quarta-feira, 12 de maio de 2010

Todos Juntos


Foi hoje que eu estava no twitter quando o autor de novelas Walcyr Carrasco (já falei dele aqui) twittou sobre uma coleção infanto-juvenil de livros, chamada Todos Juntos. O que me chamou a atenção em um dos seus posts foi ele dizer que esses livros estavam a gerar polêmica devido o enredo de um deles. Disseram que ele tinha escrito um livro homossexual para as crianças. Ele, no entanto, disse que isso era uma meia-verdade. Foi aí que esses livros me chamaram a atenção.

Todos Juntos, é composto por três livros, são eles: A Ararinha do Bico Torto, Pituxa, a Vira-Lata e Meus dois Pais. O objetivo da coleção é tratar de temas sérios e delicados, de forma descontraída, para crianças a partir de 4 anos.


Fiz um resumo das histórias dos livros, abaixo:

- Ararinha do Bico Torto: Nesse livro o autor trata de diferenças e preconceito que uma arara possui por sua deficiência. Acho que ele quis que assim como os animais, os seres humanos sofrem preconceito também, podendo superá-los.

- Pituxa, a Vira-Lata: Clara é uma menina mimada, que ama seus cachorros de raça e despreza uma cadela vira-lata, mas o destino se encarregará de mostrá-la que a origem não molda caráter.

- Meus dois pais: O autor mostra as configurações de uma família moderna, composta por dois pais e um filho. A obra trabalha com os temas: exclusão, amadurecimento e aceitação.


Carrasco teve coragem de tratar desses temas inéditos para o público infantil. Acho que vale a pena as crianças lerem. Creio que não exista nenhuma conotação sexual ou perversão. Carrasco quis mostrar que é possível escrever temas sérios para as crianças. Eu gostei também porque eu não conhecia nenhum livro dele, e agora conhecendo esses vejo que possui talento. E vocês, o que acham desses livros? (JJ)


Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Acho super válido ele tratar temas assim para as crianças.
    Acho que a partir delas que podemos tornar a sociedade menos "cabeça fechada"

    Beeeijos!

    P.S.: Três filhos que sua mãe tem?
    haushaus nooossa, acho bem mais complicado cuidar de meninos! =O

    ResponderExcluir
  2. Os temas fortes têm de ser abordados.

    ResponderExcluir
  3. Acho super válido crinças lerem, a abordagem dos temas de forma lúdica deve ajudar bastante os pais na hora de explicar certos assuntos e ainda por cima ajudar não só na formação do carater da criança, mas também de toda uma geração.

    Amei o post!
    xoxoxox

    ResponderExcluir
  4. Achei muito legal! Desde pequenos temos que aprender a lidar com esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho ótimo, adoro livros infantis e acredito que as crianças tem que estar familiarizadas com todo tipo de temática. Ainda mais sobre algo tão comum hoje em dia quanto crianças adotadas por homossexuais. Nada demais, o pessoal gosta é de polemizar!

    ResponderExcluir
  6. Aih eu não li o livro pra saber, mas se os temas são abordados com linguagem infantil, de forma educada.. não tem pq ter problema. Afinal, as crianças t~em que aprender as diferenças.. para no futura saber respeitar!

    Por Sami

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia mas achei muito interessante!
    Amei a imagem ali ao lado do bloglovin, ai Paris Parissss ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Acho super necessário a abordagem desse tipo de tema, principalmente pq quando os filhos chegam pra perguntar aos pais, eles acabam falando besteira, então melhor dar um livro!!

    adorei!!

    ResponderExcluir
  9. As vezes as imagens falam demais, né? *O*

    Mas enfiiim.. que tenhas uma boa semana :D
    Eu precisarei tb de uma, hahaha
    estágio e facul me consome demais! haushas xD

    Ahh, vai ai uma dica
    http://seminarioperspectivas.blogspot.com/

    :D

    Estamos (eu e a equipe do LCI da Uerj) organizando ^^

    Beeijos@!

    ResponderExcluir
  10. Conseguiu colocar as nuvens de tag no blog?
    Bjo

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design