sábado, 13 de julho de 2019

Rádio Bagaralho: Programa Discografia - Titãs






Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento do salão de festas Tua Fiesta és Loca começa agora o programa Discografia.  

Hoje vou apresentar as obras da banda paulistana Titãs. Não irei falar do disco Doze flores amarelas, pois é o mais recente da banda e também preciso ouvir com mais calma para entender melhor seu conceito que, segundo os integrantes, é uma ópera rock e isto quer dizer que todas as músicas tem uma ligação e não tem como eu falar de uma só. Mas os discos que eu deixei separado neste programa já vale a pena para conhecer a banda.



Sonífera Ilha - Titãs (1984)


A música que lançou os Titãs para o sucesso, tanto que todos os shows ela é tocada e todo mundo canta. É uma música simples, o Paulo Miklos a descreveu da seguinte forma em uma entrevista de 2012: "Um ska com uma coisa meio dodecafônica, com uma frase estranha, falando uma história para boi dormir. Não sei sobre o que fala a música até hoje". Se ele não sabe sobre o que é a música, não sou eu que vou falar.






Televisão - Televisão (1985)


Esta música mostra como a televisão nos torna "burros" se ficarmos muito na frente dela. Isto na época, pois agora é o computador e/ou celular que faz isto com a gente. O refrão faz referência a uma pessoa chamada "Cride". Esta pessoa realmente existiu e tratava-se de Euclides Gomes dos Santos, amigo de infância do humorista Ronald Golias. Embora a faixa tenha sido lançada em 1985, foi apenas em 2014 que ele conheceu pessoalmente a banda, quando a banda realizou um show na cidade onde morava, São Carlos-SP. Ele morreria no ano seguinte, aos 88 anos. A frase "Oh Cride! Fala pra mãe" era um bordão do Ronald Golias. Uma curiosidade que acho que vale dizer é que Ronald Golias, Cride e Arthur Claro são todos São-Carlenses e que a música é tema do Tá no ar! A TV na TV






Bichos Escrotos - Cabeça Dinossauro (1986)


Era tocada pela banda desde 1982, mas só fora gravada nas sessões do disco Cabeça Dinossauro devido à censura do regime militar no Brasil. Quando finalmente pôde ser gravada, sua execução ainda era proibida, mas as rádios recebiam tantos pedidos para tocá-la, que decidiram executá-la e arcar com a multa depois, cujo valor baixo tornava o infringimento da censura algo compensatório. A música é um rock pauleira tanto no ritmo como na letra.






Nome aos bois - Jesus não tem dentes no País dos Banguelas (1987)


A letra causou polêmica na época do seu lançamento por causa da citação de 34 nomes de pessoas do Brasil (incluso o período sob o Império Português) e de outros países, dentre eles Estados Unidos, Haiti, e Uganda, que viviam sob outros regimes (Estado Espanhol, Reino da Itália e Alemanha Nazista) e países que não existem mais (União Soviética), que se tornaram famosos pelos males que causaram à humanidade entre o século XVIII e o período contemporâneo da composição da música - a década de 80 do século XX. Já aviso que esta música não é para as pessoas de cabeça fraca e o clipe abaixo não é oficial, e sim uma montagem de um fã da banda.






O Pulso - Õ Blésq Blom (1989)


Os versos da canção são atribuídos a Arnaldo Antunes e recorrem à enumeração exaustiva, percorrendo uma sequência de doenças ao mesmo tempo que reafirmam a força da vida. A música também pode ser interpretada como versão patológica de Nome aos Bois, intercalando doenças com condições doentias.






Clitóris - Tudo ao Mesmo Tempo Agora (1991)


A música diz, sem pudor, sobre o órgão do aparelho genital feminino. Para quem não conhece o órgão vale a pena conhecer, respeitá-lo, acariciá-lo e ajudar a mulher a ter um belo orgasmo estimulando-o. OPS! falei algo que se trata do meu blog Sem Máscaras e com Pouca Roupa. Me desculpem, mas vale a pena ouvir a música.






DisneylândiaTitanomaquia (1993)


Uma música que mostra a globalização e que foi usada como base para uma questão do ENEM de 2013, especificamente o trecho: "Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné / Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul. / (...) / Crianças iraquianas fugidas da guerra / Não obtém visto no consulado americano do Egito / Para entrarem na Disneylândia", para que os examinados avaliassem as relações de consumo e produção no mundo.






Brasileiro - Domingo (1995)


Uma música que apresenta como é ser brasileiro ou como devia ser um brasileiro exemplar. Escutem com atenção cada verso.






Epitáfio - A melhor banda de todos os tempos (2001)


A música é composta de arrependimentos que uma pessoa pode ter na vida: "devia ter amado mais", "devia ter me importado menos, com problemas pequenos", etc. e que são sugestões de epitáfio, isto é, mensagens para se escrever em lápides. Porém ela não tem nada a ver com a morte do Marcelo Fromer que morreu antes de começarem as gravações dos discos. A música já estava composta tanto que Marcelo deu uma ajuda ao Sérgio Brito. Escolhi esta canção pois ela me faz lembrar dele e também porque traz uma mensagem boa.






KGB - Como estão vocês? (2003)

A música fala do temor do retorno de torturadores e extremistas do KGB, do Dops, da CIA, da Ku Klux Klan, do Terceiro Reich etc.






Antes de você - Sacos Plásticos (2009)


Paulo Miklos (que a compôs e quem canta) afirmou que "na maioria das vezes, criamos defesas e nos recuperamos. Mas no caso desta canção, sucumbimos a ele definitivamente. Não há influência mais poderosa do que o amor". É uma música romântica porém reflexiva.






Fardado - Nheengatu (2014)


O verso que abre a canção ("Você também é explorado - fardado!") foi inspirado em uma faixa vista durante as manifestações de junho de 2013 no Brasil, segurada por uma garota em frente a um batalhão da polícia militar, com os dizeres: "Fardado, você também é explorado". A música é uma crítica aos policiais.





Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Vocês também podem dar ideias de bandas e cantores para que eu realize uma discografia deles. Um bom restante de final de semana repleto de felicidades. Beijos e abraços. J-J























Por: Arthur Claro

13 comentários :

  1. Aii que delícia hehehehe e a música Epitáfio marcou minha adolescência viu..lembro que foi sucesso!

    Beijos
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, a música Epitáfio é linda mesmo. Beijos

      Excluir
  2. Cá estou... Adoro músicas e Titãs marcou a minha vida!
    Minha dica para futura postagem musical é Roupa Nova que também amo!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e a sua sugestão está anotada. Obrigado por sugerir, um carinhoso abraço.

      Excluir
  3. وضع المصايد المشبعة بالمبيدات مكان الجور، وتردم الجور مرة أخرى، ويمكن ايضا عمل ثقوب فى الباركيه أو البلاط ويحقن 4لتر من محلول المبيد كل ثقب.

    3ـ فى حالة الأشجار يتم ملىء خندق بعمق 30سم وعرض 30سم على بعد 50سم من جذع الشجرة مع تكسير الأنفاق والكتل الطينية ووضع مصايد الورق المقوى المشبعة بـالمبيدات حول الأشجار على نفس المسافة وعلى بعد نصف متر من كل منها وتروى وتردم.

    4ـ في حالة المخازن والشون يراعى عمل طبالى من الخشب المعامل بـالمبيدات لتخزين المواد والحبوب عليها.
    شركة مكافحة النمل الابيض بخميس مشيط
    شركة مكافحة النمل الابيض بالخبر
    شركة مكافحة النمل الابيض بالدمام
    شركة مكافحة النمل الابيض بالاحساء

    ResponderExcluir
  4. Como la radio que se ve en la primera foto, tenían mis padres una.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostava das músicas antigas, inclusive já fui ao show deles quando era mais nova.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as músicas são boas, eu também já fui em um show deles. Big Beijos

      Excluir
  6. Algumas músicas eu conhecia e outras não.
    Bem interessante o post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que estas que você não conhecia tenha te agradado. Obrigado pelo comentário.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design