A abertura de uma série, uma novela ou qualquer tipo de programa, é o seu cartão de visitas. É nela que os grandes produtores, ou nem tanto, usam da sua criatividade, inovação e, até da computação gráfica para ter um produto legal de ser visto depois.
Algumas aberturas são simples e singelas, mas de alta riqueza; outras, são glamourosas, utilizam as mais recentes tecnologias, e, ainda assim, conseguem encher os olhos dos telespectadores; algumas são simples, mas não conseguem ousar nem impressionar.
Não sei por que, mas tem vezes que me sinto mais atraído pela abertura, do que pelo programa em si. Vai saber.
A novela que foi exibida recentemente, Caminho das Índias, soube me encantar com a abertura. Não via a novela, mas me amarrava na abertura. Ver todos aqueles símbolos, aquelas imagens e aqueles efeitos só faziam com que eu me interessasse cada vez mais pela Índia.
Na abertura foram utilizadas pessoas de carne e osso, realizando danças e rituais, e pessoas virtuais, que se duplicavam, triplicavam até, para dar aquele efeito.
Veja a abertura:
Não enche os olhos mesmo? Parece que a gente está caminhando pelos caminhos da índia. A câmera nos leva a um mundo colorido, de dança e movimento.
De maneira diferente, mas não menos instigante, a abertura de Viver a Vida é simples e tocante.
O fundo branco dá uma sensação de paz. Junto a isso, os fios coloridos que flutuam na tela dão um ar singelo a abertura. Sem falar da trilha sonora, que em como em todas as aberturas da novela de Manuel Carlos, é uma bossa-nova boa de ouvir. Ou quem não se lembra de “Quando a luz dos olhos teus resistem aos olhos meus”?
Agora, veja a abertura:
Esses fios coloridos se movimentando não é a coisa mais clean que existe? E os nomes das pessoas se movimentando também?
A abertura que eu resolvi para ilustrar uma ideia que não me agradou, foi uma abertura que vi recentemente da novela Bela, a feia.
Parece que resolveram acabar com tudo: com a trilha sonora, com as imagens, com tudo. Essa abertura é um péssimo cartão de visitas, sinceramente.
Não tenho nada contra a Record não, mas ficou bem ruim. Parece que poderia ser mais elaborada a música, os efeitos de colagem, os movimentos dos bonecos. Me parece que eles fizeram a pressa.
Veja a abertura:
E vocês? Tem alguma abertura que marcou seja pela trilha sonora, pela computação gráfica, pela ideia? E será que vocês se lembram de uma abertura que não agradou? Gostaria que vocês compartilhassem comigo, afinal a abertura é o cartão de visitas de qualquer programa. (JJ)
Update: Lembrei a abertura da novela que você falou Samara. É "A indomada". Realmente, a abertura é muito legal e dinâmica. A mulher, ao correr dos obstáculos, se transforma em elementos - água, terra e fogo - o que já demonstra que não existe nada que a dome. Muito bom os efeitos, mas a música não ajudou muito.
Por: Emerson Garcia