terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A bossa nova no mercado sonoro gospel




Um dos ritmos brasileiros mais consagrados de todos os tempos, a bossa nova, tem ganhado espaço no mercado sonoro gospel. Em janeiro do ano passado (2017), por exemplo, o cantor André Valadão lançou o Bossa Worship - que consiste em uma obra do estilo, com regravações de hits famosos na língua inglesa. De acordo com André, foi desse modo a seguir que o projeto foi concebido (com grifos):

"A língua inglesa é a mais falada em todo mundo, e o nosso ritmo brasileiro #BossaNova é agradável ao ouvido de todos! Durante um bom tempo relutei em começar a registrar isto que sempre tive no coração. Mas a hora chegou! O tempo de #Deus é perfeito! (…) E a minha oração é que estas canções que já tocam a vida de milhões de pessoas, agora toque também com o nosso ritmo."


O cd tem a melodia que já se conhece da bossa nova, com teclados, saxofones e baterias que são tocados na sonoridade do samba - mais melodioso, ambiente e calmo. 

A ideia do cantor foi de exportar esse ritmo totalmente Made in Brazil para o exterior. Esse lançamento é uma forma de difundir ainda mais a cultura musical brasileira, mas em uma língua universal e bastante conhecida. 


Uma publicação compartilhada por Bossa Worship (@bossaworship) em



É importante ressaltar que Tom Jobim e Vinícius de Moraes eternizaram Garota de Ipanema (1962) - que tornou-se o hino da bossa nova e parte do legado brasileiro. Ela foi uma canção tão significativa que foi tocada em várias produções gringas (filmes, séries, etc) e até mesmo relançada em inglês (Versão cantada por nada mais, nada menos que Frank Sinatra).  






Esse é o seu poder. Capaz até mesmo de atingir o público gospel.




Um pouco de história


A bossa nova é um gênero musical genuinamente brasileiro originado no final dos anos 1950 e lançado por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e cantores e/ou compositores da classe B da zona sul carioca. Ela tem influências do samba e do jazz. De acordo com informações da Wikipédia, era um ritmo conhecido por beber de outras fontes:

"[...] o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba na época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano."


Esse estilo musical possui sofisticação e complexidade ímpar, e combina bastante com ambientes da alta sociedade e até mesmo restaurantes requintados.  

Já parou pra pensar o por quê de utilizar-se o termo "bossa nova" para esse ritmo? Nova é um termo bastante óbvio e refere-se a uma novidade musical. Já o termo bossa tem a ver com os sambas de breque, baseados no talento de improvisação. A palavra apareceu pela primeira vez na década de 1930, na música São coisas nossas, de Noel Rosa:

 "O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas(...)".



Todas essas características são visíveis no álbum Bossa Worship, de André Valadão. Um projeto, que apesar da originalidade, não foi a primeira obra gospel do gênero.


Outras Bossas Nova gospel...


André Valadão, um pouco antes do lançamento da obra, disse que Bossa Worship tratava-se do "primeiro disco de bossa nova gospel que existe". Contudo, realizei várias pesquisas e descobri que tiveram pelo menos dois cds bossa nova gospel antes deste. São eles, Novidade de Vida (1982) da dupla Edson e Tita e Amado da minha alma (2014) de Eliene Nunes.



Novidade de Vida (1982)






Este é o primeiro cd de bossa nova gospel brasileiro. Ainda em formato de vinil, ele contou com a participação de vários cantores e compositores e em 2015, foi considerado  por vários historiadores, músicos e jornalistas como o 17º maior álbum da música cristã brasileira. Na parte instrumental, o cd contou com flauta, violão, trompete e fliscorne. 

Abaixo trago-o completo (O cd foi disponibilizado no Youtube). A obra possui musicalidade, arranjos bem elaborados e um ótimo vocal. Ouça:







Amado da minha alma (2014)







Em seu primeiro cd a cantora Eliene Nunes trouxe como diferencial de adoração a "MPB, bossa nova e samba", de acordo com sua fanpage. É interessante perceber a influência musical da artista, que em sua foto de capa posa em frente a uma estante que contém um disco da Jovem Guarda, por exemplo. 








Escolhi a música Promessas para ilustrar o álbum. Nela Eliene Nunes bebe da fonte da bossa nova e cria uma canção alegre e revigorante, mas de forma comedida. Percebe-se a leveza do samba e da MPB. Assista:







Observações sobre os cds








Bossa Worship, Novidade de Vida e Amado da minha alma trazem um estilo musical não tão comum no cenário musical gospel. Todos bebem da fonte da bossa nova, MPB e samba, contudo, uns são mais bem sucedidos que outros. 

Bossa Worship traz bons arranjos instrumentais, mas pouca originalidade nas letras, já que trata-se de regravações internacionais. Há pouca ousadia musical nas faixas que revelam certa monotonia de ritmo e melodia.

Escolhi a regravação de The River para ilustrar esse cd, pois ela é a mais diferente e a que mais gosto.







Serão lançados clipes das músicas desse cd que foram gravados no Rio de Janeiro e na região da Lapa, como mostrou uma postagem do Instagram do Bossa Worship:






Novidade de Vida, dos três, talvez seja o mais interessante. A começar pelas letras originais e a diversidade de ritmos nas faixas. Há músicas calmas e outras animadas.

Amado da minha alma, por sua vez, consegue trazer a bossa nova para canções na nossa língua. Achei a cantora Eliene simpática e com uma voz interessante. 



É válido explorar esse ritmo no ambiente gospel, uma vez que ele é conhecido no Brasil. Também é pertinente exportá-lo para outros lugares e países, seja através de músicas em português ou em inglês. Enfim, fiquei feliz por essa versatilidade no mundo gospel e por ter encontrado um novo estilo para ouvir. 

Encerro o post de hoje com o bonustrack Rio de Janeiro do Diante do Trono. A canção tem o ritmo de bossa nova e foi feita em homenagem à cidade durante a gravação de Príncipe da Paz (DT10) na Praça da Apoteose (RJ). J-J







Por: Emerson Garcia

14 comentários :

  1. Ahh amei o post :D
    Feliz Ano Novo!!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal ter bolsa nova nesse mercado, não escuto música gospel mas quem escuta deve curtir!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  3. Não sou ligada muito a este estilo musical, mas adorei o post.

    Um beijo e Feliz 2018!

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
  4. Interessante, uma grande história da música :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei o Post, estou às ordens
    Eliene Nunes
    https://youtu.be/V0Ju_qcjqa4

    ResponderExcluir
  6. https://youtu.be/_VqbzBeuqXw
    "Je te chante" Album Amado da minha alma - Eliene Nunes

    ResponderExcluir
  7. Querido, muito obrigada pela citação. ÀS ORDENS 61 999846767

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design