quarta-feira, 18 de março de 2015

Memória afetiva na abertura de "Sete vidas"



Algodão doce, andar de bicicleta, bolha de sabão, café com leite, castelo de areia, banho de chuva e formatura. Esses são alguns elementos nostálgicos que fazem parte da vida de qualquer pessoa. Se perguntarmos: quantos já comeram algodão doce? Quantos já andaram de bicicleta? Ou quantos fizeram um castelo de areia? Se não todos, quase todos levantariam as mãos. É exatamente o cotidiano e o dia-a-dia das pessoas que é retratado na belíssima abertura da novela Sete Vidas, o que se chama de memória afetiva.




Memória afetiva é uma memória ligada a objetos, sons, lembranças do passado, que de alguma forma fica gravada no intelecto das pessoas até as mais variadas idades. Quase todo mundo sabe qual o movimento que se faz para abrir um coco; que cor fica um café misturado com leite; ou ainda, o que acontece se assoprar um dente-de-leão. 

Nesse sentido, os produtores da abertura fizeram uma série de pesquisas, e até saíram as ruas com câmeras para registrar essas memórias afetivas tão íntimas a nós. Eles aproveitaram o tema da vida e registraram desde a concepção, como o movimento de espermatozoides; até experiências do dia-a-dia, como o afago de uma mãe com o seu bebê, o apertar de um botão de elevador, o riscar de gizes coloridos, o movimento de passar roupa, ou, até mesmo, as lições de geografia.




Embora as memórias afetivas façam parte da vida cotidiana, muita das vezes, quando crescemos, acabamos por não apreciá-las e não cultivá-las. O tempo é o grande vilão por não deixar que se aprecie o belo da vida e as coisas mais minimalistas. Quem repararia em um dente-de-leão hoje em dia? Em um orvalho de uma folha? Em um pingo de água em uma cerca? No movimento de uma faca cortando pimentões? Ou no relevo de uma árvore? Confesso que para reparar em todas essas cenas tive que printar a abertura (risos!). E não foi todas as imagens que printei, pois tem algumas que passam muito rápidas.




A primeira vez que vi essa abertura fiquei emocionado. O processo de criação, a trilha sonora com What a Wonderful World na voz de Thiago Iorc, e a fotografia nostálgica, o clima singelo, me transportaram para vários momentos da minha vida. Chegou a hora de apreciarmos o belo e as coisas mais simples! J-J

“Ficamos cerca de dois meses andando com câmeras diferentes para todo o lado que íamos, até nos finais de semana com nossas famílias. Algumas situações mais específicas, preparamos antes. Outras vieram do acaso”, conta um dos responsáveis pela criação, Alexandre Romano. 





Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. Achei linda a abertura da novela e esse post tá incrível <3
    Beeijo

    marinaalessandra.blogspot.com
    Conheça meu canal: www.youtube.com/marypelosdezoito
    Twitter: @mariinaale
    Instagram: mariinaalessandra

    ResponderExcluir
  2. É bem fofa a abertura e conversa com a temática da novela.

    Bjs, rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tinha visto a abertura, achei super linda! Adorei a edição e a escolha das imagens.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei muito linda a abertura , e o Thiago cantando foi o máximo!!!
    Belo post!!!
    Bjus

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não vi essa abertura ainda, mas através do seu texto/imagens deu pra ter uma ideia de como é bonita e muito interessante. Parabéns por mais esse post "delicioso" de ler, e de ver. Seu blog é EXCELENTE;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Pois para mim essa criação é a mais linda de todas que já vi, é de uma sensibilidade incrível, pois a vida é feita de detalhes mesmo, e tantas vezes eles passam despercebidos e desprezados pela correria desenfreada do nosso dia a dia, fazendo a gente esquecer de que são nesses pequenos detalhes onde a felicidade mora. Linda postagem, bela homenagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela singeleza no comentário, Elaine. Acho que é exatamente isso que a abertura pretende fazer. Beijos!

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design