terça-feira, 11 de novembro de 2025

Cuidar de si para poder cuidar dos outros

 

Você já deve ter ouvido aquele pensamento que diz que não é possível amar o outro se a gente não amar a si mesmo, não é?! É com essa ideia que não é possível cuidar dos outros se a gente não cuidar de si mesmo. É incongruente. Para cuidar do próximo, temos que cuidar de si mesmo, pois assim será um cuidado efetivo e possível.

A imagem acima traz uma mangueira de água e um regador. A água passa primeiro pela mangueira e depois pelo regador, e é assim que tem que ser mesmo. Só seremos fontes (de água) para os outros, se formos fontes de água para si mesmo. 

E quais são os cuidados consigo próprio? A ilustração cita alguns exemplos, como dormir, descansar e ficar um tempo sozinho. Dormir é revigorante e ótimo para a nossa saúde. E você só pode cuidar do semelhante, se tiver uma boa noite de sono. Deste mesmo modo, descansar é fundamental, pois ajuda a desopilar a mente, melhora o humor e traz saúde física e mental. Dormir e descansar não são atitudes condenáveis e não é nenhum pecado dormir e descansar, aliás, é totalmente recomendável e traz muitos benefícios. Dizem que o cérebro funciona melhor se estiver descansado e um cérebro dessa forma é muito melhor para ajudar o próximo. E, por último, cuidar de si mesmo significa também ter momentos de solitude (não de solidão). Um tempo sozinho é fundamental para olharmos para dentro de nós mesmos, não com egoísmo, mas com cuidado mesmo. Cuidando de nós mesmos, é muito melhor para cuidar de quem é semelhante à nós.

Estando com a mangueira carregada de água e de sentimentos bons e agradáveis, você terá algo para oferecer. E o cuidado dos outros visa empatia, orientação e gentileza. Só somos empáticos com o outro, se formos conosco mesmos. E empatia envolve cuidado, bem querer e atenção para os semelhantes. Já a orientação é como se você fosse uma bússola de ajuda para o próximo, orientando e mostrando a direção para ele, o melhor caminho a seguir. E gentileza, claro. Tem um ditado que eu gosto muito que é o que diz que "gentileza gera gentileza" e é o ditado mais certo que já pode ter.

Vamos cuidar de si mesmos para poder cuidar dos outros?! Essa é a recomendação mais sensata, acertada e correta que pode existir. As relações humanas, se seguissem essa máxima, seriam mais eficazes e apaixonantes. J-J


Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Um bom texto JJ, havia uma publicidade em Portugal cuja frase chave era: "Se eu não cuidar de mim quem cuidará?". Por isso temos de cuidar de nós para estarmos aptos a cuidar dos outros!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza. "Não é possível amar o outro se a gente não amar a si mesmo".
    Vamos primeiro cuidar de nós e teremos força e disposição para cuidar dos outros.
    Bjssssss, Marli

    Não deixe de ler minha postagem recente:
    NÃO DUVIDE!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Emerson
    Ótimo texto, precisamos cuidar primeiro de nós mesmos para cuidar do outro, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Emerson muito bom o texto em forma de reflexão, primeiro cuidar de nós pra depois cuidar do outro, Emerson abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Emerson. Muito certeira sua reflexão. O que eu vejo hoje, infelizmente, são pessoas que simplesmente não conseguem ter esses cuidados consigo. O sono não acontece, porque as pessoas não foram ensinadas a como "desligar" dos problemas para relaxar. Muita gente foge da bagunça interna pela exaustão, em vez de procurar ajuda para resolver. Eu tenho tido alguns cuidados comigo, às vezes falha, sou humana, mas tem ajudado bastante.

    Tenha uma boa semana!

    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design