Um período marcado por mudanças na tela da televisão.
Este é o último Eu vi deste ano. Aqui estão os detalhes da televisão que não me escaparam o olho nesta jornada final.
Hoje (18 de dezembro) é um dia após as emissoras de televisão do Distrito Federal e Entorno do estado de Goiás divulgarem a “cartela informativa” que informa o desligamento do sinal analógico e medidas a serem feitas para assistir a mesma programação na TV digital.
O ano de 2017 será crucial para a transição dos sinais de televisão, porque em 29 de março a cidade de São Paulo será a próxima a ter o switch-off analógico. As cidades de Goiânia, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e Vitória terão apenas sinal de TV digital. O mesmo destino terá Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos, Vale do Paraíba (SP) e as regiões de Sobral e Juazeiro do Norte (CE).
Se você mora nestas cidades ou lugares próximos a estes citados, prepare-se para aderir ao sinal HDTV porque o sinal analógico de televisão será extinto no Brasil até 2023.
Brasília e região desliga sinal analógico... Definitivamente!
Cartela informativa sobre o desligamento da TV analógica. | Ilustração: Layon Yonaller
Em meu último texto falei que o switch-off analógico seria de forma gradual. E assim foi a partir do dia 26 de outubro de 2016. Emissoras como a TV Senado, por exemplo, desligaram seu sinal rigorosamente no dia marcado. Assista:
Porém, com a prorrogação para o outro mês, outras redes deram adeus ao sinal analógico. Aos poucos, foram desligados os canais repetidores na modalidade UHF (dos canais 14 ao 69) e manteve-se apenas o sinal VHF. A TV Brasil (emissora da Empresa Brasil de Comunicação - EBC), por exemplo, encerrou suas transmissões no canal 2 VHF após a exibição do filme Eles não usam Black-tie na madrugada de 12 de novembro de 2016. Confira:
Por fim, no dia 17 de novembro de 2016, Globo, Band, Record, SBT, TV Anhanguera Luziânia e demais canais desligaram seus sinais analógicos às 23h59. Confira como algumas emissoras deram fim às transmissões:
TV GLOBO – CANAL 10
SBT – CANAL 12
TV RECORD – CANAL 8
Além do vídeo da TV Globo Brasília, eu gravei como estava os outros canais analógicos depois do prazo final da Anatel. Veja como ficou a TV antes e depois de ter o sinal digital de televisão:
Área de abrangência – Além de Brasília (DF), as cidades de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás (GO) tiveram definitivamente o encerramento das transmissões analógicas de televisão. Veja no mapa:
Com o switch-off da TV analógica, há a promessa de melhoria do sinal digital e expansão do sinal de internet.
Falso “ao vivo” da GloboNews
Às 03h29 do dia 25 de outubro de 2016 eu percebi que na reapresentação do Jornal das 10, da GloboNews foi mantido o selo AO VIVO apesar de não estar. Se olhar no canto superior esquerdo e no inferior direito verá esta discrepância. Você pode ver o vídeo original aqui.
Mapa dos telejornais locais do SBT em Brasília corrigido
No dia 07 de setembro de 2016 eu vi que as vinhetas dos telejornais SBT Brasília e Jornal SBT Brasília exibiam o mapa do Distrito Federal de cabeça para baixo. As aberturas eram assim:
Até o colunista Flávio Ricco, do UOL deu nota a respeito no dia 18 de outubro de 2016. Um mês e quinze dias depois o SBT corrigiu o erro em suas vinhetas. Assista:
Além das correções, o SBT trocou a cor das letras de seus telejornais locais do período da tarde.
Tela e programação da Globo: não faz sentido
Às 04h53 do dia 13 de novembro de 2016 eu assisti a TV Globo para ver o filme Sintonia de amor (original: Sleepless in Seattle) com Tom Hanks e Meg Ryan na sessão de filmes Corujão. Estava programado no site da emissora, mas não foi ao ar.
Não estava passando este filme, estava no ar DE NOVO o filme Homens brancos não sabem enterrar (original: White men can’t jump). Aliás, este filme com Wesley Snipes foi exibido antes, em 13 de maio de 2016 e foi tema do quadro Eu vi neste blog.
Nova marca e nome da emissora de Edir Macedo
No dia 23 de novembro de 2016, a rede de televisão mais antiga em atividade do Brasil mudou sua identidade visual em todos os sentidos: seu nome, Gerador de Caracteres (GCs), tipografia e a posição da marca d’água. A emissora que conhecíamos como Rede Record agora é RecordTV. Veja a diferença entre as marcas de 2012 e 2016:
O fato foi anunciado no começo do Jornal da Record. Segundo os criadores da marca, o novo símbolo da emissora representa a capacidade de inovação da RecordTV. As cores azul, verde e vermelha – que acompanhava as marcas da rede desde 1990 – foram abolidas. O globo terrestre, onde exibia a América do Sul desde 2002, idem. Veja:
A RecordTV mudou seu GCs, a posição de marca d’água, canopla do microfone e tipografia. A emissora abandonou de vez o antigo formato da área de segurança (ou safe area 4:3) para o de alta definição (widescreen 16:9). Confira as diferenças:
Uma curiosidade – No dia 03 de dezembro de 2016, a RecordTV aderiu a cor verde em sua marca durante a transmissão do funeral da Chapecoense. Um provável ensaio em inserir temas e cores para ocasiões especiais? Quem sabe.
Band adere ao formato 16:9 e muda posição da marca d’água
Depois da mudança da RecordTV, no dia 12 de dezembro de 2016 a Band foi a última grande rede de televisão a mudar seu display e adotar o formato 16:9 (widescreen). Alguns de seus GCs foram reposicionados ao novo formato. A Band – a primeira rede de televisão a adotar uma marca d’água – resolveu que o seu símbolo transparente ficará em definitivo no canto superior direito da tela da TV.
Assim ficou o visual da rede que em 2017 fará 50 anos. Confira:
A posição da marca d’água da Band fica no mesmo canto de seus canais de TV por assinatura: o BandNews TV e o BandSports. Observe:
Emissoras de TV do Grupo Bandeirantes com suas marcas no mesmo canto. | BandSports, BandNews TV e Band
E para encerrar: imagem por engano na tela da Globo
Este não é o Rodrigo maia! | Rede Globo
Antes de fechar esta edição do Eu vi assisti o Jornal Nacional no dia 15 de dezembro de 2016. Enquanto via uma matéria de política, a tela da Globo se apagou e, no meio da transmissão, apareceu do nada o repórter Edivaldo Dondossola lá de Chapecó, Santa Catarina, se preparando para entrar ao vivo no JN. Assista o flagrante:
A matéria original foi alterada para o Globo Play. Para conferir a diferença, acesse este link.
O último Eu vi de 2016 e novidades
Este é o último Eu vi deste ano. É por isso que este texto ficou grandinho demais, para encerrar este quadro com a excelência que você merece ler. Quem sabe (se Deus quiser) voltarei ano que vem para exibir outras curiosidades da nossa televisão brasileira.
Agradeço a todos pela leitura e interação com meus textos. Isso me deixa feliz em compartilhar o que mais gosto. Foi muito bom também saber que existem pessoas que gostam destes detalhes da TV que faço questão de resgatar e trazer a público.
Aqui no Jovem Jornalista farei um novo quadro a respeito da TV. Como será? Qual é o nome?
Por: Layon Yonaller, colaborador especial do Jovem Jornalista
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNossa, eu não tinha reparado em algumas dessas coisas... pra falar a verdade na maioria hahahaha
Esse lance do desligamento do sinal analógico vai dar confusão... Na vdd eu acho que vai, estou prevendo HAHAHAH
Adorei o post!
Beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=lv_WF2LgIF0&t=1s
LAYON RESPONDE - Boa noite, Ana. Obrigado por comentar! As condições econômicas do Brasil (desconsiderando os que têm direito de ter o aparelho conversor de graça) podem determinar o tamanho desta potencial 'confusão'. As cidades de Rio Verde e Brasília são as referências de como São Paulo vai fazer a transição do sinal de TV.
ExcluirOie,
ResponderExcluirnossa como não assisto tanta tv, acho que não reparei em nenhum deles huahauhaua
Curti bastante o post
bjos
Blog Vanessa Sueroz
3 livros por 20 reais
LAYON RESPONDE - Obrigado por comentar aqui, Vanessa. Compartilhe!
ExcluirBem interessante as informações apresentadas no post:)
ResponderExcluirAguardando as novidades para o ano que vem.
www.paginasempreto.blogspot.com.br
Beijos
LAYON RESPONDE - Boa tarde, Rafa! Teremos novidades sim em 2017. Volte sempre.
ExcluirForam muitas mudanças. Vi a troca da logo da Record, ficou bacana.
ResponderExcluirrasgadojeans.blogspot.com
LAYON RESPONDE - Obrigado por comentar, Samara. Volte sempre e compartilhe este texto.
ExcluirVocê não perde nada, hein Layon? Sempre SUPER bem informado sobre o universo da TV!
ResponderExcluirLAYON RESPONDE - Obrigado, Camila! Gosto muito de televisão. Valeu por prestigiar o meu trabalho. Volte sempre!
Excluir