quarta-feira, 11 de novembro de 2015

#marvermelho: O dia que o mar abriu para a Record

 


Desde março, a Record tem colocado a Globo, e os demais canais, no chinelinho, com a exibição de sua novela bíblica Os dez mandamentos. Depois de 167 capítulos, das pragas - que incluíram a produção fantástica da morte dos primogênitos do Egito e a conversão em trevas - o canal de TV surpreendeu no seu último capítulo, exibido ontem (10). 

O anúncio do capítulo já era anunciado há mais ou menos um mês, com a frase: "Prepare-se. Você ainda não viu tudo" e a hashtag #marvermelho. A cena foi feita há 5 meses, foram  gastas mais de 15 horas de gravação, um orçamento de R$ 1 milhão, o que garantiu a liderança maciça da Record em todo o território nacional. Foram 28,1 pontos contra 20,8 da Globo - uma diferença de 7,3 pontos. No ápice do capítulo, o folhetim atingiu 31 pontos, um marco para a emissora.

Foram impactos positivos para a emissora. O mar realmente se abriu para a Record. A cena foi épica e comentada positivamente nas redes sociais. A novela, que já obtinha críticas positivas, teve seu ápice ontem.


A cena do #marvermelho



Vontade de chorar, surpresa, deslumbramento. Foram essas as minhas reações frente à cena. Os efeitos visuais e especiais estavam incríveis. Quase fui engulido pelas colunas d'água, do tanto que a cena foi realística. O vento, o fogo, o vapor, os relâmpagos, os trovões foram de encher os olhos e os sentidos. Os eventos climáticos pareciam reais e convenciam. Só assistindo para ter a real dimensão de como foi.

A cena foi gravada nos Estados Unidos pela Stargate Studios, produtora de séries aclamadas como Revenge, The Walking Dead e CSI. Mesmo sendo uma novela, a cena foi considerada grandiosa, como de cinema. O diretor da novela Alexandre Avancini comparou-a ao filme Êxodo: Deuses e Reis, onde gastou-se mais de U$ 8 milhões. Diferentemente da abertura do mar vermelho da novela, com duas colunas de água, a do filme foi feita como se a água fosse "evaporada" e retornasse para matar os egípcios. Veja a opinião de Avancini sobre a cena do filme: 

"[...] Particularmente não gosto da cena dele (Riddley Scott). Em termos de fenômeno da natureza a cena dele não me agradou".


A superprodução da emissora deveu-se ao trabalho árduo de produtores, atores e figurantes. Foram utilizados 120 animais, 200 figurantes e 240 profissionais.

Estava tudo grandioso no ar, mas as cenas foram gravadas em um estúdio com telas verdes (utilizadas para o efeito cromaqui). Para as cenas com água, foram produzidas 4 rampas de 12 metros de altura, que despejavam 12 mil litros de água. Terras, areias e montanhas reais também foram utilizadas.



Para hoje (11), é esperada a continuação dessa cena épica. Se ela já surpreendeu, imagina quando o mar se fechar? Hoje é esperado o engolimento do exército de Ramsés pelas águas. A cena ainda promete muitos efeitos especiais. É hora da Globo se acautelar, mais uma vez.







O sucesso da dramaturgia é tão grande, que a emissora aumentou a quantidade de capítulos para 20, e tem espichado sua duração para 1h30. Ou seja, a Globo fica até por volta das 22h sob tormenta, que é quando passa seu carro-chefe (Não tão bom assim) A regra do jogo.


Reações

A utilização da hashtag #marvermelho no Twitter também alavancou a audiência da emissora, e isso bem antes do capítulo de ontem. De acordo com o twett da protagonista Nerfetari (Camila Rodrigues), a hashtag liderava com mais de 83 mil twetts.




A Record lançou a campanha "Qual será a sua reação durante a abertura do mar vermelho? Grave e poste". E lá estavam vários artistas participando dessa interatividade.

Junno Andrade, namorado de Xuxa nem piscou.





Um vídeo publicado por Priscilla Alcantara (@priscillaalcantara) em


E vocês, viram a cena? Qual foram suas reações? J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Acho que fui a única pessoa no Brasil que não assiste essa novela, rs.
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas a record deixou a globo no chinelo e sem dúvidas também que a globo não sabe mais fazer novela.
    Sweetsafira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Emerson :)
    Essa novela passa bem no horário que estou na faculdade, nem dá pra assistir. E quando chego em casa, não dá pra fugir, assisto o finzinho de A Regra do Jogo porque a Atena ganhou meu coração (melhor personagem ever). Mas concordo que essa cena foi incrível, superou a Globo em vários níveis, até porque foi gravada na Stargate.

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que nunca via record pra te falar verdade nem sabia que tava rolando isso
    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  5. realmente foi algo histórico que miha mãe não me deixou ver pq tava vendo Cúmplices de um resgate, acredita? kkkkk, mas eu quero ver, deve ter em algum lugar na net, claro que não será a mesma coisa, mas já é alguma coisa
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não assisto, mas adorei o post , bem curioso

    Bjuuu
    http://www.blogjumedeiros.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu não assisti no dia mas vi um pedacinho que passou no episódio sucessor. Achei bem legal! Ainda mais para algo fora de Hollywood ;)

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Jovem jornalista ,acompanho a trama e a muito tempo não via uma cena tão espetacular ,vale resaltar que parte da minha vida foi regada a cinema de boa qualidade pois por anos fui cineclubista e crítico de cinema portanto com condições de dizer que a referida novela conquistou a minha atenção por seu enredo bem elaborado em consonância com os escritos teólogicos dando ao telespectador em uma linguagem simples uma visão clara, detalhes da época entendimento a cerca das pragas e tudo isso acompanhado de uma fotografia qu merece Parabéns. Espero que esse momento possa se cristalizar transformando o rumo da teledramartugia brasileira. Parabéns Emerson pela matéria e que pena que muitos jovens ainda continuem dando audiência a emissoras que não entenderam o que é qualidade e cuidado com o telespectador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que as novelas sejam cada vez mais de qualidade também. Essa só foi a primeira novela bíblica. Pois é, os jovens de hoje em dia não gostam de coisas boas rsrs

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design