Durante uns 2 anos comecei a engordar e apesar de ser diabética, hipertensa, portadora de sequelas de Neuropatia Diabética, Retinopatia e AVC Isquêmico, não me cuidei e nem levei a sério eliminar o peso anormal.
Viajei em 2019 cinco vezes para Vitória (ES). Lá tirei muitas fotos, mas não reparava o quanto estava obesa. O rosto parecia inchado, mas isto não me preocupava. Cada vez que entrava num consultório de um especialista eu ouvia a advertência: "Você precisa eliminar peso!” Nessa altura do campeonato eu estava nas mãos do cardiologista, endocrinologista, gastrologista, psiquiatra, psicólogo, clínico geral, fisioterapeuta, neurocirurgião, médico do quadril e outros mais... Apareceram tantas doenças e nem assim eu me toquei para emagrecer e eliminar os pesos excedidos. Somente após eu ser diagnosticada com a apneia do sono e necessitar de um respirador mecânico pra conseguir dormir, foi que resolvi emagrecer.
Apneia do sono é a dificuldade que uma pessoa apresenta ao deitar, diminuindo a oxigenação do organismo e dificultando a respiração, principalmente ao adormecer, em alguns pacientes e, em outros, dificultando até mesmo a dormir. Ela é responsável por muitos infartos, AVC, diabetes e hipertensão, entre outros problemas.
Existe um aparelho cuja sigla em inglês CPAP significa Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas que impulsiona os pulmões a funcionar caso a respiração de uma pessoa pare. Esse aparelho custa no mínimo R$ 2.800,00. Se a pessoa precisar de uma calibragem acima de 16 cm H²O, a solução é o BIPAP que custa mais caro ainda - cerca de R$7.000,00.
Tive muita dificuldade para me adaptar ao CPAP, pois custo muito a dormir. E aquele ar que ele joga no meu nariz, forçando-me a respirar, me incomodava. Essa difícil adaptação ao aparelho - passando noites e noites sem dormir e brigando com o CPAP - fez-me procurar minha médica assistente. Perguntei a ela se eu ia ter que usá-lo o resto da vida. Recebi a resposta de que, se eu emagrecesse, poderia ficar sem ele. Ah! isto me impulsionou a me disciplinar e buscar chegar ao peso ideal.
Primeiro comecei uma dieta com poucos carboidratos (só os menos prejudiciais como batata doce, inhame, cará e batata baroa). Depois descobri algumas cápsulas naturais da Akmos, passei a usá-las e entrei para o Programa de emagrecimento, o Peso Ideal, que a rede da empresa citada a qual faço parte ofereceu. Comecei a eliminar medidas e, por incrível que pareça, as dores sumiram, a glicose começou a abaixar e com 3 meses de programa fiquei livre da insulina rápida e logo depois da lenta. Passei a dormir com uma cápsula de maracujá dessa empresa e me adaptei ao aparelho do CPAP. Iniciei o tratamento com uma apneia de 58.0 paradas respiratórias, por 1 hora de sono e, no primeiro mês de tratamento,mesmo não me adaptando direito ao aparelho respiratório, a apneia caiu pra 1.9 paradas respiratórias por 1 hora de sono. Incrível!
Hoje já consigo dormir sem o aparelho, mas ainda não recebi alta dele. Dentro de algum tempo, farei uma nova polissonografia para ver se posso ou não deixar o uso do CPAP ou fazer ajuste na calibração. Mas pelo menos durmo melhor sem ele, quando durmo antes de prepará-lo, e voltei ao peso ideal, melhorando a minha vida em todos os sentidos. J-J
Por: Marilza Luciano, colaboradora especial do JOVEM JORNALISTA
ai que bacana! força de vontade é tudo
ResponderExcluirbeijo
A mina de fé
Que depoimento lindo! Que bom que ela começou a cuidar de verdade da própria saúde. Fico muito feliz em ler depoimentos assim.
ResponderExcluirAbraços,
AVA
https://apenasava.com/
Havendo gosto e força de vontade tudo se consegue menos ganhar o euromilhões,( jogo em Portugal) lol
ResponderExcluir.
Abraço. Um dia feliz.
Cuide-se
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Que história bacana, é muito importante preservar e cuidar da saúde.
ResponderExcluirBeijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Adorei o post, parabéns!
ResponderExcluirBlog Entrelinhas
Que maravilhosa, que história dedicada, saúde em primeiro lugar
ResponderExcluirbeijos
www.pimentadeacucar.com
Que dedicação de história quando não estamos bem devemos mudar por nós~
ResponderExcluirhttp://retromaggie.blogspot.com/
Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!
ResponderExcluirMeu Blog: Ganhadores do Triângulo da Sorte
Quando é a saúde que está em jogo, vale muito a pena ter força de vontade para emagrecer. História inspiradora. Boa semana.
ResponderExcluirMarilza Luciano parabéns por essa tomada de decisão! Coisa boa é saber que os remédios já não são necessários e nem o aparelho. Parabéns, celebre essa grande vitória!
ResponderExcluirwww.vivendolaforanoseua.blogspot.com
Olá
ResponderExcluirQue bom saber que você está melhor agora, parabéns pela sua força de vontade e por está mais saudável.
Beijinhos
Renata
Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter
Saúde acima de tudo! A força de vontade é a impulsora da mudança. Parabéns. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Não é nada fácil abandonar antigos costumes.
ResponderExcluirQue bom que tudo correu bem.
Uma história verdadeiramente inspiradora. Também estou atrás de chegar no meu peso ideal. Voltei pra academia, e já perdi quase 1kg em 3 semanas.
ResponderExcluirUm abraço,
Andressa
Hospedaria de Palavras
Adorei o testemunho! Procurarmos manter a saúde, é um dever e obrigação para nós mesmos... e infelizmente, mais ninguém o pode fazer por nós!
ResponderExcluirA minha mãe também toma medicação diurética, receitada pelo cardiologista... teve de reduzir o seu peso habitual para controlar a arritmia e a fibrilação, mas felizmente, é adepta de alimentação bem saudável, e também controla o seu apetite por doces... com equilíbrio, e força de vontade, não precisamos de sentir que estamos a fazer muitos sacrifícios em termos de alimentação...
Tudo de bom! Um grande abraço!
Ana
Obrigada por todos os comentários...
ResponderExcluir