domingo, 28 de fevereiro de 2010

Para ser um jornalista (ou não)

No dia 18 de junho de 2009 postei a minha opinião sobre a queda do diploma em jornalismo. Disse que era contra essa decisão, mas disse também que independente de diploma ou não é essa profissão que eu quero seguir.

Para quem se lembra eu fiz a seguinte pergunta: 'qual pessoa sem conhecimento técnico faria uma boa matéria, uma excelente reportagem, ou o que seja?' O fato é que por minhas andanças internéticas descobri uma resposta para isso. Digamos que a resposta seja, no mínimo, bem humorada.



Rafinha Bastos começa o vídeo dizendo: 'Com o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalista qualquer pessoa pode se transformar em um repórter (...) Essa reportagem é como um manual, para que qualquer pessoa vire um profissional de televisão'. Rafinha sempre enfatiza o QUALQUER. 

Se dá para seguir aquelas regrinhas do vídeo? A verdade é que dá, mas... jornalista antes de trabalhar na tv, ele estudou para escrever bem, aperfeiçoando técnicas. No vídeo, eu posso dizer, que só existem algumas técnicas para tv e tal. No final, vocês viram que nada passou de uma brincadeira e que só serviu para profissionais de televisão. Eu não abriria mão dos meus quatro anos de faculdade, que eu aprendo tudo sobre jornalismo, para sair às ruas de qualquer forma. Ao mesmo tempo que seria uma foca, colocaria em risco minha vida... E é isso que eu não quero! Quero aprender o passo a passo. (JJ)


Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Sou absolutamente contra a queda da obrigatoriedade do diploma...
    É cada coisa que somos obrigados a aturar na tv ¬¬
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal isso que fizeram! De uma maneira bem humorada, consiguiram dizer que ser jornalista não é fácil. Vocês merecem sim ter um diplona.

    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou imparcial nesse assunto pq não sei o se passa no mundo jornalistico!
    Masssss concordo que vc não pode desisti do curso!!

    Apoiado!

    =]

    ResponderExcluir
  4. Há gente com um dom natural para a comunicação... mas jornalismo exige regras e técnicas.

    ResponderExcluir
  5. Rafinha é ocara.. é como o professor diz.. a mãe do jornalismo é o jornal impresso, antes de mais nada um bom jornalista tem q saber escrever!!

    Ri com esse vídeo.. ele é total Jornal Hoje huahuahuauha


    Por Sami

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design