quarta-feira, 3 de abril de 2019

Homens que pintam as unhas com esmaltes. O que você acha?



Recentemente (28 de março) o filho do Mauricio de Sousa, Mauro Sousa, resolveu pintar as unhas com esmalte, uma estratégia de marketing para as vendas dos cosméticos Donas da rua, da Turma da Mônica. Assim como ele, outros homens também pintaram suas unhas com tons chamativos e coloridos. Mauro Sousa foi bastante elogiado pela atitude. Muitos disseram que essa deveria ser a próxima trend (tendência) masculina e que não há nenhum problema em homens utilizar esmaltes.

Não é a primeira vez que um homem lança essa moda. Rockeiros e emos costumam pintar suas unhas de preto. Há aqueles mais reservados que preferem uma base incolor ou de cor clara, sem deixaá-las chamativas. Percebemos que esse não é um costume recente, mas que perpassa por várias épocas.

Mauro Sousa, contudo, apresenta novamente essa tendência, ao quebrar estereótipos que "homem não pode pintar a unha", "homem que pinta a unha é metrossexual" e "homem que pinta a unha é viado". Se essas máximas fossem verdadeiras todo homem que utiliza brinco seria gay. Contudo, usar brinco pode ser cultural. Exemplo: tribos indígenas, africanas, além dos personagens de Pantera Negra que possuíam piercings e brincos pendurados e também tatuagens. 

Por que homem que pinta a unha tem que ser taxado dessa forma?! Por que as pessoas tendem a limitar a moda e dizer o que é de homem ou de mulher?! Um homem com essa atitude quer apenas sentir-se bem e diferente. Não tem a ver com sexualidade e/ou orientação sexual. Ninguém pode limitar outra pessoa e dizer o que ela deve ou não utilizar. Acredito que a sociedade já evoluiu a tal ponto onde as pessoas não deveriam se incomodar com as outras, mas consigo mesmas. 

O filho de Mauricio de Sousa abriu o leque de possibilidades e de diversidade. De acordo com ele, não tem essa de esmalte ser uma coisa feminina ou não. Até nos stories que divulgou em seu Instagram ele brinca com a ideia de azul ser cor de menino e rosa ser cor de menina, ao visualizar uma funcionária da Mauricio de Sousa Produções com um esmalte cor azul. Claro que há todo um discurso político por trás, que não entrarei no mérito nesse post, mas o que é importante é que Mauro "desbravou" uma sociedade onde as cores podem pertencer à todas as pessoas e que esmalte pode sim ser coisa de homem.

Não só Mauro Sousa quem pintou as unhas de esmalte em uma espécie de lilás, mas outros funcionários da Casa também se sentiram encorajados para pintá-las. Essa atitude não tem nada a ver com sexualidade frágil ou que eles deixaram de ser homens por causa disso. Aliás, percebemos um discurso machista por parte de pessoas que desaprovam a utilização de esmaltes por homens. 




Não só esses homens pintaram suas unhas, mas tem muitos famosos que fizeram o mesmo, como: Cristiano Ronaldo, David Beckamn, Marcos Mion, Johnny Deep e Marcelo Anthony. Homens héteros e bem resolvidos com suas sexualidades, que apenas quiseram pintar suas unhas de esmalte e nada mais. 

Mauro Sousa também serviu de inspiração para que meninos (crianças) não se sentissem envergonhados ao pintar suas unhas. Uma espécie de influência digital que Mauro Sousa realizou encorajando-os. 





Um menino pintar suas unhas de esmalte não significa que ele se tornará gay no futuro, apenas que sua imaginação e ludicidade se afloraram. Mauro Sousa criou uma campanha para que seus seguidores enviassem mensagens "ao filho da Paula" de incentivo e esperança.



































Foram muitas mensagens enviadas ao "filho da Paula" e o Mauro selecionou algumas delas. São mensagens de amor, carinho, libertação e esperança. A atitude de Mauro Sousa serviu de exemplo para que outros meninos pintassem suas unhas de azul, dourado ou da cor que preferirem. 





Lembro-me de um médico com uma deformidade que pintava suas unhas com esmaltes coloridos para que o paciente não reparasse em seu rosto, mas sim na exuberância e destaque dos seus dedos. Ele não os utilizava para ficar bonito ou para lançar moda, mas para que tirassem o foco do seu defeito facial. O médico utilizou o esmalte como uma estratégia e apenas isso.  

O marketing à respeito de homens pintarem suas unhas com esmaltes é tão visível que empresas como a Risqué criaram uma linha com cores diferentes para homens. É claro que o intuito é vender o produto, afinal, ESMALTE É ESMALTE, tanto para homens como para mulheres (Não vem no vidro ESMALTE PARA MULHERES). O vidro tem um líquido colorido que não é direcionado nem para homens nem para mulheres, embora essa coleção tenha colocado no vidro For men. Enfim, é apenas um líquido unissex. Usa quem quer. 





Existe todo um um discurso de ideologia de gênero e político em volta de homem usar ou não esmalte colorido (E aqui não falo de base clara e transparente!), mas o que quero deixar registrado é que um homem pintar suas unhas não influi em nada em sua sexualidade. J-J


Por: Emerson Garcia

64 comentários :

  1. Cada um é cada um e faz o melhor lhe aprouver mas eu acho ridículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo seu Portugues, da pra entender, o porque, do seu preconceito mediocre hahaha

      Excluir
    2. RIDÍCULO É O PRECONCEITO!!!!

      Excluir
    3. eu gostei foi da opinião do Paulo Roberto Figueiredo, totalmente diferente do que ele diz de ser, e ainda diz que gosta Friedrich Nietzschede ......................PASSADA !!!!!!!!

      Excluir
    4. Da para entender o seu português em amigão , mó otário preconceituoso

      Excluir
    5. Ridículo e o seu preconceito. Super apoio homens pintarem as unhas.

      Excluir
    6. HOMENS QUE PINTAM AS UNHAS COM ESMALTES. O QUE VOCÊ ACHA?
      ai o cara ai em cima vai e diz que acha ridiculo, ai ele e preconceituoso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vao se fude

      Excluir
  2. Eu acho que todo mundo é livre para fazer o que quiser. Eu não acredito muito em coisas tipo isso é coisa de homem e isso é coisa de mulher, todo munda faz o que se sente bem.
    eu amei a cor do esmalte dele
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão. Obrigado pela fofura de comentário.

      Excluir
    2. iih, sai daí! O que você está falando?! Vai pra igreja então! Quem falou de Deus aqui?! Sai fora! Cara chato. Cada um é de um jeito e gosta de uma coisa diferente. Qual problema de pintar as unhas? Ah, se todos os problemas do mundo fossem um vidro de esmalte. Pintem mesmo as unhas de vocês, fica muito bonito. ( Eu disse a mesma coisa em cima, porém a palavra "Jeito" foi escrita errada, pelo fato de no meu celular o "j" ser do lado do "g".

      Excluir
    3. Para Deus o que importa é o caráter. O que somos por dentro.
      Você acha, que, com todo esse seu julgamento, você vai para o céu? Está enganado meu bem. Do que adianta "servir a Deus" se sua língua e suas atitudes estão possuídas pelo demônio!?.

      Excluir
    4. Quem aqui falou de céu? Quem aqui falou de servir? Quem falou de igreja? Se mete com papo de crentelha no meio de um post sobre esmalte, me confunde e quer dar de certo e sair por cima da carne seca. Eu disse que vou para o céu em que parte? Não comentei nada disso. Só sei que você confundiu isso com um post religioso, não sei como, e acabou vindo parar aqui. Não estou te julgando, apenas mostrando com clareza que está no lugar errado.

      Excluir
    5. Quem é esse ignorante???O que tem haver unhas pintadas de homens com a reencarnação?Só uma coisa tenho a certeza;todos aqueles que censurar,não deixar,humilhar,debochar daqueles que querem só a liberdade e o direito de fazerem o que querem,o que gostam,o que o fazem felizes,não prejudicando ninguém,esses lazarentos sim sofrerão na próxima reencarnação.

      Excluir
    6. Amei Tayane!Nós,homens que AMAMOS pintar as unhas com esmalte vermelho,preto,rosa,pink.............ADORAMOS DE CORAÇÃO!!!UM BEIJO LINDA,TUDO DE ÓTIMO PARA VC!!!!

      Excluir
  3. Oi, td bem?
    TÃO CERTÍSSIMOS! As pessoas são livres pra fazer o que quiser! E vamos combinar que pintar a unha é maravilhoso <3
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que não tenho cuidado muito das minhas unhas como deveria. Uma base não faz mal a ninguém.

      Excluir
    2. Sim é Maravilhoso,sou homem e pinto as unhas dos pés, muito massa!

      Excluir
    3. Que legal! Você ser um charme além de muito elegante e livre. Que não tem vergonha de dizer isso em meio essa sociedade tão podre e preconceituosa.

      Excluir
  4. Precisamos aprender a respeitar as pessoas como são e isso inclui tudo o que escolherem para a vida delas! Para mim se a pessoa está bem e não fazendo mal a ninguém é o que vale!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  5. Cada um deve fazer aquilo que sentir vontade, desde que não haja desrespeito, e mesmo que seja por marketing, não importa. Há algumas décadas que as mulheres vêm quebrando as barreiras entre os gêneros, usam ternos, têm os cabelos curtos, enfim, fazem muitas coisas que um tempo atrás eram consideradas "coisas de homem", e os homens ainda precisam aprender mais com as mulheres nesse sentido. Acho interessante que se quebrem esses velhos e mofados paradigmas, só assim o mundo pode evoluir, e para todos. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos poucos esses paradigmas e estereótipos são deixados de lado. Obrigado por comentário tão enriquecedor.

      Excluir
  6. Acho feio e não gostaria que meu filho ou meu marido pintasse unhas com esmalte colorido.
    Mas quem quer fazer, tô nem aí.
    Eu nunca incentivaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preconceito Social mais tosco, é uma tinta, tinta, isso mesmo tinta, se mulher é um ser humano e faz, pq o homem que curte nao pode fazer? para de hipocrisia...

      Excluir
    2. Tosco e vc que não respeita a opinião dos outros,e quer enfiar goela abaixo a sua opinião,aí que não concorda e tosco,fala sério!

      Excluir
    3. Se vc que e mulher pode pintar as unhas. Esmalte e apenas uma tinta que não e só coisa só de mulher. Mas pode ser coisa de homens também. Por que mulheres podem usar camisa calças compridas usar cabelos curtos. Usar coturno. E o coitado do homem que gosta de unhas coloridas não podem pintar as unhas da cor que ele mais gostar. Deveria ser quebrado este preconceito de homens que pintam as unhas ser sinônimos de homossexualalidade. Esmalte coloridos em unhas de homens não tem nada a ver com homossexualalidade. Mas sim com vaidade coisa de homens vaidosos. Sociedade hipócrita lazarenta machista que impôs está regra que homem não pode pintar as unhas.Um absurdo isso. Se eu tivesse um poder faria um protesto de reunir de 5 a 30 mil homens se reunirem de pintar as unhas com cores fortes e berrantes como vermelho vinho rosa pink preto azul Royal roxo marrom escuro marrom claro etc. Só assim este preconceito e está regra imposta pela sociedade seria quebrada. Mulheres lutaram para se igualar a nós homens. Nós homens deveriam se reunir para ter nossos direitos e se igualar as unhas pintadas igual a mulher neste simples detalhes.

      Excluir
    4. Você está certíssima
      Deveriam escrever nos esmaltes; "só para mulheres"
      Nos incolores; " só para homens"
      Homens que usam é pecado
      Homens não podem se fantasiar de mulheres

      Excluir
    5. Não devemos incentivar o pecado e tendências entre os jovens

      Excluir
  7. Em crianças vá que não vá agora em adultos nao me parece...mas enfim...gostos são gostos
    Abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Preso por tráfico

    ResponderExcluir
  8. Eu penso que cada um faz o quer da vida e o que te faz feliz

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  9. Livre arbítrio. Mais que é bem nada haver... é.
    É gente tá na cara q Mauro é....ou n é?🤔🤔🤔🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se ele for, o que isso tem a ver?

      Excluir
    2. Falou bobagem, se fosse cultural, ninguem ia ligar, se vc nao tivesse, com a mente ligada no modo gado, vc teria a mente aberta pra isso, seu gado...

      Excluir
    3. E vc tem a mente aberta?pra aceitar a opinião dos outros,se e contra o que vc pensa,começa a baixaria.Respeite tb a opinião dos outros,ninguém é obrigado a achar bonito só porque vcs querem.Eu não acho e pronto,e aí qual e o problema "PRECONCEITO"não,eu só não acho bonito.E aí,onde está o programa?

      Excluir
  10. Eu apoio as unhas pintadas, mas sinceramente acho que muitos homens não pintam também devido ao cheiro forte do esmalte (que nós mulheres somos acostumadas desde muito cedo)...
    Amei a matéria.
    Beijo graaande, querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post. Realmente os esmaltes tem cheiro muito forte mesmo.

      Excluir
    2. Não pintam pelo preconceito de gente burra, essa é a verdade, parte dos homens gostam, mas nao fazem por causa dos ignorantes, e os que pintam, sofrem um tanto...

      Excluir
  11. Não acho nada rsrs algo tão normal sei lá!

    Beijos Pâm Sensato
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
  12. Não tenho nada contra!...
    Não sendo nada que prejudique ninguém... cada um é livre de se apresentar como gosta...
    E eu que vivo esquecendo de pintar as minhas!... :-)
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir
  13. Eu sou do gênero masculino é amo pinta as minhas unhas. 🖤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma pessoa feliz e livre nessa sociedade podre e preconceituosa. Parabéns!

      Excluir
    2. Eu acho legal kkkk minha esposa começou pintar as minhas brincando hj ela faz minhas unhas toda semana mas só deixa eu usar esmaltes escuros em casa kkkkkk obs:ela que pinta kkkkk acho legal

      Excluir
  14. to tentando me acostumar com isso, e pra mim já tá virando normal, futuramente a sociedade vai ser assimm igualitária, não existe coisas de mulher nem de homem, todo mundo usa o que quer!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Pintar as unhas é maravilhoso! Você se sente tão bem. Qual problema de pintar elas sendo homem? Onde está escrito que não pode e que não é bonito? Vale da cabeça da pessoa. Só acha feio aquele quer achar e a beleza é a mesma coisa, só vê quem quer ver. Eu acho bonito, normal e apoio. Fica um charme.

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu acho lindo, acho sexy, e por trás disso também há um significado para os homens aderirem a pintar as unhas, ex:ajuda a concientizar o abuso infantil por meio dos homens e também por ser uma tendencia, todos temos a liberdade de ser quem somos mas se não faz mal a ninguém porque não! 😍 vamos espalhar amor, amor e mais amor!

    ResponderExcluir
  17. Sou homem e amo pintar minhas unhas,mas devido ao preconceito da minha própria família,fui obrigado a dar um tempo.Infelizmente.....

    ResponderExcluir
  18. Amei a cor do esmalte que o filho do Mauricio de Souza passou nas unhas das mãos.Adoraria que todos os homens que gostam de pintar as unhas,usassem em público,pois a maioria usa escondido sob calçados fechados por causa desse maldito preconceito.ATÉ QUANDO VAMOS SER CAPACHO DESSA SOCIEDADE LAZARENTA??????

    ResponderExcluir
  19. TAMBÉM CONCORDO!ACHO QUE HÁ POUCOS HOMENS QUE SE ENCORAJAM DE USAR ESMALTES NO DIA A DIA.NADA MAIS GOSTOSO E LINDO DO QUE CALÇAR UM SIMPLES CHINELO DE DEDO COM AS UNHAS VERMELHAS,PRETAS,ROSA.........DESFILANDO NAS RUAS E POUCO IMPORTA SE O HOMEM É GAY OU NÃO,POIS É A COISA MAIS ABSURDA ESSA COMPARAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poise kkkk uma vez sai com esmalte vermelho só que a moça atendente da loja ficou pegando minhas mãos e admirando. Kkk minha esposa ficou louca de ciúmes agora não deixa mais kkkk agora ela só pinta as minhas unhas com esmaltes claros kkk

      Excluir
  20. Verdade! A coisa mais ridícula e sem fundamento,é as pessoas acharem que homem que pinta as unhas com esmalte colorido é gay,veado,bicha... .Todos que pensam assim,não estão descriminando o homem que pinta as unhas,mas a classe GLT.Qual é o problema de homens usarem esmalte de cor,afinal é apenas uma tinta.Esmalte não é só para mulher,pinta quem gosta e quer.Não importa sexo ou idade,pinta de qualquer cor quem tem vontade.

    ResponderExcluir
  21. Homem pintar as unhas ? Só se for com esmalte incolor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que os direitos deveriam ser iguais um esmalte e uma cor não ranca pedaço não não sou contra já mais

      Excluir
  22. Se fala tanto de respeito,de preconceito,de liberdade,mais não aceitao a opinião do outro, só não sou obrigada a aceitar o que vcs acham o certo ,se é certo ou errado nao intereç a ninguém, e eu não tenho medo de dizer eu acho feio e, aí é minha opinião.E respeito a opinião de todos,então falta vcs respeitarem a dos outros tb.Fala sério!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feio e o seu preconceito. Pessoas lazarentas como vc deveriam ser assaninadas.

      Excluir
  23. Deveriam ser assassinatas e arder no fogo do inferno. Por ter línguas maldosas e mente podres.

    ResponderExcluir
  24. eu sou emo e pinto a unha tbm sou hetero e tenho namorada algo contra?...afinal não devo nada a ninguém e a unha é minha eu faço o que eu quiser

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design