. 


9- Experimente o novo

A nossa mente gosta de uma novidade. Ela não curte (nada) uma mesmice. Que tal experimentar o novo, por meio de novas atitudes e atividades?! Talvez realizar o que você nunca fez na vida, mas que tem vontade (Vale os sonhos e vontades mais loucos, sim, ok?). Faça aquela viagem dos sonhos, pule de paraquedas ou bung jumping, faça aquela tatuagem maneira, se declare para o crush, grave um cd, faça vídeos no TikTok, escreva poesias ou músicas... Enfim, o leque para deixar a criatividade aflorar é imenso e vai depender da sua disposição de imergir no novo e da sua mente (Que varia de pessoa para pessoa).


Essas foram as 9 dicas para se estar (sempre) com a mente saudável e no nível 'up'. A primeira meta de uma vida ou de um viver é cuidar de si próprio! Feliz Janeiro Branco! J-J   


Por: Emerson Garcia

31 comentários :

  1. Dicas muito importantes que aplaudo e elogio.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Que post maravilhoso

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  3. Dicas importantes, é sempre bom a prevenção!

    Tenha uma boa noite, Emerson

    ResponderExcluir
  4. Um ´post´ oportuno e muito importante...
    Gostei de ler, Emerson.

    Grata por tento apoio ao meu 'blog'
    Dias bons e bem sucedidos.
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa lista.
    Amei esse primeiro gif do post.

    ResponderExcluir
  6. Boas dicas, eu que tenho alguns problemas a esse nível concordo inteiramente com todas elas, embora não as pratique todas!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas. A cada fds tenho trocado as noitadas por uma boa noite de sono. Depois de uma certa idade não dá pra recuperar o decanso necessário.

    Grande abraço!

    Gisley Scott
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Post muito zen
    Sempre ótimo de ler e absorver
    :-)

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, precisamos cuidar muito da mente!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  10. São ótimas dicas.
    Eu não pratico todas, mas sei o quanto essas atividades são importantes para a nossa vida.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  11. A saúde mental é fundamental (rimei sem intenção).
    Suas dicas são preciosas. Toda a gente deveria ter um psicólogo ou um psiquiatra. Muito bom seu post. Parabéns!

    Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
  12. Excelente post, gostei destas preciosas dicas.
    Continuação de boa semana
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Ótimo post e dicas preciosas!

    Tenha uma boa noite

    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. ótimas dicas! Tento seguir todas elas na minha vida, mas sempre escorregamos em algumas alguns dias.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante essa matéria. É fundamental manter a saúde mental em dia. Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde. Parabéns pelo seu excelente trabalho. Obrigado pelas dicas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  17. Perfeito Emerson! Preciso muito retornar às minhas atividades físicas, comecei o ano bem relapsa ~ mas quero mudar isso! Bjos :*

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Confesso que com essa confusão toda de pandemia, parei de fazer as minhas caminhadas diárias, mas tento fazer alguns exercícios em casa.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  19. Não concordo com todos os tópicos, mas né, quem eu sou pra falar algo kkkkkkkkkk
    Gostei dos gifs, fofos :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, Emerson.
    Ótimas dicas. Tem duas coisas ai que quando fico sem eu percebo que começo a ficar irritada ao extremo que é o sono e a má alimentação.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  21. ENCONTRO VC POR TODO O LADO, SÓ A MIM ESQUECEU E NÃO SEI PORQUÊ...

    TENHO O RIO DE JANEIRO NO MEU BLOG...

    CONTINUAÇÃO DE BOAS FÉRIAS.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  22. Oi Emerson!
    Minha terapia é a leitura, sem ela, tudo fica desequilibrado para mim!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. obrigado por passar no meu cantinho desejo um feliz domingo bjs saude

    ResponderExcluir
  24. Oi
    muito bom o poste, a minha saúde mental não anda tão bem, esses dias andei tendo uma crise, por conta do estresse no trabalho.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Eu adorei as dicas, concordo plenamente!
    São todas básicas mas não podem faltar.
    Adoro minha autonomia, não posso ficar
    sem uma boa alimentação e noites de sono reparador...
    Onde assino embaixo?


    Beijos e boa semana!
    :-*

    ResponderExcluir
  26. Aos poucos colocando todas em prática e visto que tem dado muito certo.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Emerson,
    Muito boas suas dicas, se fizemos pelo menos algumas delas com certeza a qualidade de vida melhora muito.
    Abraço,
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Ei Emerson,
    Que matéria boa e útil.
    Devemos mesmo manter
    alinhados:
    Corpo e mente.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  29. Um post repleto de preciosas dicas! Parabéns! Adorei as sugestões!
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design