segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Quebra-molas: segurança ou insegurança?



Quebra-molas, lomba (português de Portugal) ou lombada são costumeiramente utilizados nas estradas do Brasil e de outros países. Esse tipo de rampa ajuda a reduzir a velocidade dos carros e é formada de asfalto ou concreto. Elas devem ser criadas a partir de medidas, respeitando várias normas, de acordo com a Resolução nº 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

O intuito do quebra-molas é acarretar na segurança do motorista e do veículo, caso aquele passe do limite de velocidade estabelecido pela via. Mesmo que muitos odeiem o quebra-molas (tem vias que tem três ou quatro, um atrás do outro), ele tem sua função de assegurar a vida das pessoas.

Por outro lado, ladrões aproveitam que o carro está em velocidade mínima ao passar em um quebra-molas para assaltar. Uma coisa que era uma segurança, transforma-se em insegurança. O colaborador do JOVEM JORNALISTA, Thiago Nascimento, observou que na sua cidade, Rio de Janeiro, o quebra-molas é sinônimo de insegurança para as pessoas (com grifos):

"Eu estava voltando da casa da minha tia e eu fico super ansioso quando estou na rua a essa hora. Daí no caminho tem uma sequência de 3 quebra-molas e eu já vi bandidos aproveitando desse tipo de situação, onde a pessoa tem que diminuir para não cair (no caso de bicicleta) ou qualquer outra consequência que um quebra-mola pode causar a um carro, e assaltar".


Percebo que o problema não está no quebra-molas, mas na falta de policiamento e segurança urbana. O quebra-molas é o facilitador de assaltos, mas não o motivador. Se houvesse mais policiamento nas vias, como no caso citado pelo Thiago, muitas situações seriam evitadas. Mas o que percebo é a carência de policiais nas ruas. Na minha cidade (Ceilândia Sul, Distrito Federal), por exemplo, os postos policiais estão vazios, depredados e vandalizados. Não há uma preocupação do governo de proteger motoristas, ciclistas e pedestres.

Por outro lado, os quebra-molas devem seguir certas normas, mas nem sempre elas são seguidas à risca. Alguns quebram realmente as molas do carro ou são mais altos ou baixos do que precisavam ser. Desse modo, compreendo a irritabilidade das pessoas com relação à eles. 





Em outros países, como o México e EUA, foram criados lombadas inteligentes, ou seja, quebra-molas com sensores e GPS somente acionados caso o motorista passe do limite da via. Se não acontecer isso, a lombada permanece no nível do asfalto. O nome dessa tecnologia é a Tope Inteligente e foi criada pela Companhia Inteligencial Vial do México. Assista o vídeo de como ela funciona:






Não sei se essa seria a solução para as estradas e rodovias do Brasil, mas pelo menos acredito que diminuiria o número de assaltos e a irritabilidade das pessoas com relação ao quebra-molas.

E na sua cidade? Como são os quebra-molas? Eles irritam vocês? Digam nos comentários! J-J







Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Olá, Emerson!

    Há qto tempo você não passava e comentava meu blog, aliás, você é sucinto nos comentários, mas nos seus excelentes posts não e gosta, naturalmente, das nossas opiniões, mais ou menos fundamentadas. Se eu lhe disser: excelente texto, isso pode significar k eu nem o li, mas eu nunca faço isso.

    Jornalista, que se preze, embora jovem, tem de entrar em detalhes para k seus ouvintes, leitores e espectadores se prendam no assunto.

    Li seu texto com mta atenção e em Portugal as lombas são equilibradas, nem altas, nem baixas. Assaltos nas lombas, não tenho conhecimento de nenhum. No Brasil, tudo serve para fazer um assalto, infelizmente. Estão precisando de mta ordem e mão de "ferro", se necessário. Dia 07 de outubro, veremos o 1º turno, mas no 2º se vão unir os outros contra um. Infelizmente, alguns não pensam nos benefícios e depois fica tudo na mesma.

    Não conhecia essa solução no México e EUA, mas acho k seria uma excelente ideia para aplicar em todos os países do mundo. Velocidade a mais e zás.

    Boa semana e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário tão enriquecedor.
      Bom restante de semana!

      Excluir
  2. Também não sei se essa seria uma solução para o Brasil, afinal o Brasil é perigoso de qualquer jeito rs


    Boa semana

    It's Lizzie | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi...
    As tais das lombadas, eu aqui na Espanha, vejo muito poucas kkk Mas, acho que seja uma boa solução !!
    Beijos e uma excelente semana!
    Blog DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não sou fã delas, mas entendo a sua função!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Realmente é um perigo, mas aqui no Rio de Janeiro a falta de segurança é terrível, realmente. Com quebra-molas ou sem, os assaltos acontecem de todo modo! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  6. Aqui onde moro tem poucas, moro em uma cidade pequena que tem dois semáfaros apenas.A solução da gringa pode até ser boa, mas conhecendo o povo Brasileiro aqui não fará muita diferença!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil quase nada funciona mesmo.
      Bom restante de semana!

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design