domingo, 16 de abril de 2017

Violência: motivos, estatísticas e solução



Se existe alguma solução ainda não sei, e nem mesmo o governo ou sociólogos sabem. Pode ser que indiquem alguns caminhos, mas específica e eficaz realmente não tem. 

Temos em alta um provável candidato à presidência da república que tem por lema “bandido bom é bandido morto”, que alguns criminosos são irrecuperáveis e merecem, no mínimo, apodrecerem na prisão. Confesso que em boa parte do tempo compactuo da mesma opinião, mas com uma diferença. Para mim é preciso estudar causa e consequência do crime antes de qualquer punição, severa ou não.

Hoje temos a maior taxa de criminalidade da história do país. Tomando por base as ocorrências de assassinato temos um comparativo bem alarmante. Em 1986 anos tivemos registrados em todo Brasil 20.479 homicídios. Já em 2016, 59.627. Difícil saber a que se deve tamanho aumento, se é proporcional ao crescimento da população ou se é um acréscimo propriamente violento.





Se tratarmos como propriamente violento teríamos que procurar causas, das quais a mais atribuída aos criminosos é a falta de educação. Dados indicam que 66% da população presidiária não concluiu o ensino fundamental; menos de 8% têm o ensino médio; e a mesma proporção é analfabeta, evidenciando também um fator socioeconômico.

Partindo do principio do fator socioeconômico temos a ideia de que todos esses criminosos são recuperáveis e é nessa tecla em que os Direitos Humanos costuma tocar sua música. Porém isso não é o fator motivacional por trás do crime, até porque se fosse teríamos mais da metade da população brasileira atrás das grades, já que é a característica socioeconômica da maior parte dos cidadãos.

Aperfeiçoando a ideia do candidato acima descrito, acredito sim em punições mais severas, mas antes em um estudo de causa. Este seria realmente a solução para a população carcerária e a que se encontra encarcerada no próprio lar com medo da onda de violência que só cresce sem contenção ou medidas justas para que quem sofra com o crime seja quem o comete e não a vítima.


Por: Stephanie Ferreira

12 comentários :

  1. Realmente a situação de violência extrema que vivemos atualmente é algo preocupante e assustador.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito nisso Stephanie, se você não construir escolas construirá cadeias. Uma triste realidade brasileira. A desmotivação educacional.

    rasgadojans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou a favor de maior punição já que temos a maior existente: mortes em presídios por superpopulação e violência nesses locais. A solução é: EDUCAR. Simples? Não. Temos comunidades onde estudar é a última opção, temos que pensar num contexto geral e é muito difícil. Nem dá pra explicar em um simples comentário tudo que penso.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla até que acredito que as condições das cadeias não sejam muito humanas, mas não acredito que a pena seja extra ao mal que uns e outros fizeram, para mim o que poderia amenizar essa situação seria apenas um filtro maior nas punições, análise bem feita de quem fez por merecer tais condições, e eu como cidadã que não pretende ir para tal lugar, acredito que muitos mereciam e deveriam trabalhar para pagar o custo de sua pena e mandar dinheiro para os familiares, não apenas a vida mansa que possuem, mesmo em condições ruins ainda sim é mansa

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Nem me fale desse candidato... Tenho medo só de pensar...
    Gostei bastante do seu post!
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente tenho medo de pensar, não acredito que esse candidato seja a melhor opção, mas não consigo aceitar não ter opção melhor, se continuarem com essa lista de prováveis candidatos nas eleições infelizmente ele será nossa melhor opção.

      Excluir
  5. Olha as coisas só tendem a piorar, medo desse pais, desse mundo!

    clebereldridge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. É complicado abordar esse assunto, mas concordo com você, acho que falta uma punição mais severa. Não acredito na frase: "olho por olho, dente por dente". Mas do jeito que as coisas vão a violência só tende a aumentar. É preciso investir em educação, pois só assim essa questão irá melhorar .
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As coisas na rua já estão "olho por olho e dente por dente", basta você não pagar 10 reais de dívida de droga e pagará com sua vida. Isso é que dá a certeza de impunidade

      Excluir
  7. Excelente o texto. Realmente o que eu leio do BR atualmente tá bem complicado né?

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto. Mas abomino a violência, acho que nada a justifica!


    Com muito carinho,

    Diamonds In The Sky, Daniela Silva

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design