domingo, 11 de setembro de 2016

Cores, datas e ocasiões temáticas

Hoje inicia-se a Semana das cores. A ideia dessa semana partiu do colaborador Layon Yonaller, e nos próximos 5 dias falaremos das aplicações, significados, conceitos para a vida e sociedade, além de várias curiosidades sobre as cores. 

Teremos como base as 7 cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) e suas variações. Nesse primeiro post, falarei dos significados das cores em datas, meses e ocasiões temáticas. Destacarei, portanto: o Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho. Por que convencionou-se usar cada uma dessas cores para determinar essas datas?




Setembro Amarelo

Estamos no mês do Setembro Amarelo, mas você já parou pra pensar o por que dessa cor para representar a data? 




O amarelo no trânsito significa atenção e sinaliza para os motoristas de trânsito diminuirem a velocidade do carro e redobrarem a cautela. De acordo com a Advocacia de Trânsito, o condutor precisa tomar várias medidas quando vê um sinal amarelo (com grifos):

"Como se sabe, legalmente o “Sinal Amarelo” indica que o condutor deve diminuir a velocidade e parar e não que este deve aumentar a velocidade para passar, sendo que, independente de lei, PARAR é a reação mais prudente".


A fita amarela, que representa o combate ao suicídio, significa a mesma coisa do que o conceito no trânsito:

"A cor amarela tem como objetivo chamar a atenção de todos para esta causa que é o suicídio e principalmente dizer que é possível sim preveni-lo, buscando perceber a dor do outro, nos ouvindo mais, dando mais espaço para conversar abertamente sobre a prevenção e suas consequências". (A Razão)




Mas além do significado de atenção, o amarelo também tem outros, como a de ser uma cor que imprime alegria, iluminação e que é a mesma do astro rei. De acordo com alguns dos estudiosos de cores, o amarelo chama bastante atenção por ser uma cor vívida e intensa. Tudo a ver com o Setembro Amarelo. Outra coisa curiosa, é que o amarelo também representa comunicação - uma das principais soluções para a prevenção do suicídio. Veja outros conceitos dessa cor, de acordo com o incrível site Follow The Colours:

"O amarelo simboliza o sol, a luz, o ouro. Nenhuma outra cor é tão instável quanto ela – um pouco de vermelho e ela se transforma em laranja, um pouco de azul e se torna verde. É também a cor mais feliz, relacionada ao otimismo e espontaneidade, mas também acidez, irritação, hipocrisia, inveja, impulsividade. Ao mesmo tempo que traz iluminação e entendimento, é a cor dos desprezados e traidores".


Outubro Rosa

Em 2015, a Avon instalou uma roda gigante rosa para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama.


O Laço Rosa representa  a luta contra o câncer de mama e é utilizado mundialmente para essa causa. Historicamente, o primeiro laço dessa cor foi introduzido pela Fundação do Câncer de Mama Susan G. Komen durante a Corrida para a Cura em Nova York, em 1990, mas, no início, o laço não teve a importância que existe hoje em dia.

Foi então em 1992 que uma mulher chamada Alexandra Penney - editora chefe da Self - e Evely Lauder - então vice-presidente da empresa Estee Lauader - criaram um laço para o combate do câncer, mas sem uma cor definida. Até que elas conheceram a senhora Charlotte Hayler de 68 anos que estava combatendo a doença. Ela escolheu outra cor, antes do rosa ser a cor padrão (com grifos):

No entanto, uma senhora de 68 anos de nome Charlotte Hayley que acabara de combater o câncer de mama produziu laços laranjaCharlotte vendeu-os com um cartão que dizia " O budget anual do Instituto Nacional do Câncer é de 1.8 bilhões de dólares, e somente 5% vai para a prevenção contra o câncer. Ajude-nos a acordar os nossos legisladores e a América, usando este laço." A mensagem rapidamente se divulgou, o que fez com que Penny e Evelyn se interessassem pelo conceito de Hayley. Ambas viram potencial na ideia de se associarem a Charlotte. Mas esta rejeitou a proposta, alegando que Penny e Evelyn eram demasiado comerciais. Após uma discussão com Lauder, Hayley e os seus advogados foi então acordada uma nova cor. A cor-de-rosa fora então escolhida para a cor do laço, tornando-se assim um símbolo internacional para a luta contra o câncer de mama. (Wikipedia)


Sem sombras de dúvidas, a cor rosa representa o gênero feminino, mas não deveria ser assim. Definir cores para os gêneros é besteira. Para os cientistas, a cor rosa em tons mais claros expressa inocência, e em mais escuros inspira desejo, afeto e feminilidade. O tom do laço do Outubro Rosa é mais voltado para o rosa bebê, logo inferimos a inocência e a luta dessas mulheres contra o câncer de mama. Veja mais o que dizem sobre o rosa:

"Do masculino ao feminino, a cor-de-rosa é o tom do charme e da gentileza. Infantil, é suave, sentimental e perfeita para os pequenos que gostam de confeitos.
Chamado também de magenta, pink, fúcsia, rosa choque, não é somente um meio termo entre o vermelho e o branco, tem caráter próprio. Aliás, há cientistas que afirmam que não é propriamente uma cor. Mas, existem conceitos que só podem ser descritos através dela e todos eles são positivos. Sim, ela é a única na qual ninguém diz nada de negativo, já que traz vida e juventude". (Follow the colours


Ao trazer "VIDA" e "JUVENTUDE" essa cor, aplicada ao Outubro Rosa também pode trazer mais vida às mulheres que estão à beira da morte.


Novembro Azul



A cor azul é associada à sensação de paz, serenidade, limpeza, água e produtividade. Ela me traz calma, tanto é que a maior parte do blog é nesse tom. Fazendo uma analogia ao Novembro Azul, podemos perceber que escolheu-se essa cor por ela ser bastante popularizada no gênero masculino, além de outros fatores. Vejam o que dizem sobre ela:

"Tem o poder de acalmar e relaxar as pessoas. É relacionado a purificação, expulsa energias negativas, além de favorecer a amabilidade, a paciência e a serenidade. Estimula a busca da verdade interior, bondade, ordem e disciplina". (Follow the colours

Realizar o toque (que muitos homens temem) pode ser a melhor maneira de se eliminar energias negativas e prevenir doenças. 


Dezembro Vermelho



No arco-íris, o vermelho representa o tom mais forte e a última cor da escala; no trânsito, ele significa "pare" ou "parada obrigatória"; e no Dezembro Vermelho, representa o sangue na Luta Contra à AIDS. No trânsito, o vermelho tem uma conotação seríssima, assim como no Dezembro Vermelho: uma parada obrigatória e um papo sério sobre uma das doenças que mais mata no mundo.

O projeto do Laço Vermelho foi concebido em 1991:

"[...] foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de AIDS. [...] O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids [...]". (GIV)

A cor vermelha é bastante ligada a ideia de amor, emoção, romance e prazer, além de representar urgência, perigo, importância. Daí o por que de empresas de liquidação usarem essa cor ou vermos placas de perigo em vermelho. Se associado ao amarelo, pode representar apetite, como na logo do MCDonald's ou do Burger KingDe acordo com o Follow the colours, o vermelho é a cor mais conhecida e a primeira que o homem batizou. 


Quem diria que veríamos tantas curiosidades sobre o amarelo, rosa, azul e vermelho?! Aguardem pelas próximas cores e posts! J-J




Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Amei o post, ainda não conhecia dezembro vermelho e achei bem interessante.
    Muito informativo o blog.♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Gosto bastante quando uma causa é levantada.
    Setembro amarelo principalmente, por ter tido problemas na família com o suicídio.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post! Eu amo a cor amarelo porque ela realmente passa essa alegria toda, né? Não sabia de várias curiosidades, adorei!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto de amarelo, mas a maioria das pessoas não gostam né?

      Excluir
  4. Eu adorei essa ideia de vocês falarem cada dia de uma cor! Estarei acompanhando ♥

    www.adolecentro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Percebemos que essa semana foi um sucesso.
      Beijos e boa semana.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design