terça-feira, 20 de novembro de 2012

Saiba o que é Convergência Digital

No mundo web que vivemos, com o crescimento de blogs, jornais onlines, podcasts, entre outros meios de informação eletrônica, torna-se necessário que um profissional da área de comunicação organize dados, informações, materiais e que veicule para a internet. Isso é possível, a cada dia, por causa da difusão da rede mundial de computadores e da inclusão digital, que faz com que a cada período cresça o público de pessoas tem acesso a rede.

Mas o que seria convergência digital? Segundo a enciclopédia livre, Wikipédia, "convergência digital é uma integração de mídias que se convergem para interagir em um único ambiente". Se pensarmos nos meios de comunicação como a TV, o rádio e o texto, por exemplo, e inserirmos tudo em um único meio perceberemos o quão multiforme e completa essa informação será, chegando a ser multimídia.



Pronto, pensamos em convergência digital. Mas, agora, quem é que vai realizar esse trabalho? O jornalista, que por sua vez interpretará a realidade da sua forma, selecionará que tipo de informação irá veicular e em que meio publicará. Em linhas gerais, é isso que esse profissional realiza. Ele deve ter em mente, sobretudo, o crescimento da internet, e de sua utilização, e optar não só pelo meio impresso, televisivo e radiofônico, como o digital. Hoje em dia uma notícia que é passada em um jornal televisivo pode ser acessada na íntegra na internet; o público que assiste ao jornal pode tirar suas dúvidas através de um bate-papo na internet; vídeos na internet são complementados com diversos links, como making-offs, entrevistas na íntegra.




Um exemplo. O jornalista Carlos Alexandre Monteiro é o autor do blog Lost In Lost [agora ex autor, já que o blog acabou de vez, assim como a série]. Para quem não sabe, Lost [já falei aqui, aqui e aqui no blog] é uma série americana que conta a história de sobreviventes de um acidente de avião que cai em uma ilha no Oceano Pacífico. É cheia de mistérios. O jornalista utilizou o blog para contar as novidades da série, assim como promos das temporadas e cenas intrigantes. O blog cresceu muito, porque, além de ter a série na tv, existe um espaço que sana dúvidas dos leitores. O autor optou por fazer a cada semana um podcasting. "Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital" (Wikipédia). E pode estar na forma de vídeo, foto ou de áudio. Um meio bastante válido e eficaz. Um bom exemplo de convergência digital.

Percebemos que atualmente não basta só escrever uma boa matéria ou veiculá-la pela tv. É preciso outros subsídios que façam com que a informação seja melhor complementada e entendida pelo leitor ou espectador. Jornalista hoje precisa ser multimídia. Saber de tudo um pouco. Ele necessita compreender como enriquecer seu trabalho. Se preciso, que ele trabalhe em conjunto, senão, seguir em frente, dar o melhor de si. J-J

Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Concordo com vc e acho que cada vez mais essas habilidades serão cobradas.
    Adorava lost e amava o site lost in lost =)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  2. Olá! adorei a visita e gostei muito do post. tudo no mundo está interligado na verdade tudo no mundo está ligado a era digital rs.
    mil bjs te mais

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas cada dia estamos mais certado do mundo digital. adoro Lost e adorava visitar o site lost in lost kkk
    abração
    Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o termo. Parabéns pelo texto!


    Realmente os jornalistas são profissionais de grande importância.


    Eu sou apaixonada por podcasts... Vivo escutando :)

    ResponderExcluir
  5. Emerson, to passando pra avisar que ja começaram as votações do Concurso no Part Of Me. Peça os seus votos e fique na torcida. Abraço!
    http://blog-part-of-me.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Concordo,jornalista tem que ser digital,quero fazer jornalismo com ênfase em mídias digitais,pois quero trabalhar com blog e tudo mais,adorei o texto.
    wolftheideia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design