quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Quinta de série: Safe

Pode conter spoilers!







No Quinta de série de hoje falarei da série Safe. Ela teve seu lançamento em 2018 e contou com apenas 8 episódios. É uma produção britânica do Canal+ e Netflix e fora criada por Harlan Coben, especialista em livros de suspense e crimes. No elenco estão os atores Michael C. Hall (o Dexter, de Dexter), Amanda Abbington, Marc Warren, Audrey Warren, Hannah Arterton e Nigel Lindsay.

A série conta a história de Tom, um cirurgião pediátrico e pai viúvo de duas filhas adolescentes, Jenny e Carrie, que vê seu mundo girar quando uma delas, Jenny de 16 anos, desaparece após uma misteriosa festa. Agora o pai está aflito e desesperado e não descansará até saber do seu paradeiro e encontrá-la, seja viva ou morta.

Tom, com a ajuda de seu melhor amigo e com detetives da cidade, busca pistas para encontrar Jenny. Elas começam a surgir quando o pai vasculha o laptop e o quarto da filha. À medida que se vai desvendando os mistérios, os segredos de pessoas próximas começam a ser revelados. 

E uma coisa que quem assistir à série precisa saber é: nada, nem ninguém é o que parece ser. A cidade guarda muitos mistérios, e quando achamos que Tom está perto de solucionar o desaparecimento da filha, parece que volta à estaca zero.

A forma como a série é contada é intrigante e contagiante. Desde o primeiro episódio, cenas da festa são reveladas aos poucos, em doses homeopáticas, assim como as personalidades dos personagens, que são construídas a cada novo episódio. Safe não respeita uma certa linearidade, perpassando entre o passado e o presente, até que tudo seja descoberto somente no último episódio.







Safe apresenta personagens aprofundados e com histórias interessantes. Todos fazem com que brote no telespectador a desconfiança de que sabem mais do que dizem e que guardam a verdade sobre Jenny. Há muitos personagens, e todos eles possuem uma ligação direta ou indireta com a filha do protagonista.

Esta é uma produção que prende a atenção do início ao fim, provoca dúvidas, instiga e eleva a adrenalina do coração. Sofremos juntos com Tom e torcemos que ao final ele saiba a verdade sobre sua filha, por mais dolorosa que possa ser. O Tom tem um pouco de Dexter e, em algumas cenas, chegamos a pensar que ele usará da força e violência, mas ocorre justamente o contrário. Esta só é uma impressão mesmo, que vem e passa.






Safe tem boas montagens de cenas, fotografias com filtros intensos e sombrios e movimentos de câmera que te aproximam das cenas. Além disso, possui um roteiro circular que envereda para pistas inverídicas e pontas soltas que não são resolvidas, para driblar os espectadores e não entregar o final logo de cara. 

O significado de safe é "seguro", por se tratar de um condomínio de luxo no subúrbio da Inglaterra extremamente seguro, mas neste lugar ninguém está realmente nesta condição depois que Jenny desaparece. Além disso, mesmo em um ambiente seguro, há muito mistério, podres e segredos obscuros dos moradores. 



Motivos para acompanhar Safe


O incrível site SevenList criou uma lista com os motivos para acompanhar a série em forma de infográfico e com várias ilustrações. Veja (clique na imagem para visualizar):




Basicamente foi tudo que falei no primeiro tópico. Os pontos ressaltados foram os seguintes: a história, as famílias, histórias interligadas, nada é óbvio, segredos, narrativa e desfecho. 




Abertura


Apresenta o condomínio em meio à fumaça com a música Glitter & Gold de Barns Coutney. Assista:






A música tocada é uma espécie de folk, com entradas agudas, no estilo country. A letra fala de uma pessoa forte e sagaz disposta a desvendar mistérios e segredos. Fique com um trecho e com a música completa:

"I am flesh and I am bone (Eu sou carne e eu sou osso)
Rise up, ting ting, like glitter and gold (Levante-se, ting ting, feito brilho e ouro)
I've got fire in my soul (Eu tenho fogo em minha alma)
Rise up, ting ting, like glitter (Levante-se, ting ting, feito brilho)
Like glitter and gold (Feito brilho e ouro)
Like glitter (Feito brilho)

Do you walk in the valley of kings? (Você caminha no vale dos reis?)
Do you walk in the shadow of men (Você caminha à sombra dos homens)
Who sold their lives to a dream? (Que venderam suas vidas por um sonho?)
Do you ponder the manner of things (Você reflete sobre o jeito das coisas)
In the dark (No escuro)
The dark, the dark, the dark" (No escuro, escuro, escuro)







Crítica e audiência







Safe apresenta um suspense e mistério no estilo Sherlock Holmes e das obras de Agatha Christie. A série tem importantes plots, ganchos e no final não fica nenhuma ponta solta, por mais que a trama queira deixá-las em algum momento. 

Os personagens, por sua vez, tem segredos sombrios revelados a cada episódio. Seus intérpretes são assertivos nas atuações e, embora somente conheçamos Michael C. Hall como um ator de sucesso, os demais não perdem em nada para ele. As atuações da detetive Sophie Mason (Amanda Abbington), do melhor amigo de Tom, Pete Mayfield (Marc Warren) e de Zoe Chahal (Audrey Fleurot) que perde o filho e é acusada de pedofilia estão impecáveis. Cada personagem tem uma camada de mistério, vulnerabilidade e sua própria profundidade, mesmo que seja em apenas 8 episódios. 

A produção recebeu críticas positivas pelo Rotten Tomatoes e uma aprovação de 76%. 


Recomendo Safe para quem quer maratonear uma série e ser surpreendido ao final. J-J






Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. oi JJ!
    Essa série é bem misteriosa e intrigante.
    Como sempre fez um excelente trabalho de divulgação da série.
    Mas como já disse pra você várias vezes eu não assisto tv.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  2. Hei-de dar uma espritadela :)

    Beijinhos, https://diamonds-inthe-sky.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A ideia é interessante.

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parece bem interessante essa série.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. i seen this, very interesting and loved it.
    Thanks for sharing it.

    Regards,
    Prabhu....

    ResponderExcluir
  6. Ainda não assisti essa série, mas parece ser bem interessante... adoro suspense;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Eu já ouvi falar muito bem da série, mas ainda não tive tempo de assistir. Preciso mudar isso, até porque adoro o gênero!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a série, mais já fiquei curiosa para assistir!

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design