quarta-feira, 5 de novembro de 2025

McDonald’s apresenta novas embalagens minimalistas

Há 4 anos a McDonald's apresentava novas embalagens minimalistas, mudando todo o conceito de suas embalagens. O objetivo foi o de redesenhopara que a marca estivesse mais alinhada com o mercado. A escolhida para redesenhar foi a agência Pearlfisher que criou uma nova estrutura visual para a linha de produtos da marca.

O novo design consiste em um novo sistema gráfico que busca trazer "uma sensação de alegria e facilidade para a marca", colocando "gráficos ousados" nas embalagens. A Pearlfisher procurou manter os pontos reconhecidos das embalagens antigas, mas utilizando um sistema mais simples com ilustrações mais limpas. Confira:











O novo design utiliza ilustrações vetoriais de itens icônicos do cardápio do McDonald's, como a batata frita, as camadas do sanduíche, o sorvete, o ovo e o mar (do Mcfish). É algo bem intuitivo e que relembra os itens em questão. Desse modo, cada novo item da embalagem é uma "representação gráfica do menu", mostrando como cada elemento do menu pode ser "mais conectado e evocativo do ponto de vista lúdico do McDonald's". 

Essa abordagem também foi desenvolvida para garantir que as operações permaneçam eficientes durante o lançamento da mudança, criando gráficos fáceis de entender e que também podem gerar reconhecimento, independentemente de onde esteja. O diretor criativo da Pearlfisher comentou mais do projeto:

"Nossa tarefa era descobrir o que havia de realmente especial em cada item do menu para projetar um sistema que tornasse mais fácil para os outros fazerem o mesmo". 


Ao focar nos elementos que todos reconhecem, a equipe destaca como pode haver "beleza na simplicidade dos itens icônicos do menu do McDonald's". O objetivo principal era encontrar a expressão mais especial, reconhecível e icônica de cada um - celebrá-los de uma forma que fizesse as pessoas sorrirem. O diretor disse o seguinte: 

"As ilustrações também visam ser funcionalmente exclusivas, fáceis de identificar, esteticamente mínimas e, o mais importante, emocionalmente alegres". 


A seguir, apresento algumas características do redesenho minimalista da empresa de fast food. Confira:

Simplicidade: o design minimalista aproxima-se da essência do menu, celebrando a simplicidade e a beleza dos itens icônicos.

Ilustrações: a equipe de design criou ilustrações fáceis, funcionais e únicas de identificar, sem perder o reconhecimento da marca.

Paleta de cores: as cores vibrantes e a paleta de cores da marca foram mantidas, mas aplicadas de forma mais mínima para garantir um visual esteticamente agradável.

Eficiência: a abordagem foi pensada para otimizar as operações, utilizando gráficos fáceis de entender e que funcionam em qualquer lugar do mundo.


Agora, confira os objetivos do redesenho:

Modernizar a marca: o projeto visou modernizar a imagem do McDonald's, alinhando-a com as tendências de design do mercado.

Foco na identidade: o redesenho realçou a identidade visual única de cada item do menu, destacando o que os torna especiais.

Conexão emocional: as ilustrações simples e a combinação de cores buscam uma expressão emocional mais alegre e positiva para os consumidores.


Ponto para a McDonald's por esse projeto de redesign de marca! J-J


Por: Emerson Garcia

Um comentário :

  1. Nossa eu adorei a postagem, pois não havia reparado nessa mudança de arte do Mc Donalds. Somente quando comi o Mc Fish que notei as embalagens diferentes e num tom azul muito bom, gostei bastante!

    Primeira vez no seu blog, e já estou seguindo, adorei os conteúdos.
    Partabéns!

    Abraços. ☺
    https://isagoeswitheflow.blogspot.com/

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