quinta-feira, 20 de julho de 2023

Quinta de série: Pluft - O fantasminha

Pode conter spoilers!


Uma garotinha que tem medo de fantasma. Um fantasma que tem medo de humanos. Essa é a premissa da minissérie Pluft- O fantasminha, exibida na Rede Globo e Globoplay em 3 episódios de em média 30 minutos cada, entre 8 e 22 de janeiro de 2023. A produção é infanto-juvenil e mistura comédia e aventura. Ela foi criada por Cacá Mourthé e José Lavigne; dirigida por Rosane Svartman; e produzida por Clélia Bessa. O elenco contou com Lucas Salles, Nicolas Cruz, Juliano Cazarré, Lola Belli, Hugo Germano e Fabíola Nascimento. Foi distribuída pela Globo Filmes, Gloob e Raccord Filmes.  


Foi baseada na peça teatral de Maria Clara Machado lançada em 1955, e é uma versão estendida do filme lançado em 2022. Tanto a peça, como a minissérie contam a estória do sequestro da garota Maribel pelo vilão pirata Perna-de-pau. Ela fica escondida no sótão de casa abandonada e conhece uma família de fantasmas. Ela acaba fazendo amizade com Pluft, um carismático e medroso fantasminha que tem medo de gente. 

  

Perna-de-pau quer usá-la para encontrar o tesouro deixado pelo avô da garota, o falecido Capitão Bonança Arco-Íris. Maribel espera pela ajuda de três marinheiros covardes e medrosos para salvá-la, são eles: Sebastião, João e Julião. Eles eram amigos do velho capitão e saem numa aventura atrapalhada para resgatar Maribel. 


O mote principal da série é a improvável amizade entre Maribel e o fantasminha Pluft. A amizade deixa de ser aterrorizante e passa a ser amável e adorável, em meio à inúmeras aventuras. 

É considerado o primeiro infantil brasileiro de live-action em 3D. 


Personagens

A produção conta com ao menos 12 personagens. Conheça cada um deles agora:

Pluft: É um fantasma de garotinho que "morre" de medo de pessoas. Ele enfrenta os seus medos e tem uma amizade improvável com uma garotinha. 


Maribel: neta do Capitão Bonança e coprotagonista da série. É dócil, corajosa, mas tem de medo de fantasmas. 


Mãe-fantasma: é a mãe de Pluft que mora com ele numa casa abandonada. 


Tio Gerúndio: marinheiro fantasma que habita a casa abandonada e gosta de estar em repouso, mas que sempre desperta quando são oferecidos pasteis de vento para ele. 


Prima bolha: agente da polícia secretíssima fantasma que se comunica pelo telefone com Mãe-fantasma.


Julião, João e Sebastião: marinheiros covardes que ajudam no salvamento (Ou não) de Maribel. 


Perna-de-pau: vilão que está de olho no tesouro do vô de Maribel e por isso a rapta. 


Capitão bonança: avô de Maribel que faleceu e deixou um importante tesouro. 


Abertura

Conta com cenas da minissérie, embaladas pela composição original de Tim Rescala, responsável por criar uma música autoral para a produção. A mixagem musical ficou por conta de Armando Torres Jr. Confira a abertura:

  

Episódios


Dividida em três episódios, a minissérie conta com bons plots twists e finais de episódios com ganchos surpreendentes. Confira a estória de cada um dos capítulos: 

No episódio introdutório, a menina Maribel conhece um fantasminha medroso chamado Pluft, morador de uma ilha deserta, dentro de uma casa abandonada que guarda um tesouro. 

Maribel e Pluft tem que enfrentar seus medos e nasce uma amizade improvável entre eles, no segundo episódio. 

A estória é concluída no terceiro capítulo, quando Maribel finalmente é resgatada.

   


Produção


A peça foi encenada pela primeira vez no Teatro O Tablado, no Rio de Janeiro, em setembro de 1955. Em 1975 foi adaptada para o formato de minissérie pela TV Globo em parceria com a TVE, pela primeira vez, com Dirce Migliaccio e Norma Blum nos papeis principais. Em 2022, foi produzido o filme, o primeiro infantil em 3D lançado no Brasil.  

Para a diretora Rosane Svartman, exibir Pluft na televisão é sinônimo de felicidade, pois levar uma história brasileira de fantasia e amor é uma grande conquista. A diretora Rosane e Clélia Bessa, por sua vez, foram desafiadas a darem veracidade à magia da atração para as telas de cinema. Elas se basearam no ilusionista francês Marie-Georges-Jean Méliès - precursor do cinema e dos efeitos especiais; e também no clipe subaquático de Only You, de Portishead, já que que a ideia foi dar veracidade à atuação dos fantasmas. Foi utilizada uma piscina e tecnologia para dar vida à locomoção dos fantasmas. Rosane fala mais desse processo:

“O fantasma tinha que ser mágico! Precisávamos pensar num truque que traduzisse a linguagem do teatro pro cinema. Depois de muita pesquisa e testes, achamos que filmar debaixo d'água era a solução. Para fantasmas, o ar teria mesmo uma densidade diferente”.


O filme é totalmente produzido, finalizado e feito por brasileiros. De extrema qualidade técnica e visual, o longa infantil é considerado o de maior orçamento da história brasileira, com R$ 12 milhões

   


O uso de piscina em cenas com fantasmas, foi utilizado em filmes famosos de Hollywood, como Avatar: o caminho da água. O resultado foi satisfatório e surpreendente para as produções brasileiras. 

Pluft era uma estória de fantasmas somente representadas em palcos, ao ir para as telonas e telinhas precisou ser readaptada para ser crível para o público. A diretora Rosane Svartman falou mais desse projeto:

“Todos tinham um carinho enorme pela peça. Nós demos as mãos e contamos essa história juntos. Não dá pra pensar na responsabilidade o tempo todo, mas na paixão dá. Sempre na vontade de dar o meu coração, sangue e suor de estar neste projeto. Isso nunca saiu do meu horizonte”.


Audiência e repercussão


A minissérie foi recebida positivamente pelo público. As atuações de Fabiula Nascimento e Juliano Cazarré foram elogiadas por suas performances e trejeitos. A produção chamou bastante a atenção do público infantil e não gerou desconforto, aumentando o aspecto lúdico da história. 


Prêmios

Em setembro de 1955, a peça recebeu o prêmio APCA. 

Em 2023, a produção concorre ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, como Melhor longa-metragem infantil, assim como Melhor direção, maquiagem e efeitos visuais


Crítica



É uma minissérie envolvente, divertida, cheia de aventuras e bem bonita. Criada para toda a família. A atuação dos atores é bem feita e você se envolve com os personagens. A amizade entre Pluft e Maribel é algo que aquece o coração, até daqueles que morrem de medo de monstros e fantasmas. 

Ela é inovadora por trazer coisas novas, tanto no âmbito narrativo, como no técnico. A utilização da piscina trouxe criatividade e fluidez genuína, sem ser piegas ou ter um tom exagerado. A tecnologia 3D, por sua vez, é utilizada de forma interessante, agradando tanto crianças como adultos. A representação dos fantasmas, com suas particularidades e características, está um primor, dando o tom dramático à trama e no desenvolvimento do enredo. 

Os marinheiros relembram um pouco da essência dos Trapalhões e saca do público grandes risadas. A trilha sonora também é excelente, trazendo valor às cenas. As músicas da taverna são ótimas e as cantadas por Frejat também. Recomendo a série. É um bom alívio e entretenimento para uma tarde de domingo qualquer. J-J

    


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Oi JJ,
    Uma série bem disposta e animada é o que se quer e mais nestes dias em que tenho que estar em casa por estar doente oh!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela postagem . Nao conhecia. Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Achei super fofinha, parece ser ótima

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante. Se eu tivesse criança em casa desfrutaria dessa obra com ela, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Emerson
    Ótima postagem, assisti no cinema e gostei muito, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. As produções estão melhorando bastante no quesito efeitos visuais. Feliz de ver que esse foi mais um acerto nosso. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design