segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Nova logo da "Google": além das letras

Semana passada (01), a Google apresentou a sua nova logomarca. É a sétima mudança da empresa, que está se reinventando nesse mundo tecnológico, onde as pessoas acessam a internet nas mais diferentes plataformas, como pc, smartphone, tablet, entre outros. A Google garante que essa não será a última mudança, e que ela não foi só estética, mas com interesses de estratégia digital. 

Sem dúvida alguma, esse é o principal buscador da internet, e a assimilação das pessoas já existia, por conta das cores da marca, como por sua popularização. É fato que os internautas já estavam habituados a fonte serifada e bem 'magrinha', mas não custa nada acostumar-se com a nova, mais gordinha, sem serifas, arredonda, e com cores mais suavizadas. Afinal de contas, a marca já melhorou muito.




Na maioria das suas artes visuais, a marca preza por cores primárias, por conta da fixação e popularização. As pessoas já estão habituadas a essas cores, além delas serem mais memorizáveis do que as outras, já dizia a Gestalt e a publicidade. A falta de serifa, deixa as fontes menos elitizadas e mais bonitas, em minha opinião. 


Novo visual do Google Search

Novo visual do Google+

Novo visual do Google Tradutor


Estratégia digital
Agora a Google não está focada somente em sua logomarca já bastante difundida, mas em recursos, que por mais que passem despercebidos pelos nossos olhos, não passam pela nossa mente, nem pelo nosso consumo. Lembra das cores primárias da logo? Agora elas estarão presentes em outras ações, mostrando que "o sistema Google está funcionando"



A Google não tem mais só uma logomarca bonitinha de cores primárias, mas esta está além das letras, em outras funções, como o microfone que leva as cores da marca; os sinais de "carregando"; e o G (o que eu achei mais bonito) colorido, para que a marca alcance formatos menores, através de novas roupagens desses símbolos.


Vantagem invisível
A nova logo pesa menos que a anterior. Enquanto esta pesava 14 mil bytes, aquela 305 bytes. Uma diferença enorme, não é?! O que significa que agora a página de busca demorará menos para carregar, ainda mais nas novas plataformas, como smartphones e tablets.


Essa é a nova logo da Google: simples, desembaraçada, colorida e simpática. A tendência da empresa é continuar mudando, para buscar harmonia na interação entre empresas e usuários. E vocês, aprovaram a nova logo? J-J


Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. adorei este post, em especial a "vantagem invisível" que é realmente uma maravilha :D

    ResponderExcluir
  2. Oii! Que legal, o post! Pensei que era só estético mesmo.
    Olha, eu só não gostei muito da logo que fica na guia de navegação (eu não sei como fala). Fora isso, tá em legal '
    Abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo que se fala. Eu gostei de todas as mudanças.

      Excluir
  3. eu adorei o upgrade que eles deram, realmente ficou tudo mais bonito e mais agradável, adorei o post
    http://www.quintagaveta.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei essa novo logo deles e foi o que me inspirou a mudar o meu blog. Dá uma olhada lá só ;) Eu acho que quanto mais simples e leve a logo fica, melhor fica a página, não só em questão de design, mas em questão de carregar mais rápido mesmo, como você disse. Eu adorei!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei o novo logotipo do seu blog! Você arrasou. O menos é mais.

      Excluir
  5. Você leu minha mente ao fazer esse post! Eu notei a mudança e fiquei me perguntando se tinha alguma finalidade. ADOREI. Gostei muito dos logos menores e do G, assim como do simbolo de carregando. De fato, as cores já viraram marca registrada e nos remetem diretamente à marca.

    Beijos
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe. Sempre procuro trazer temas interessantes. Exatamente. O vermelho, o amarelo, o azul e o verde são do Google e ponto.

      Excluir
  6. Como designer eu entendi o porquê da mudança de terem que se modernizar, mas visualmente não gostei, por estarem usando fontes geométrica a la bahaus e ainda COLORIDAS, ficou parecendo logo infantil :c particularmente não gostei, pq deixou menos sério, mas agora faz sentido com toda iconografia que a Google está usando, tudo no modo flat, então o logo antigo já estava "datado", mas gosto das serifas do velho e do "g" minusculo clássico
    ps: logomarca não existe, o logo do google é do tipo logotipo ^^

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de muitas fontes serifadas. Acho que a ideia era justamente essa: deixar mais leve, divertida e popular a marca.

      Excluir
  7. eu tinha percebido que eles tinham mudado mesmo, e sabe que eu gostei dessa mudança beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design