sábado, 18 de janeiro de 2025
Rádio Bagaralho: Programa 'Capa & Conteúdo' #31
sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
18 embalagens criativas e geniais! - parte 8
Está no ar o quadro de grande sucesso no blog chamado de Embalagens criativas e geniais! No post de hoje apresento 18 embalagens para você se deleitar e pirar.
Embalagens criativas são sempre uma boa dose de inspiração. As de hoje usaram e abusaram de transparência, jogo de cores, formas e fotos, além de trazer soluções novas - algumas nem tanto - para embalagens tradicionais. Essas embalagens mostram que uma solução simples, traz um grande efeito ao produto final. Confira agora! Qual é a sua predileta?!
Embalagens de laranjas
quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Viagem à Pirenópolis
No final de novembro de 2022, por volta do dia 28, fiz uma pequena viagem de alguns dias até Pirenópolis, no estado de Goiás. Não havia conhecido a cidade até então e fiquei apaixonado. Carinhosamente conhecida como Piri pelos turistas, é um município brasileiro situado no estado de Goiás, a aproximadamente 120 km de Goiânia e a 150 km de Brasília, a capital federal.
O destino foi escolhido por ser uma cidade calma, interiorana e de clima agradável. Estava com o intuito de visitar alguma das numerosas cachoeiras que a cidade possui, mas fui numa época chuvosa e isso não foi possível. Então a viagem se resumiu a descansar na pousada, passear pela cidade, pontos turísticos e comer nos lugares bons e agradáveis.
A cidade de Pirenópolis é pequenininha, mas bem aconchegante. Ela conta com uma praça com lugares para se comprar artesanato, roupas, utensílios gerais e de decoração, sorveterias, hamburguerias e, até mesmo, pizzarias. Fui em uma pizzaria muito boa, chamada de Pizzaria do Alemão. Um lugar aprazível, com a pizza de massa fininha e bem recheada.
Outro lugar bom que fui foi num restaurante, em que experimentei uma sobremesa deliciosa, uma combinação de bolo e sorvete. Falando em sorvete, fui em uma sorveteria de sabores sortidos e deliciosa. O preço foi bem em conta mesmo.
Pirenópolis é também conhecida pela festa das Carvalhadas e pelas estátuas de um personagem chifrudo que faz parte dessa festa. Em vários pontos da cidade, pude tirar fotos com ele.
O que eu senti falta mesmo foi de ir em alguma cachoeira, mas, tenho certeza, que terei outras oportunidades para fazer isso. Fui em uma época que a cidade estava bem movimentada, pois foi na época da Copa do Mundo de Catar. Pude até mesmo assistir um jogo do Brasil, num restaurante, mas fiquei traumatizado porque a seleção perdeu.
Fica aqui o registro dessa pequena viagem que fiz, mas que foi bem marcante para mim! J-J
Por: Emerson Garcia
terça-feira, 14 de janeiro de 2025
Recital da Lucimar Rodrigues
Foi uma festa linda o penúltimo encontro do Projeto Chá Musical do ano. Lucimar apresentou cerca de cinco músicas, com o apoio e ajuda do pianista Paulo Vieira e do violonista Danne Strauss. A cantora cantou as seguintes músicas: Luz negra, Canteiros e Juízo final. Já com o Paulo Vieira ela cantou Carinhoso e Summertime. Lucimar estava segura e divou bastante naquela noite.
Por: Emerson Garcia
sábado, 11 de janeiro de 2025
Rádio Bagaralho: Programa 'Lá vem a história' #7 - Forró
Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento da Gráfica ALC começa o programa Lá vem a história. No programa de hoje vou falar um pouco do estilo musical Forró.
Forró é um dos gêneros musicais da festa forró (é uma festa popular originária da Região Nordeste do Brasil). O gênero foi criado por Luiz Gonzaga em 1958, a dança do xote passou a acompanhar as músicas e a ser chamada de dança do forró. O termo forró, segundo o filólogo Evanildo Bechara, é uma redução de forrobodó, que por sua vez é uma variante do antigo vocábulo galego-português forbodó, que teria a conotação de desentoação. O elo semântico entre forbodó e forrobodó tem origem, segundo Fermín Bouza-Brey, na região noroeste da Península Ibérica, onde "a gente dança a golpe de bumbo, com pontos monorrítmicos monótonos desse baile que se chama forbodó".
Na etimologia popular é comum ser associada a origem da palavra forró a expressão da língua inglesa for all (para todos). Essa versão foi criada a história que no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco, promoviam bailes abertos ao público, mas outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco por Parnamirim - RN do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada na cidade, porém não há nenhuma sustentação para tal etimologia do termo.
Em 1912 estreou a peça teatral "Forrobodó", escrita por Carlos Bettencourt e Luís Peixoto, musicada por Chiquinha Gonzaga. Em 1937 a palavra forró já se encontrava registrada na história musical na gravação de “Forró na roça”, composta por Manuel Queirós e Xerém. O forró tornou-se popular no início da década de 1950, quando Luiz Gonzaga gravou "Forró de Mané Vito", no entanto o forró popularizou-se em todo o Brasil com a intensa imigração dos nordestinos para Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Nos anos 60, além Luiz Gonzaga, destacaram-se artistas como Marinês, Ary Lobo, Jacinto Silva e outros. Foi nos anos 1970 que surgiu a moda do forró de duplo sentido, consagrada pelas composições e interpretações de João Gonçalves e Zenilton. No fim desta década, intrumentos como a bateria, o baixo elétrico e a guitarra elétrica já eram introduzidos nas gravações de Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino e Genival Lacerda.
quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
Retrospectiva 99
terça-feira, 7 de janeiro de 2025
Retrô24 Globoplay
Mais um ano que se finda e com ele as famosas retrospectivas. Essa de hoje é da Globoplay. A empresa de streaming entregou uma retrô diferente da do ano passado, mas com muita interatividade e boas surpresas.
Com um design arrojado, dinâmico e interativo, a retrospectiva dá a oportunidade de conhecer seu estilo, ver qual foi o seu primeiro play do ano, quantas horas assistindo, formatos favoritos, seus perfis e ranking dos mais assistidos.
A prova que sou maratonista é que assisti 456 horas de muita emoção e entretenimento. No decorrer do ano nem dá para perceber que assisti a tantas horas de conteúdo. Gostei da imagem "Que xou da Xuxa é esse" desses dados.