Pode conter spoilers!
Já ouviu falar do podcast A mulher da casa abandonada? Criado e roteirizado por Chico Felitti, estreou em 8 de junho de 2022, em 8 episódios, de em média 43 minutos cada um. O podcast está no gênero de documentário policial e investigativo, pelo alto teor de suspense e triller que a história evoca. Ele é uma parceria com a Folha de S. Paulo e tornou-se um fenômeno nacional, ultrapassando milhões de downloads e gerando repercussão ampla pela profundidade da investigação e o mistério em torno da casa e de sua moradora.
A mulher da casa abandonada é um podcast narrativo que investiga a história de vida de uma figura misteriosa. Uma mulher que mora em uma mansão em pandarecos em Higienópolis, um dos bairros mais ricos de São Paulo, e se apresenta como Mari. Mas Mari não é quem diz ser. É o que descobre o repórter Chico Felitti.
O jornalista tem uma veia investigativa e vai tecendo os fatos à medida que os episódios vão sendo construídos. Chico tem um perfil bem descritivo e descreve a casa abandonada, a mulher e tudo ao redor. Investiga a fundo Mari, chegando em descobertas surpreendentes, que me deixaram embasbacado. O podcast apresenta um plot twist que te deixa surpreendido. É algo que você jamais suspeitaria ou imaginaria.
A investigação do jornalista é impecável. Chico investiga a história de Margarida Maria Vicente de Azevedo Bonetti. O podcast revela como ela e o seu ex marido mantiveram uma empregada doméstica em condições análogas à escravidão nos Estados Unidos, e como Margarida fugiu da justiça americana. O podcast está disponível em plataformas como Apple Podcasts e Spotify.
Chico realizou uma apuração de seis meses, desvendando a verdadeira identidade de "Mari", como era conhecida a mulher da casa abandonada. A história ganhou grande repercussão nacional e internacional, inspirando uma série no Prime Video e a criação de uma lei americana para proteção de vítimas de trabalho forçado.
A mulher da casa abandonada mistura drama humano, jornalismo investigativo e uma aura de suspense que parece ter saído de uma ficção - mas é realidade pura. Chico busca o entendimento do que faz uma pessoa se esconder, literal e simbolicamente, atrás de muros e máscaras. O podcast é um retrato da desigualdade, da impunidade e da forma como o passado se recusa a morrer quando a verdade é trancada atrás de uma porta.
Gostei muito do podcast, mas ainda não assisti a série. Ela parece que consegue impactar audiovisualmente. Fique agora com o trailer da produção do Prime Video. J-J





Olá, como está? Lendo as informações que você passou do podcast já fiquei muito interessada, ultimamente temos vistos casos de pessoas em situações análogas a escravidão com mais frequência no decorrer desse ano, aqui em porto seguro tivemos também um jornal que publicou algo bem parecido. Fiquei interessada e vou procurar a serie para assistir. Grande abraço!
ResponderExcluirTambém não assisti a série mas fiquei curiosa, Emerson abraços.
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirNossa eu me lembro quando saiu esse podcast, eu gostei bastante, mas ainda não tive a oportunidade de assistir a série..
Adorei o post.
Abraços
https://isagoeswitheflow.blogspot.com/
Eu me lembro só de rápidas menções ao caso dessa mulher, nos jornais das TVs. Até desconhecia o fato de ela manter uma empregada em condições anàlogas à escravidão. Agora quero saber do resto da estória, rsrs.
ResponderExcluirAbraço
Parece interessante. Abraço!
ResponderExcluirFiquei curiosa e já quero ver! Eu vi algumas menções sobre o caso desta mulher numa casa abandonada mas não sabia do podcast e da investigação.
ResponderExcluirBom fim de semana!