quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Influenciador digital é boa alternativa para jornalistas

Recentemente (07 de agosto) recebi por email um texto sobre a reinvenção dos jornalistas como influenciadores digitais após a crise do jornalismo impresso que ocasionou a demissão de vários profissionais. O texto é da jornalista, consultora de imagem e especialista em imagem digital Dani Almeida.

Achei-o muito interessante por apresentar novas possibilidades ao jornalista. Com o 'boom' das redes sociais e a internet, precisamos se adequar à isto. As pessoas não tem mais apenas como fonte de informação o jornalismo impresso, mas sim as redes sociais e a internet. Muitos jornalistas de renome tem se reinventado. Alguns deles, até mesmo migrado para o entretenimento. Confira o texto com mais detalhes!




A popularização da internet mudou a forma como as pessoas se relacionam, e as redes sociais se tornaram grandes protagonistas desse processo. Elas estão transformando o acesso à informação e o compartilhamento dela, tanto é que estão mudando a forma que se pratica o jornalismo no mundo.

Recentemente, diversos grupos gigantescos de comunicação anunciaram o descontinuamento de grandes nomes de veículos impressos. "Enquanto muitos jornalistas podem enxergar isso como algo extremamente ruim, outros podem ver como uma oportunidade", comenta Dani Almeida, jornalista e especialista em influência digital.

A realidade digital, segundo ela, está chamando para mudanças. Cerca de 40% das pessoas consomem informações diretamente nos portais informativos ou por meio dos temas no Google e 56% no Facebook. “O que os jornalistas precisam fazer é pegar toda nossa experiência de mídia e se adequar aos novos tempos. Eu tive que me reinventar, caso contrário, teria sido engolida. Sou jornalista de formação e desenvolvi autoridade nas redes sociais em como ser uma influenciadora de sucesso, tanto que hoje já possuo três cursos online para desenvolver esta nova carreira”, explica Dani.

Segundo a especialista, alguns grandes jornalistas já estão vivendo esta nova realidade, como é o caso do Evaristo Costa. Seu status de celebridade influenciadora surgiu por conta de seus posts divertidos nas redes sociais e interação com os fãs via Twitter. Há 1 ano desde que saiu da Rede Globo ele tem feito comerciais e parcerias de sucesso, tanto que esta semana voltou a aparecer na TV como garoto propaganda de uma peça publicitária para uma empresa de investimento on-line. "Na campanha, Evaristo Costa celebra sua nova profissão, a de influenciador digital e brinca com os estereótipos de “sério” e “reservado” geralmente atribuídos a um jornalista", aponta.

Outro caso bastante interessante é o de Nathalia Arcury, criadora do canal Me Poupe!, sobre investimentos. Em 2012, após se consagrar como repórter especial de um dos programas mais longevos da TV aberta, a criadora se viu diante de um dos maiores desafios da vida: a carreira já havia chegado ao ápice e havia pouco espaço para crescer. Foi em busca de novas formas de comentar sobre o que realmente queria e em 2015 fundou o blog Me Poupe!. Hoje, Nathalia Arcuri é considerada a mulher mais influente da internet brasileira (IPSOS 2017).

Segundo a especialista em influência digital, Cid Moreira é outro exemplo de sucesso. O jornalista, um dos principais nomes do jornalismo da Globo nos anos 1980 - quando apresentou o Jornal Nacional ao lado de Sérgio Chapelin - agora está no Youtube. Com sua voz famosa por narrar os feitos de Mister M no Fantástico e a versão em áudio da Bíblia, Moreira agora é locutor do Canal da Bíblia, espaço no site de compartilhamento de vídeos dedicado a textos do livro sagrado.

Com todos estes casos, Dani finaliza dizendo: "A comunicação está mudando e as pessoas – em especial os jornalistas – precisam usar isso a seu favor, não enxergar os influenciadores digitais como concorrentes e sim como aliados e quem sabe, em um futuro bem próximo, esta não será a nova profissão de sucesso de mais de 50% dos jornalistas". J-J


Por: Dani Almeida

12 comentários :

  1. Oi Jovem
    Bem pertinente este seu post. Também há casos desses em Portugal de pessoas que completamente do anonimato hoje fazem campanhas de publicidade têm revistas com o seu próprio nome etc..
    xoox

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani, tudo bem?
    Acho que temos que ir nos adaptando neh... o jornalismo sempre passou por mudanças e sempre vai passar
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Olá JJ tudo bem???


    E viva a modernidade... Não sei se isso é bom ou ruim, porém é uma nova profissão que está sendo bem aceita pela sociedade...


    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida e nem é só a de jornalista viu, hoje inúmeras profissões está precisando se atualizar rs

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que um nicho que quem já tem credibilidade pode muito bem ser ótimos influenciadores. Se para desconhocidos, o negócio é bom..
    Acho fantástica , essas novas realidades no mundo da pubicidade e do marketing, o mundo tem que se atualizar de alguma forma.
    Desejo um bom domingo e uma excelente semana.
    Blog DMulheresInstagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma profissão que tem sido cada vez mais comum.
      Boa semana pra você também.

      Excluir
  6. Oi Emerson, também sou jornalista e gosto muito de blogs, trabalhei um tempo com Assessoria de Imprensa e confesso que minha paixão sempre esteve em Blog. Com o passar do tempo resolvi me especializar na área e tenho feito muitos cursos online. Acho sim que o Jornalista é capaz de passar uma informação mais apurada e também exerce sua profissão de forma consciente. Muito bom o texto, mas gostaria de ter visto os links dos cursos por exemplo. Bjs Monalise
    www.dividindoexperiencias.com
    Instagram https://www.instagram.com/dividindoexperiencias/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar os links pra ver se te passo. Grato pelo comentário tão agregador.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design