terça-feira, 28 de maio de 2013

Gentleman?!


Gentileza é o que falta nas pessoas hoje em dia. Vemos a falta dela em um ônibus, na fila do pão e por ai vai. Educação vem de berço. Se aprende a ter bons modos, a tratar o outro com respeito, a fazer o bem. Eu acredito em pessoas gentis e bem educadas e creio que o mundo mudaria se tivessem mais dessa gente.

Contudo o cantor PSY, muito famoso na atualidade, quis transgredir, e em minha opinião ele transgrediu feio. Já que ele está na mídia ele deveria influenciar as pessoas de forma positiva, mas, em seu clipe Gentleman ele maltrata mulheres, não segue regras de trânsito, entre outros. O nome Gentleman é uma piada, pois ele não é nada disso.




Ai vocês podem dizer: "ahhh, é uma brincadeira divertida e nada mais". Perai, então é uma brincadeira de muito mal gosto, porque eu confesso a vocês que eu não ri nenhum pouco dessa "brincadeira". Me fez pensar: "poxa vida, por que ele não faz coisas construtivas?".

Creio que você pode ser divertido sim na mídia. Não to dizendo que você tem que ser cara fechada, nem nada disso. Mas por que não ser um divertido com lições de moral? É por isso que eu digo que o PSY jogou o sucesso no lixo.

Acho que os artistas precisam fugir dos estereótipos, do tipo: "se sou uma atriz bonita tenho que fazer propagandas de beleza"; "se sou polêmica tenho que usar drogas"; "se sou divertido tenho que fazer clipes divertidos mas que esculhambam". Os estereótipos te limitam. É a mesma coisa de falar para o lutador Anderson Silva: "se você luta, você é violento".

E o próprio Anderson Silva tem nos provado o contrário, diferente de PSY. Recentemente ele foi dono-de-casa em uma propaganda da Magazine Luiza. Provando que mesmo lutador, pode ser gentil e pai de família. Dançou tango com a cantora Marisa Monte e por ai vai...



Além disso, você pensa assim: "poxa ele deve ter uma voz grossa, de dar medo, por ser lutador". Que nada!!! A voz dele é fina, de menina... Provando assim, a gentileza em pele de lutador. 

Ele fez parte de uma campanha muito interessante:


Logo Anderson Silva que tinha tudo para ser casca grossa é um gentleman!! Por que será que PSY não pode ser?! J-J




Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Esta música lembra-nos a necessidade de ser gentil. Gosto.

    ResponderExcluir
  2. Mas talvez a verdadeira mensagem seja outra: fazer o oposto do que está no vídeo! Abraço =)

    NOSSO CAPRICHO
    apsmass.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não curto as músicas do PSY, nem cheguei a escutar essa e nem sabia do que se tratava mas legal que passa a mensagem de gentileza.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não costumo ficar ouvindo PSY nem vendo clipes e afins. Vi esse quando passou na TV e eu achei que foi só uma brincadeira, acho que ele não quis influenciar ninguém a fazer o mesmo, foi só pra dar um ar de comédia no clipe.

    garotadifferente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tem gente que precisa aprender o significado de "ironia", heim. Gentleman é uma crítica social direcionado ao público sul-coreano (assim como Gangnam Style) e satiriza justamente o falso cavalheirismo abundante no país.

    Comparar com Anderson Silva é ridículo. Ambos os exemplos são PUBLICIDADE. Estão pagando um dinheiro incrível para o cara fazer o que querem que ele faça.

    Acho que falta uma análise mais crítica e parcial dos fatos. Até.

    ResponderExcluir
  6. Eu como estudante de jornalismo, quase formado, tenho a minha visão crítica baseada no meu histórico-social e valores, se é diferente da sua cabe você respeita-lá. Foi bom expor sua opinião, mas isso não quer dizer que eu não tenha uma análise critica e muito menos que a minha visão esteja errada, somente não é compatível com a sua. Seja sempre bem-vindo no blog, críticas são sempre boas!

    Emerson Affonso

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com o Emerson!! Não é só pelo fato da minha opinião ser diferente da sua, que ela esteja errada, pelo contrário, é uma nova opção de pensar ... Estudantes de Jornalismo, sabem muito bem sobre isso!


    ResponderExcluir
  8. Emerson,
    Na verdade a sua visão realmente está parcial, senão totalmente, errada, eu como estudante de Marketing sei que você apenas foi pego por alguém mais inteligente.
    Como Ramon diz, esses últimos dois hits do PSY são criticas a sociedade sul-coreana, GangnamStyle à "Bervely Hills coreana" e Gentleman a falsa gentileza da sociedade.
    Sua comparação é invalida pois pega duas situações completamente divergentes é como reclamar que Neymar está fazendo publicidade porque é um jogador de futebol.
    PSY faz uma critica, Anderson é USADO como forma de chamar atenção pois é um "ídolo", e sobre o vídeo de Vanessa da Mata (segundo ela mesma disse no video do Making Off) ele foi convidado simplesmente porque ele gosta de dançar mas não é dançarino profissional.

    ResponderExcluir
  9. A questão não é a opinião quanto ao comportamento social. A questão é afirmar que Anderson Silva é um "gentleman" com base em um comercial no qual ele foi pago para atuar. Minotauro também fez parte da campanha "Homem de verdade não bate em mulher", mas isto não pode ser considerado um indicativo confiável de suas atitudes e personalidade na vida privada.

    Psy sempre usou ironia e sátira em suas músicas. Gangnam Style, por exemplo, é uma crítica à desigualdade social existente no bairro Gangnam, localizado na capital da Coréia do Sul. Além de exaltar o luxuoso modo de vida dos ricaços que moram na região, ele também quis mostrar repúdio à quem tenta "fingir" que é um rico e entrar no "estilo Gangnam" de vida. Psy nasceu e cresceu nesse bairro, sempre odiando as pessoas que insistiam em parecer mais chiques e finas do que realmente são.

    Por isso, se você prestar atenção no clipe, o "personagem" se contradiz diversas vezes e se encontra em situações bem diferentes das que ele queria participar: logo no começo, por exemplo, em vez de estar em uma praia luxuoso, o músico está tomando sol em um simplório parquinho infantil.

    É difícil interpretar de forma profunda as músicas do Psy, visto que são direcionadas para o público sul-coreano (mesmo que o astro saiba que tem impacto internacional). É uma cultura e estilo de vida diferente. Como citei no comentário anterior, "Gentleman" faz uma crítica parecida, acentuando o falso e forçado cavalheirismo. O personagem encarnado no clipe é o típico esteriótipo de mafioso asiático canalha, cercado de mulheres, que gosta de maltratar pessoas por simples diversão e auto-afirmação de poder (claro, nesse caso, com uma boa pitada de humor). Por sinal, caso tenha dúvidas desse esteriótipo, é legal conferir alguns J-Dramas (espécie de novela sul-coreana).

    Se me perguntarem, não acho que o Psy deva compor canções pensando no público internacional justamente por causa do choque de culturas e interpretações errôneas em países estrangeiros. Ele já tem um bom tempo de carreira e nem ele deve saber porquê Gangam Style estourou a nível mundial.

    Por fim, apenas queria esclarecer melhor meu comentário para você entender que são situações diferentes, logo, é um pouco equivocado equiparar o clipe (uma peça de arte subjetiva e produto cultural) com uma publicidade.

    Obs.: por sinal, eu sou jornalista há quatro anos, um e meio com registro profissional.

    Abraços e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  10. Ah, errata. As "novelas" sul-coreanas são os K-Dramas. J-Dramas são japonesas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Calma aí, todo mundo é profissional da comunicação, e ainda estão "discutindo" por uma opinião contrário ? Cara, qual é o problema nisso ? E se tiver certo ou errado ? a opinião é de quem ?
    E Paulo me desculpa, mas não vejo ninguém mais inteligente que ninguém aqui, só fortes argumentos...
    No, mais!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design