domingo, 8 de julho de 2018

'Zoe' cria sua própria identidade gospel com letras, melodias e músicas



Zoe, estas três letras formam o nome de uma das minhas bandas favoritas do momento. Com 16 anos de estrada e 6 cd's, ela tem arrebatado fãs com um som de adoração, letras lindas e profundas e espontâneos e ministrações avivados. 

Formado como um projeto de departamento jovem em SP, o ministério começou timidamente e hoje já tem ganhado o Brasil, com a propagação de suas músicas e apresentações de shows. 

Os pastores Rogério e Roberta Silva são os responsáveis pelo Zoe, juntamente com uma equipe de liderança, ministros e músicos em sua maioria jovens. Em 16 anos, a banda já conseguiu envolver mais de 500 adolescentes e jovens ou "zooenses", como também são chamados.  

O objetivo do grupo é envolver e ajudar a moldar o caráter de jovens e adolescentes brasileiros através de músicas animadas e criativas, mas sem deixar de engrandecer o nome de Deus. Em uma postagem do Last.fm, o Zoe disse o seguinte:

"Nossos ouvidos, mãos, pés, vozes e corpos, bem como nossos instrumentos musicais são consagrados a Deus. Não tocamos, nem cantamos para o mundo, tudo o que fazemos, fazemos para Deus, para que suba como incenso agradável a Ele e oferta suave às Suas narinas."


O grupo tem uma boa afinação e letras criativas, emocionantes e envolventes, conseguindo criar uma atmosfera de adoração. As músicas falam da vida de Deus, de experiências, guerras, vitórias, alegrias e tristezas. Zoe mescla canções animadas e calmas, dosando diversão, entretenimento e adoração. 





Além dos criadores - Rogério e Roberta Silva - o grupo conta com outros 16 integrantes, que incluem três bateristas, três baixistas, um violonista, um guitarrista, um tecladista e sete ministros. 



Frutos e outros projetos






Atualmente, o trabalho do Zoe tem rendido bons frutos, como a inserção bem-sucedida de adolescentes e jovens na obra de Deus e o despontar do grupo no mercado sonoro gospel brasileiro. Além do ministério de louvor, o Zoe trabalha em outras frentes, como o projeto Profetas- Filho do Fogo e os segmentos de Intercessão, Diaconia, Colunas, Dança, Street, Pintura Pofética e Teatro. 

O que mais chamou a minha atenção é o de Pintura Profética, em que artistas plásticos criam pinturas ou desenhos durante o período de louvor dos cultos, tendo como base o dom da profecia . O objetivo é captar o coração de Deus por meio de cores e formas. 



Afinal, o que é "Zoe"


Zoe é uma palavra de origem grega que significa vida, mas não apenas isso: a verdadeira vida, aquela que vem de Deus. Zoe tem várias variantes, como vida verdadeira, plenitude de vida e vida abençoada por Deus. 

Quando os gregos traduziram a palavra Eva para sua língua, ela se transformou em zoe. Assim, Zoe e Eva possuem o mesmo significado. Uma mártir cristã também recebeu este nome, a Santa Zoe - queimada viva após converter-se ao cristianismo. Imperatrizes do império Bizantino também receberam o nome de Zoe. Desse modo, Zoe é um nome comumente feminino. No Brasil, mulheres batizadas com esse nome são apelidadas de . Zoe é utilizado na língua espanhola, italiana e inglesa. 

A banda foi feliz ao escolher esse nome, pois o grupo imprime alegria, vigor e vida, além de ser um agente transformador de seres humanos. O ministério Zoe teve como principal escolha de nome o versículo bíblico que se encontra em João 6:47 e João 10:10 que dizem, respectivamente:

“Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a VIDA eterna”.

“…eu vim para que tenham VIDA e a tenham em abundância”.



Logo da banda


Com o significado de zoe, o ícone e logo da banda não poderia ser outro: um pássaro com asas dinâmicas em um degradê que vai do amarelo até o laranja, passando por tons que sugerem ser dourados. A escolha de cores quentes e intensas foi assertiva: o amarelo é uma cor que significa alegria e vida!



Discografia


O Ministério Zoe já possui 6 cd's no mercado, sendo um cd na média de a cada dois anos. São eles: Deus poderoso (2006), Está consumado (2008), Simplesmente voar (2012), Eu me atrevi a Te chamar de Abba (2013), Há um vinho novo (2015) e Nunca foi sobre nós (2017). 





Deus poderoso (2006)





Zoe já traçava sua identidade com esse cd: louvor congregacional, envolvente, evangelizador e diferente. As ministrações, backvocal e melodias são os grandes destaques dessa obra. Há uma variação de ministros, bem como de estilos musicais. Destaco as faixas: Cada gota de sangue, Estrela da manhã, Filho de Davi, Quero te conhecer e Deus poderoso







Sobre a capa: Já apresentava a logo da banda. Ela contém a imagem realística de uma mão que segura o globo terrestre. Esta tem efeitos de pintura e borrões. O fundo é um céu ensolarado que traz várias letras das músicas da obra. 




Está consumado (2008)






O único cd duplo do Zoe que conta com 19 faixas. A obra apresenta novos arranjos e instrumentos (saxofone), além de diversos espontâneos e a ministração do pastor Davi Maia. Merecem ênfase as seguintes frases: Unção furiosa, Caminho da luz, Abre os céus e Está consumado






Sobre a capa: A capa é em tom vermelho sangue em sua maior parte e traz as palavras 'Tetelestai' e 'Está consumado' entrelaçadas formando uma cruz, que tem uma sombra atrás. A cor dourada das palavras e logo contrasta bem com o fundo da imagem. 




Simplesmente voar (2012)





Simplesmente voar possui 13 canções. Dos cds apresentados até agora, esse é o mais intimista e calmo. Destaco as canções: Eu sou do meu amado, Jardim, Ezequiel 37 e O fim é melhor que o começo













Sobre a capa: Em congruência com a ideia de calma e intimidade - proposta do cd - a cor em predominância é o azul com detalhes em lilás claro. A capa estampa a figura de uma águia, com a inscrição do título do álbum sobre ela. A logo do grupo encontra-se na parte inferior direita, com uma novidade: o número 3 em alusão ao terceiro álbum. 




Eu me atrevi a te chamar de Abba (2013)





O quarto cd da banda, lançado um pouco mais de quando ela fez uma década de existência. Eu me atrevi a Te chamar de Abba conta com 15 faixas, sendo a primeira apresenta um diferencial: o barulho de um coração batendo. Este álbum possui diversas faixas animadas, estilo rock e que são bem joviais e outras mais intimistas. As melhores canções são: Louco por Jesus, Graça, Nas profundezas do Teu amor, Filho do fogo, Vai valer a pena, Aquieta minh'alma, De glória em glória e Abba. Este, sem dúvidas, é um dos melhores projetos da banda. 






Aquieta minh'alma é uma das músicas mais marcantes do Zoe e a que mais identifica a banda. No início de 2017, a banda a regravou em um Web Clip, com direito à espontâneos e ministrações. Assista e se emocione:






Sobre a capa: Contém a figura de um pai e um filho de mãos dadas em uma paisagem linda e natural. O amarelo queimado e tons amarronzados é o tom que predomina. O título é todo escrito em caixa alta, mas 'Abba' aparece em tamanho maior. 



Há um vinho novo (2015)







Com 13 faixas, este é o penúltimo cd do Zoe. Aqui a imagem e o estilo da banda se concretizam de vez. As letras falam de renovação espiritual e um novo derramamento do espírito santo, em meio à mornidão e mesmice. Alegria, fé, presença de Deus e do espírito santo são os principais temas trabalhados. Merecem destaque as músicas: Chamado, Eu quero voltar a queimar, Fica aqui pai, No silêncio, Perto de você, Quando a luz se apagar, Sou prisioneiro do teu amor e Você me leva ao deserto. Ao lado de Eu me atrevi a Te chamar de Abba esta obra também se desponta sobre as outras. 










Sobre a capa: A cor predominante é a vinho. O título e a logo são brancos para dar mais destaque. No meio, há um círculo com a imagem de uma árvore que está em plena transformação. 




Nunca foi sobre nós (2017)







O cd possui 13 faixas e enaltece o poderio de Deus sobre todos e todas as coisas. Este é um cd com uma vibe mais intimista e de adoração. Mais uma vez, a Zoe consegue se inovar trazendo novas melodias, como a envolvente A graça e a verdade, a imponente e sombria Tributai, a baladinha de Nos olhos do leão e a cheia de desenvoltura O outro lado do amor. Inclusive estas últimas, junto com Canção do publicano, Creio em ti e Nunca foi sobre nós são as minhas prediletas do projeto. Nunca foi sobre nós é sutil e modesto, mas ao mesmo tempo incisivo, criativo e moderno. Possui uma leveza musical que agrada os ouvidos e um tom visceral que invade a alma. Difícil também não incluí-lo como um dos melhores da banda. 


















Sobre a capa: Ela é toda em detalhes acinzentados, sobre um fundo branco gelo. Os idealizadores mostraram que não é preciso de muito para criar uma capa bonita. 




Mensagens poderosas






As letras do Ministério Zoe são profundas, reflexivas e lindas. Elas não se resumem à apenas repetir um refrão e as palavras "Jesus é bom" ou "Jesus é legal". As letras podem ser tudo, menos superficiais. Há algumas que quase não se repetem estrofes, como Aquieta minh'alma e No silêncio. Outras são extensas, mas não cansativas. 

Existem letras que nos impactam profundamente, por conta das mensagens, verdadeiros ensinamentos para nossa alma e espírito. Com certeza o Zoe consegue propagar a verdade, paz e vida por meio delas. Veja alguns trechos de Aquieta minh'alma, O outro lado do amor, No silêncio e Você me leva ao deserto:



AQUIETA MINH'ALMA

"[...] E mesmo que minh'alma grite e tente me fazer voltar atrás
Eu vou confiar, eu vou descansar
Me lançar no Teu amor
No Teu amor, Senhor

O tempo não pode apagar, as muitas águas nunca levarão o amor
Que Você sente por mim, eu sei que tudo vai se cumprir
O tempo não pode apagar, as muitas águas nunca levarão o amor
Que Você sente por mim, eu sei que tudo vai se cumprir [...]"



O OUTRO LADO DO AMOR

"[...] Tentei fugir e você me caçou
Pensei que já bastava e você me mostrou
Que era só o começo
E o que eu pensei ser o fim nem começou

Como um leão você me cercou
Com fúria me despedaçou
Meus ossos quebrados, moídos
Então, eu aprendi
Que isso também é amor [...]"



NO SILÊNCIO

"[...] E quando estamos a sós minha cabeça no teu peito
Faz silenciar, todos os medos dentro de mim
É no silêncio que o teu coração fala ao meu

Acalma a tempestade no meu interior
Minh'alma agitada que quer sempre atenção
E as ondas de dúvidas que vem como um turbilhão
Na quebra das ondas de encontro
Aos rochedos do meu coração
E a rebentação querem me assustar

No silêncio venha comigo falar
No silêncio venha me amar
É no silêncio que eu posso declarar [...]"




VOCÊ ME LEVA AO DESERTO

"[...] Eu calei minha tristeza olhando nos Teus olhos
E afoguei as minhas lagrimas no Teu peito
Eu coloquei os meus desejos nos Teus sonhos
Não sei mais viver sem Ti

Estou seguindo meu caminho, me guio por Teus passos
Minha vontade eu apoiei na Tua lei
Na Tua identidade eu descobri quem sou
Você me atraiu com cordas de amor

Você me leva ao deserto pra falar de amor
Me deixa passar pelo vale pra mostrar que está comigo
Me põe no meio da tempestade, pinta um arco-íris
Pra me dizer no fim que a Tua fidelidade não acabou [...]"









Definitivamente, a Zoe não é uma banda qualquer. Com influências do pop e pop rock gospel, ela possui sua própria identidade, seja por conta das letras, melodias ou músicas. 




E vocês, já conheciam a Zoe? O que acharam das músicas? Até a próxima! J-J




Mais informações 
Site 
Instagram 
Canal no Youtube


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Não conhecia,mais achei bastante interessante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha só que legal, amei a novidade :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Hoje no blog, também falo em vida, nalgumas vidas, e como por vezes Deus parece que anda distraído!!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, td bem?
    Não conhecia a banda, que bacana!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=yIghnS8KXjc&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar nessa banda, vou dar uma olhada nos vídeos;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Acho muito lindo o nome 'Zoe', com um grande significado por trás. Bom, adorei o post, como sempre.
    Abraço!

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu ter uma filha, vou colocar esse nome. Acho lindo.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design