Hoje é a vez da paraibana Fabíola Beltrão... [Being Fashion Being Is Happy] Especialista em moda/fashion, designer de moda, colunista de moda no portal WSCOM e Revista Nordeste e Diretora Criativa de NimiaN, onde tem camisetas exclusivas [me mandou uma blusa de PB].
A coleção a seguir teve como inspiração o quadro O grito de Edvard Munch e chama-se Expressionismo na Moda, como a Fabíola Beltrão disse em entrevista exclusiva ao blog Jovem Jornalista: "Escolhi formas e o significado desse quadro para montar a coleção de vestuário feminino. Foi do quadro que eu tirei a cartela de cores para a coleção".
É Fabíola Beltrão que explica o significado de expressionismo: "Movimento artístico que tinha como base expressão de sentimentos de forma subjetiva".
Além disso são características do expressionismo: Deformação; cores vibrantes; sensibilidade através de explosões com pincel; retrato do patético, trágico e sombrio. Em todas as 22 ou 25 obras de Fabíola ela quis mostrar esse "sombrio".
E como foi a ideia da fashionista? Bem, esse trabalho é da conclusão de curso dela. E partiu do princípio de extrair silhuetas para ter um resultado da coleção final. É fabulosa a escolha de tecidos e figurino que ela teve para a coleção: "Escolhi como tecido de base o cetin bucol que representaria o “corpo humano”, já que é um tecido que nos dá uma ótima opção de relaciona-lo com “estrutura” e o gazar – hidro que obtém transparência facilmente associado, neste caso, ao “sentimento”".
Na pesquisa que fiz na internet percebi que o cetin bucol é utilizado para vestidos de casamento, e no caso da Beltrão, ela usou de uma forma mais trágica, com cores como o preto e vermelho. Compreendi também que esse tecido é forte e nos remete a ideia de sentimentos avassaladores. Sobre o gazar hidro, também dá um efeito legal, como a nossa participante especial do blog disse. Vejam alguns modelos de gazar:
Sobre as cores da coleção agora. Bem, vocês verão muito preto, azul marinho e vermelho.
E ela conclui: "Como no expressionismo, o sentimento é mais forte do que o corpo físico, ou seja, forma física, por isso, a sobreposição do gazar hidro = sentimento, por cima do cetim bucol = estrutura do corpo humano. Essa foi a minha justificativa para montar a coleção “Expressionismo na Moda”".
J-J
CONVITE
ResponderExcluirPrimeiro, eu vim ler o seu blogue.
Agora, estou lhe convidando a visitar o meu, e se possivel seguirmos juntos por eles. O meu blogue, é muito simples. Mas, leve e dinamico. Palpitamos sobre quase tudo, diversificamos as idéias. Mas, o que vale mesmo, é a amizade que fizermos.
Estarei grato, esperando VOCÊ, lá.
Abraços do
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com
Ahh! Que legal, bastante interessante o post :D Gostei!
ResponderExcluirbeijos
Passei para lhe desejar um fim de semana agradavel, e comunicar que estou seguindo este blogue.
ResponderExcluirFelicidades mil.............................................
Super diferente e arrojado.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirMuito interessante a matéria, não conhecia este trabalho.
Vou visitar o Blog da Fabiola para conhecer mais.
aaa e boa sorte no Sorteio rs.
Inté
Káh Lima Romão
Muito legal esse trabalho, não conhecia!
ResponderExcluirBeijos
http://neversaynever-believe.blogspot.com.br/
Ah, também sou Paraibana! Mas não conhecia a gata :3
ResponderExcluirhttp://www.world-cutest.blogspot.com.br/
Muito boa a ideia de se inspirar no expressionismo pra uma coleção de moda, acho que tem tudo a ver =)
ResponderExcluirMuito legal esse trabalho! Adoro azul marinho.
ResponderExcluirBjus
Um ótimo início de semana!
Rafaelando
Você é Paraibano? :O
ResponderExcluirEu também KKK
Bom, adoro o expressionismo, na moda então!
Abraço!
http://blog-part-of-me.blogspot.com/
Muito interessante o trabalho dela. Parabéns Fabíola!
ResponderExcluirhttp://naomemandeflores.com
obrigada a todos que passaram por aqui....
ResponderExcluirbeijos
Fabíola Beltrão