Algumas cidades brasileiras transformam a tradição dos tapetes coloridos no chão de Corpus Christi em um verdadeiro espetáculo. Os tapetes são verdadeiras obras de arte efêmeras feitas com serragem colorida, flores, areia e muita criatividade.
LEIA MAIS SOBRE
No post de hoje trago cidades famosas pelos tapetes, são elas: Ouro Preto, Pirenópolis, Santana de Parnaíba, Ibitinga e Gravatá. O post de hoje possui uma galeria de imagens dos tapetes desses lugares, explorando o lado turístico, visual e comunitário da data. Essas cidades merecem destaque e renderiam cliques dignos de galeria. Confira!
1- Ouro Preto (MG): tapetes no paralelepípedo e fé barroca
O centro histórico torna-se um palco de uma explosão de cores. A confeção dos tapetes inicia de madrugada e reúne moradores, artistas e crianças. Além dos motivos religiosos, há espaços para mensagens de paz, ecologia e inclusão.
3- Santana de Parnaíba (SP): uma galeria a céu aberto
O lugar dispõe de mais de 850 metros de tapete, tornando-se um dos maiores eventos de Corpus Christi do Brasil. As ruas do centro histórico são cobertas por verdadeiros murais religiosos feitos com toneladas de serragem.
4- Ibitinga (SP): onde a capital do bordado vira arte no chão
É conhecida pelo artesanato em tecido e transforma seu talento em tapetes de Corpus Christi cheios de delicadeza. As ilustrações lembram bordados e, muitas vezes, dialogam com a estética da arte sacra presente na cidade.
5- Gravatá (PE): arte nordestina na Avenida Joaquim Didier
Gravatá surprende com tapetes realizados com areia colorida e farinha, no agreste de Pernambuco. A cidade une devoção e criatividade nordestina em traços vivos, com temas que vão do tradicional ao contemporâneo.
Os tapetes de Corpus Christi são manifestações coletivas que unem gerações, bairros e crenças, mais que uma arte religiosa. Apesar de ter começo, meio e fim em poucas horas - continuam vivos na memória (e no feed).
Qual dessas cidades você já conheceu ou tem vontade de visitar no próximo Corpus Christi? Diga tudo nos comentários! Vamos interagir! J-J
Por: Emerson Garcia
Olá, amigo Emerson
ResponderExcluirMuito interessante artigo. Gostei de ler.
Abraço e um bom fim de semana.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Esses tapetes não deixam de ser obras de arte. Provisórias, é verdade, mas que demandam criatividade e esforço, como qualquer outra.
ResponderExcluirBeijo e bom fim de semana
Muito lindo esses tapetes!!!
ResponderExcluirSão telas no chão
Magníficas Obras de Arte nestes efémeros tapetes que elevam o sentido espiritual das gentes.
ResponderExcluirGrato pela partilha.
Abraço,
SOL da Esteva
Em Viana do Castelo, por ocasião das festas da Senhora da Agonia em Agosto, os tapetes floridos nas ruas são verdadeiras obras de arte.
ResponderExcluirBoa semana.
Um abraço.
Moro no Recife e Gravatá fica aqui pertinho.
ResponderExcluirNão sabia desse tapete em homenagem ao Corpus Christi.
Bom saber.
Ovo frito no pão é tudo de bom.
Abraço, Liliane
Simplesmente lindos os tapetes, realmente são obras de arte, Emerson abraços.
ResponderExcluirLindissimos tapetes, sem dúvida! Parabéns a quem faz estas obras de arte.
ResponderExcluirAgradeço ter mostrado.
Abraço, boa semana :)