sábado, 31 de dezembro de 2016

Dom do olhar: Boa sorte, um ensaio!





Gabriel Estrëla, brasiliense, ator e idealizador do projeto Boa sorte, um ensaio! 



O mês de dezembro é conhecido como o mês da Luta Contra a Aids ou dezembro vermelho (no JJ já falamos do porque da escolha dessa cor). Com essa ideia, surgiu o Boa sorte, um ensaio!, um projeto  de Gabriel Estrëla em parceria com a Cia. Fábrica de Teatro, o fotógrafo Daniel Fama e os produtores Gabriel Martins, Josuel Júnior e Tássia Aguiar. O ensaio já vem sendo encaminhado desde o ano passado (outubro) e já foram divulgadas diversas fotos nas redes sociais.

O projeto reuniu cerca de 60 modelos voluntários que retrataram a vida de quem vive ou convive com HIV. As sessões fotográficas trouxeram duplas, trios - e até famílias inteiras! - de diversas sorologias, raças, diferenças culturais e sexuais. Cada pessoa foi fotografada abraçando a outra, em um sentimento de amor e compreensão - o "abraço da aceitação". Gabriel Estrëla explica mais:

"Metade dos modelos são soropositivos, mas não necessariamente foram pareados de forma sorodiferente, um positivo e um negativo. A ideia é que justamente se perceba que é impossível definir, pelo corpo, quem tem ou não HIV".




Para participar da iniciativa, cada modelo deveria responder: "que abraço te dá sorte e que cor ele irradia?". Desse modo, as fotos tiveram uma cor predominante, baseada nas sete cores do arco-íris. E o resultado foi de imagens criativas, leves, bem humoradas, diversificadas e sem preconceito.

A ideia desse incrível projeto - que é brasiliense - veio do ator Gabriel Estrëla que revelou nas redes sociais ser soropositivo. Isso desencadeou em ideias e no Boa sorte, um ensaio!O idealizador Gabriel pretende que essas fotografias rodem todo o país e o mundo, promovendo a democratização, aceitação e diálogo sobre essa doença tão grave. O objetivo é exterminar o preconceito que ainda persiste no Brasil, como Diego Iraheta falou no Brasil Post (com grifos):

"Mesmo com as campanhas de esclarecimento do Ministério da Saúde, contrair o HIV e conviver com o vírus persistiram como tabu no Brasil. Ainda que milhares de soropositivos não desenvolvam a doença, as dúvidas e o preconceito em relação ao HIV não cessaram.
Por isso, projetos como Boa Sorte, idealizado pelo artista e ativista Gabriel Estrëla, são fundamentais para colocar em debate a vida dos positivos, como ele gosta de chamar".







Os responsáveis explicaram com clareza esse projeto:






O poder do abraço

Esse belíssimo ensaio me fez refletir não só no diálogo da AIDS, como também sobre o poder de um abraço. Este, tem a capacidade de mudar tudo: desde nossas próprias convicções, até o coração ferido de alguém. Iraheta explica:

"Um abraço de verdade é um gesto de acolhimento. Ao abraçar alguém, não importa a sorologia dessa pessoa, mas o afeto, o carinho".


Ao realizar uma pequena pesquisa para escrever esse texto, cheguei à página oficial do projeto Boa Sorte no Facebook e me deparei com um incrível depoimento de Gabriel Estrëla. Assista:






Um 2017 cheio de abraços, é o que desejo




2016 está acabando - aliás, diferentemente de 2015, a retrospectiva do blog esse ano está acontecendo na fanpage e Instagram do blog e via Whatsapp (Se inscreva nas redes e não perca nenhum mês!) - e o que desejo pra todos é um ano de tolerância, abraço, carinho, amor e compaixão. Algo um pouco diferente do que foi esse ano: guerras, traições, assassinatos, sangue, falta de solidariedade, cuspes na cara e dedos apontados pra face. Que todos tenham um 2017 repleto de abraços! J-J


FELIZ ANO NOVO!
FELIZ 2017!

















Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Tudo muito legal e criativo!
    Adorei a campanha!

    Feliz 2017!
    Um beijo.
    www.annecollise.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana!!! :)
    Feliz Ano Novo!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bacana, sempre recheado de conteúdo os posts do Jovem Jornalista :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que maximo não sabia que era em dezembro mais a sua
    postagem estar show amei, tenha uma semana abençoada,
    obrigado pela visita. 2017 com sucesso em todas as áreas.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  5. Que ensaio incrível e que iniciativa linda. Feliz ano novo! ❤


    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso o projeto e as fotos da campanha! <3

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design