quinta-feira, 4 de julho de 2019

Bugs do Mark: como a instabilidade do 'Whatsapp', 'Facebook' e 'Instagram' me afetou?



Quem utilizou o Facebook, Whatsapp e Instagram ontem (03) enfrentou uma série de dificuldades e bugs das plataformas. Vídeos, áudios e imagens não podiam ser baixados, visualizados ou escutados. O problema persistiu tanto no acesso ao computador quanto pelo smartphone.  Não por acaso, os problemas foram apresentados por empresas de Mark Zuckerberg. Há um mês (02 de junho) serviços do Google, Youtube e Snapchat apresentaram instabilidade

Os problemas surgiram na manhã de ontem, por volta de 11 horas. Isso foi quando alguém me mandou um áudio no Whatsapp e não consegui ouvir, pedindo a pessoa que o reenviasse, mas mesmo assim não consegui executá-lo. Acreditava que era problema na minha internet ou o celular que estava muito sobrecarregado, mas depois vi que atingiu milhares de usuários das redes sociais, quando relataram no Twitter e no Downdetector.  




Os bugs me atingiram diretamente, logo no dia que completei 30 anos. Pessoas me enviaram vídeos e gifs que só consegui vê-los no final do dia. Além disso, afetou o meu trabalho na fanpage dos Os cabeças da notícia, quando não podia visualizar as imagens de muitos posts e o impulsionamento estava indisponível.

De acordo com o Downdetector, o bug nas redes sociais começaram a partir das 10h no Brasil, Estados Unidos e Europa e durou por cerca de 9 à 10 horas, sendo normalizado às 21 horas. Em um bloco de notas anotei alguns fatos até que as redes sociais não apresentassem bugs. Veja:

11h - o Whatsapp, Instagram e Facebook apresentaram instabilidade.

15h33 - Whatsapp voltou a funcionar parcialmente (pude baixar imagens do status)

19h31 - Instagram estava estabilizado e o Whatsapp baixou imagens normalmente.

20h18 - Estabilidade do Facebook e da fanpage

21h39 - Foi possível baixar e escutar áudios do Whatsapp parcialmente

21h48 - Tive problemas para atualizar/compartilhar status no Whatsapp

22h41 - Tudo se normalizou no Whatsapp, Instagram e Facebook


O colaborador do blog, Thiago Nascimento, também enfrentou problemas para receber imagens importantes tanto pelo Whatsapp como pelo Facebook, o que acabou o deixando bastante nervoso:

"Me estressei com as redes sociais bugadas hoje. Mano, eu precisei pegar um troço pelo Whats, e não funcionou. Falei pra me enviarem no Facebook. Não funcionou. Mandei um 'vai pra pqp' e deixei pra lá"


Thiago precisava enviar uma foto para um vendedor do Mercado Livre porque comprou um negócio e o produto veio quebrado. Para realizar a troca, foi pedido uma foto, mas seu celular estava com a câmera péssima, então sua prima tirou a foto com o celular dela e ela não conseguiu lhe passar nem por Whatsapp nem por Facebook. Ele somente conseguiu a foto por volta de 20 horas, cerca de 5 horas após a primeira tentativa.

O colaborador reconhece que existia outras maneiras de conseguir a foto, até mesmo por email:

"Eu poderia ter pegado por Bluetooth, né?! Mas meu Bluetooth só funciona para conectar meu fone de ouvido."


A partir de agora, destrincho mais detalhes sobre a instabilidade do Whatsapp, Facebook, Fanpage e Instagram ocorrida ontem. 


Whatsapp


Sempre que tentava baixar uma imagem, áudio ou vídeo aparecia a mensagem "Falha no download: não foi possível baixar. Por favor, peça para que seja reenviado"





O que me fazia pedir para a pessoa reenviar o conteúdo. Como no caso de alguém que me mandou um áudio e não consegui baixá-lo nem escutá-lo. 





Uma pessoa me alertou da falha no download de mídias do Whatsapp com a seguinte mensagem: "Gente o Whatsapp está bugado. Áudios, fotos e vídeos não estão carregando". Pude constatar essa falha com ela e disse que não tinha conseguido ver o vídeo de aniversário enviado. 





Você até conseguia enviar imagens, áudios e vídeos para seus contatos, mas eles não conseguiam baixá-los, vê-los ou ouví-los. Por exemplo, mandei um áudio para um grupo de amigos, ele foi enviado normalmente, mas eu não conseguia ouvir (Para fazer uma checagem do que havia dito), nem os participantes conseguiam baixá-lo ou vê-lo. Foi aí que disse uma pérola no grupo: "Esqueci que não dá para vocês ouvirem e nem aqui dá para eu ouvir". 





O mesmo aconteceu com imagens e gifs. Alguém me mandou um gif de aniversário e não consegui abrir. Isso só foi possível por volta de 21 horas. 





Por relapso, eu sempre esquecia que não dava para os meus contatos verem as imagens enviadas. 







Fanpage e Facebook


Fanpages também apresentaram problemas. Não era possível visualizar imagens de vários posts e o impulsionamento estava indisponível em diversas ocasiões. Isso atrapalhou muito o meu trabalho como jornalista freelancer da Rádio Metrópoles, pois dependo da divulgação de posts de notícias e de seu impulsionamento. Acredito que isso afetou muitas fanpage
s, negócios e empresários também, afinal o bug durou mais de 10 horas







O Facebook, por sua vez, apresentou problemas em exibir imagens na linha do tempo, em perfis de usuários e nos Stories. Não foi possível compartilhar nada neste último, muito menos visualizar as atualizações dos amigos. De acordo com o Downdetector mais de 500 reclamações foram recebidas. 





A rede social de Mark Zuckerberg se manifestou a respeito:

"Sabemos que algumas pessoas e negócios estão com problemas para carregar ou enviar imagens, vídeos e outros arquivos em nossos aplicativos. Estamos trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível."


Instagram


Já o Instagram não permitia a postagem de fotos no feed ou no Stories (E se houve o caso de permitir o receptor não conseguia visualizar a foto). Aconteceu de alguém especial ter postado mensagens no Stories para mim e eu não conseguir visualizar, aparecendo aquela setinha que dá uma volta. 

Além disso, quando acessei o perfil de vários usuários muitas fotos não eram carregadas.





O Downdetector registrou pico de mais de 500 notificações de erro. 





Um bug e tanto


Muitos não repararam e nem sentiram os impactos dos bugs das redes sociais de Mark Zuckerberg, mas senti de perto por se tratar de uma data especial. 

Os bugs dessas redes sociais atingiu várias pessoas e a comunicação ficou precária e limitada, já que só era possível comunicar-se no Whatsapp, por exemplo, via texto (Os adeptos do áudio ficaram desnorteados KKKK). 

Com tudo isso, aprendi uma coisa: não vivemos mais sem as redes sociais e seus instrumentos e ferramentas.

E você, sentiu o impacto do bug em alguma rede social? Tem uma experiência para contar? Diga tudo nos comentários. Vamos compartilhar informações! 

Finalizo esse post com um meme muito legal que me enviaram. J-J




Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Eu percebi mas não me afetou tanto quanto à queda do sinal da NET aqui na minha região. Foram mais de 8 horas de instablidade. Isto sim, irritou-me bastante... rs

    ResponderExcluir
  2. Eu senti o impacto. Inicialmente, até pensei que fosse o meu computador e telemóvel que tivessem apanhado vírus. Aqui em Portugal só na madrugada do dia seguinte é que tudo voltou ao normal, mas também só senti os problemas a partir da hora de almoço.

    ResponderExcluir
  3. Nessas horas que a gente percebe como é dependente das redes sociais. Eu dependo delas no trabalho também, acabei ficando sem fazer muitas coisas, mas no pessoal também afetou bastante.
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas. Hoje em dia é praticamente impossível viver sem internet.

      Excluir
  4. Oi JJ
    Eu também sofri com isso, ainda tenho um video que não consegui carregar nas stories do Facebook e que ainda lá está tentando carregar e agora não consigo tirar aquilo de lá!!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design