quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Universo mágico e lúdico

Festival de bonecos em cinco dias esteve trazendo stands, marionetes e mamulengos que cativaram crianças e adultos

Ponto de Cultura, por Emerson Garcia

Peças teatrais, stands de artesanato, de cultura popular, marionetes e mamulengos, formaram as atrações do Sétimo Festival Internacional de Bonecos de Brasília, que ocorreu de 16 a 21 de setembro na área externa da Funarte, com o objetivo de apresentar tradições de diversas culturas, tanto brasileiras como internacionais.

O festival de bonecos já perdura há sete anos e tem o costume de a cada ano trazer bonecos de diferentes origens, além de apresentações de danças populares e peças teatrais. Para João Rodrigues, integrante do grupo de dança Balangué Baião, “o festival tem a capacidade de abranger todas as culturas”.

A peça de teatro São Saruê, de uma companhia de bunequeiros , animou a criançada e despertou a atenção delas com a Mamulengada, espetáculo que utiliza as mãos para dar vida a bonecos de pano. Os mamulengos representavam personalidades nordestinas típicas que interagiam com os presentes. O espetáculo contou, também, com cantiga de roda.

Foto tirada por Emerson Garcia. Equipamento: máquina digital

Resgate
O Ponto de Cultura, um dos stands montados no festival, chamou a atenção de muitos, por ser uma companhia de Taguatinga, de mesmo nome, que resgata costumes nordestinos. A companhia vai para as ruas e propaga, através de fantasias, música popular, instrumentos como pandeiro, tambor e zabumba, o folclore nordestino. Além disso, seus integrantes utilizam marionetes e mamulengos.

Mas não só de bonecos, o Festival se sustentou. O grupo de dança Balangué Baião, segundo João Rodrigues, “visa a cultura popular do nosso município (PA) que perdura a mais de 50 anos”. (JJ)

P.S.: Como esse blog é quinzenal, vou ficar quinze dias sem ver vocês (ahhhhhhh nãooooo). Mas nas próximas semanas eu volto cheio de novidades, como o quadro: "dando uma de fotógrafo", uma super reportagem sobre cultura e uma hiper entrevista com o Toninho Pop. Aguardem!!!!

Por: Emerson Garcia

0 mostraram o dom, quer mostrar o seu? :

Postar um comentário

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design