segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Com uma mochila é possível realizar sonhos




A obra Europa na Mochila, de Nil Marques, conta a história de um universitário sem grana que deseja conhecer a Europa, apenas com uma mochila! O livro tem aventura, humor, amor, sexo e cultura. A obra é romance de ficção baseado em fatos reais (98% real), que pode ser útil como um guia mas se dá de forma literária.

O personagem universitário foi baseado no próprio autor do livro, em sua essência. Em uma entrevista que Nil deu ao JJ ele disse que  como um alterego. Ele é o sentimento do autor, encarnado, enquanto vive as experiências". A ideia do livro surgiu logo após Nil voltar de uma viagem à Europa, e ai ele começou a registrar suas vivências e a obra nasceu.

O processo de pesquisa do autor se deu pela observação, conversas, visitas a museus e a literatura local. O livro contém fotos tiradas pelo próprio autor do livro, deixando-o mais autoral.

Um livro como Europa na Mochila é mais do que uma literatura, ele é informacional e pode ter a capacidade de influenciar as pessoas visitarem, ou não, a Europa; além de ser um material rico, para quem quer conhecer a cultura européia, e para quem tem curiosidade de saber das diferenças do Brasil e da Europa.

De acordo com o autor, "o problema no Brasil é cultural! É impossível mudar a cultura de um povo, mas é possível criar uma nova cultura". Ele percebeu que na Europa a educação é elevada, existe consciência política e punição. E disse que se a educação melhora, o país também.


Quando Nil visitou a Europa com sua mochila percebeu a diferença de cultura entre o Brasil e a Europa. Segundo ele, a simpatia e o calor humano são características da terra tupiniquim. "A Europa, também, tem dessas coisas, mas é diferente. O Brasil é um país multicultural, isso nos faz privilegiados, pois, temos todas as culturas do mundo e podemos nos adaptar a qualquer lugar", explica. (leia mais sobre no texto Ensaio da Cultura Brasileira)

O objetivo de Nil Marques com o livro não é apenas que as pessoas conheçam a Europa através do seu olhar, mas aprender com os fatos vividos pelo personagem. Ele passa por privações, desafios, intempéries, mas sempre em busca do seu sonho.  "A viagem é, apenas, um sonho realizado que contém inúmeros desafios. Penso que, talvez, essa seja a grande contribuição da obra: mostrar a força do brasileiro para superar dificuldades e realizar sonhos". J-J





Nil Marques é paulistano, escritor, terapeuta e ministra palestras, como Comunicação e Oratória.
Europa na mochila será lançado no próximo sábado, 9 de novembro, às 15h00, na Livraria da Vila, em São Paulo. 


Por: Emerson Garcia

2 comentários :

  1. Não conhecia o livro e nem a história desse paulistano. Uma ótima recomendação :)
    Bjus

    Rafa
    rafaelando.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, bom dia.

    O tempo é de luzir. Então cada um de nós que busquemos o nosso Sol.
    Ele paira, e nos convida ao aquecimento do cotidiano. Não por que queremos, mas por que o tempo, exige em exposição, que cada um de nós, busquemos o nosso lugar. Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design