quarta-feira, 4 de março de 2015

Dom de reportagem: Paleta mexicana





As paletas mexicanas estão na moda no Brasil hoje em dia. Conheci quando fui a um shopping de Valparaíso (cidade vizinha à Brasília) e pedi uma de maracujá com leite condensado. Embora com o preço salgado (quase R$ 10) gostei muito do picolé, principalmente da mistura do azedinho da fruta com o doce do leite condensado. Recentemente, tive a triste notícia que elas não são mexicanas, e se tem algo parecido no México são os picolés de fruta, só que sem recheio nenhum. E lá não é esse absurdo de preço que nem no Brasil. Foi aí que me perguntei: de onde surgiu a verdadeira paleta mexicana?!




Bem, a verdadeira paleta mexicana surgiu no México, mas lá não é recheada, e somente a fruta pura e fresca. 








É um tipo de picolé, com consistência de sorvete. O nome vem do espanhol, "palo" ou "bastón", em referência ao palito que é congelado em cada sobremesa. Os locais onde elas são vendidas, são chamados de Paleteria e o profissional, de paletero.





Basicamente, elas podem ser de qualquer tipo de fruta (a que eu fiz com minha prima e meu sobrinho foi de morango). Manga, limão, açaí, creme, melancia, coco e tantos outros, estão entre os sabores. Quando se fala do recheio, os brasileiros variam entre doce de leite, leite condensado, cholocolate, nutella (tanto na parte externa, quanto interna) e por aí vai. Uma Paleteria em São Paulo tem 22 sabores diferentes. 





Enquanto no Brasil, o preço é exorbitante, no México, as paletas são tradicionais da cultura e são vendidas em lojas simples, com preço popular e barato. Além disso, elas não possuem recheio, mas as frutas são misturadas com hibisco, rum ou tamarindo. Não há franquia de lojas, ou seja, eles não querem lucrar com isso, e sim, paleteros que empurram seus carrinhos de paleta pelas ruas. Nada de espaço climatizado e com design colorido, como no Brasil. Em resumo, a paleta genuinamente mexicana é feita de fruta e água, somente.

Toda a promoção e propaganda que se tem no Brasil é uma forma de arrecadar fundos. Quem não quer tomar um picolé mexicano? Contudo, as paletas passaram por transformações, principalmente no preço, e os brasileiros não reclamam porque pensam que ela é mexicana. O estrangeirismo sempre chamou a atenção do povo daqui, e não seria diferente com a paleta.





Se assustou com o preço de uma paleta mexicana?! Notícia: você pode fazê-la em casa!

Créditos: Jeans Rasgado









Mas não é só a paleta mexicana que está na moda no Brasil. Está ficando cada vez mais comum os picolés Naked (picolés pelados), que é basicamente, picolés de água de coco com pedaços de frutas naturais. E detalhe: isso foi criado por uma dupla de brasileiros *-*




O legal é que as frutas aderem ao formato do picolé.


A inovação é uma alternativa saudável para quem não abre mão de uma sobremesa dessas no calor. A Naked não possui ainda postos de compras, mas, se for de São Paulo, você pode fazer seu pedido por email getnaked@sorvetenaked.com.br. O valor ainda continua salgado, como a paleta: R$ 8.





Será um concorrente da paleta mexicana?! Eu não sei. Sei que esse assunto me deu calor e vontade de tomar um picolé. J-J


Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. Para, minha decepção foi descobrir que isso não existia no México! Aqui em SP é uma loucura total, as filas para isso são quilométricas e dá até preguiça haha Mas eu gosto da ideia de fazer em casa :3
    E como eu ainda não conhecia os Naked picolé? Achei sensacional a ideia!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Talvez compense fazer em casa. Eu ainda não provei a Naked, mas me parece ser saudável.

      Excluir
  2. Quando eu soube disso, eu fiquei chocada. Mas mesmo sendo carinha e bem diferente da tradicional, uma coisa a gente não pode negar: é uma das melhores sobremesas do mundo. A minha preferida é de morango com leite condensado. ♥ E essa novidade eu não sabia. Deve ser bom também e acho que a moda pega sim! ;-)

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita. Gosto de tudo que tenha leite condensado haha. Não conhecia essa "paletas mexicanas", mas me interessei bastante. Não curto morango, mas iria adorar uma de maracujá ^^ abraços

    http://cold-vanessa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A de maracujá é muito boa também. O azedinho da fruta com leite condensado... hmmmm

      Excluir
  4. Falando sobre Paletas, essa semana meu namorado comentou comigo que lá no México não tinha mesmo as paletas, achei tenso! rs

    Nunca tinha visto os picolés da NAKED, que perfeição demais! <3
    Estou seguindo teu blog, gostei e me identifiquei, já que pretendo agora fazer Comunicação Social!

    Beijo ❤

    21 Invernos
    Facebook

    ResponderExcluir
  5. Oi Tudo bem?
    Vim retribuir a visita ao meu blog, e fui surpreendida pelo conteúdo do seu blog. Simplesmente adorei!!!!!
    Não conhecia as paletas mexicanas, isso é novidade para mim. E achei esses naked super originais, é bem a nossa cara.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho que eu iria curtir mais as paletas verdadeiramente mexicanas, sem recheio! Gosto mais de sentir o sabor das frutas do que do leite condensado (e outros ingredientes adoçados artificialmente).

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design