sábado, 19 de setembro de 2015

"Deu bug!": a final ao vivo de "Masterchef"

Nem tudo foi festa.

A segunda edição do Masterchef terminou na última terça (15) com a vitória de Izabel, que voltou duas vezes ao programa e levou o título. Foram 3 horas de programa, mais de 1 milhão de twets e reportagens especiais logo que a atração acabou, no Jornal da Noite, apresentado por Boris Casoy. O programa de culinária, que conquistou os brasileiros (e a mim) surpreendeu, e não digo por conta da vitória, mas pela promessa de programa ao vivo, que não aconteceu. 

Na semana que antecedia à final, a apresentadora Ana Paula Padrão disse que o último programa seria ao vivo, e que Izabel e Raul se enfrentariam em um duelo culinário. Pensei assim: "Uau! Essa final será incrível!". E parecia que seria: a final trouxe os familiares e ex participantes, uma entrada triunfal de Izabel e Raul (parecia tapete vermelho do Oscar) e até a participação de Preta Gil (What?!) na interatividade. Mas o curioso estava por vir: Raul e Izabel duelaram em um programa gravado. 

Estava tudo "em ordem": Ana Paula com o mesmo vestido da gravação, ao vivo; os aspirantes a masterchefs de avental, tanto na gravação e ao vivo; e até mesmo ex participantes postavam fotos em tempo real no Instagram

Não era. E foi o mais difícil de aceitar. Fernando estava com a mesma blusa do programa gravado e ao vivo (espero que ele tenha lavado); Ana Paula Padrão com o mesmo vestido, mas foi pega 'na mentira' quando maquiagem e cabelo não ornavam na gravação e no 'ao vivo'; além da divulgação de fotos da final por Raul uma semana antes.


"Eu vou com a mesma blusa da gravação no programa ao vivo, posto uma foto com o chef Jackin no meu insta, no decorrer da exibição da final, e fica tudo certo", Fernando. Ou não.


Gravado ou ao vivo?


A mancada de Raul uma semana antes da final.


O fato é que a "final" não foi ao vivo, e sim há dois meses. Quando o último programa foi ao ar, a apresentadora, os jurados e a direção já sabiam do resultado. O vencedor, de acordo com o jornalista Fernando Oliveira, foi registrado em cartório, e apenas divulgado no dia 15. Quando estava vendo a final, o jornalista Pedro Blanche, colaborador do blog, me surpreendeu e spoilou o resultado com esse link. E eu já estava achando tudo estranho.

Foi uma mancada feia. Mas poderia ser escondida se os produtores fizessem tudo direito. O programa ficou um verdadeiro Frankenstein com colagens ao vivo e gravadas. O jornalista Flávio Ricco soube expor essa problemática:

"[...]a incoerência maior foi colocar no ar um programa tão longo, com abertura e encerramento ao vivo e o resto gravado. Mesmo se valendo de todo um teatrinho e os participantes usando os mesmos figurinos, como explicar o sumiço da plateia durante a realização da prova? No gravado, antes de anunciar o resultado, Ana Paula pediu que os participantes se colocassem atrás dos jurados e todos desapareceram, em questão de segundos, na volta do ao vivo? Fazer teatrinho em televisão é complicado".


Seria mais fácil assumir que tinha partes gravadas, do que levar o público a crença que era ao vivo. A atração ser gravada produziu descontentamento e desencanto, em minha opinião. Acabou com a boa fama que o programa teve até aqui. O cuidado com a edição de programas televisivos deve ser levado em consideração. Nos programas anteriores, eu já não entendia muito bem "como todos os participantes conseguiam terminar seus pratos quando Ana Paula fazia a contagem regressiva". Todo o teatro foi mal desenvolvido. Como Pedro Blanche disse na conversa que tive com ele: "O prato não pode ficar quente o tempo todo. Já esfriou e está no intestino".

É inegável a expectativa de uma "final ao vivo", como a Band prometeu fazer. Publicidade, anunciantes, celebridades, um estúdio cinematográfico montado para 300 pessoas, carro de luxo e tapete vermelho para os finalistas, manchete em um dos seus principais jornais. Mas foi uma verdadeira 'lambança' e comentários maldosos nas redes sociais que manchou a trajetória de todo o reality, porque o pessoal do programa não se atentou para o figurino e soltou spoilers antes da hora. Eu odeio saber spoilers de programas, novelas e filmes que assisto (Odeio quando minha mãe me conta algo que ainda vai acontecer na novela); fiquei perplexo quando Fátima Bernardes falou da trajetória de Mickael Jackson antes de dar a notícia oficial; e não gostei nada da "pseudo final ao vivo" do Masterchef. J-J


Por: Emerson Garcia

21 comentários :

  1. :o
    Eu também notei isso e fiquei chocada. Pra que cozinhar antes e "divulgar o resultado ao vivo"? Aquele interatividade no twitter tava até legal, pra quem usa a rede, mas dava pra perceber que as frases de interação entre os estúdios eram combinadas.
    Pior que isso, só aqueles memes hahahah
    Estava torcendo pro Raul :(

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk isso sem falar daqueles memes. Vergonha total! Quase não plagiou o BBB, só que não.

      Excluir
  2. ahah que situação! realmente é muito mau um pseudo final

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu adoro esse programa, mas uma mancada dessas é realmente o que deixa a gente decepcionada, nossa =/. É chato isso mesmo, nem repararam na maquiagem anterior para fazer algo similar.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O programa, infelizmente, caiu muito no meu conceito.
      Obrigado pela visita. Depois vou no seu blog.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu adorei o programa, mas parei de assistir depois que a Irante saiu (ela era minha preferida rsrs). Mas fiquei muito feliz pela vitória da Izabel, gosto muito dela. Mas foi mesmo uma mancada o que fizeram!
    Bom final de semana!
    http://olivroemquehabito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O programa teve uma história muito legal, até essa final deprimente.

      Excluir
  5. Oi Emerson,
    Eu sou viciada em Realitys de culinária, mas eu não consigo ver o Masterchef Brasil, é muito tarde e eu sempre durmo. HAHAHAHA
    Mas adorei seu post.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Termina lá pra 1h da manhã. Tem muitos realitys de culinária agora né?

      Excluir
  6. Ai ai, reality show é tão complicado.É tudo meio que armado né?E isso dá muita raiva, pois eles sabem bem manipular a gente rs
    Mas gostei do seu post mesmo assim :)


    beeijos
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. E a ironia de dizer que é tudo real, que não tem nada de invenção. Muito complicado.

      Excluir
  7. ja sabia que a Izabel ia ganhar, já tinha caído na net ah tempos... Aff odiei essa final kkkkkkk adoro o programa, mas vou te falar viu, falem da globo, mas globo é globo, por isso esses canais não saem de onde estão. Foi ridículo, pois ninguém é trouxa, e ate minha sobrinha de 1 ano viu que era gravado kkkk e as montagem com ao vivo e gravado, tava ridículo tbm. Em fim #bandmelhore kkkkkkkkkkkk


    Bjuuuuuu
    http://www.blogjumedeiros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Band melhore! Hahaha Viu?! Até as crianças percebem as coisas.

      Excluir
  8. Era tão óbvio e ridículo que eu até dormir haha.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Não assisto esse programa, mas todo mundo sempre fala nas redes sociais, inclusive na final, o twitter bombou hahahaa
    Que feio né? Um verdadeiro micão hahahaha, não sei pq enganar as pessoas assim, não era mais fácil fazer ao vivo e pronto? Infelizmente essas coisas são tudo combinadas já... Não existe votação, nem nada :(
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O envelope secreto só foi encenação, pelo que deu pra entender.

      Excluir
  10. Assisti algumas vezes o programa, mas fiquei muito triste com o resultado final. Não acho que a Isabel deveria ter ganhado. Fiquei bastante chocado com os indícios que indicou, deu bug mesmo.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa!Que mancada dos participantes, não assisti o Masterchef pela razão de ter outro programa que gosto muito no mesmo horário, por parte fico meio feliz de não ter acompanhado. Que coisa...Acho que seria mais fácil se eles fizessem ao vivo mesmo.

    blogpor-ai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design