quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Quinta de série: Xuxa, o documentário

 Pode conter spoilers!


Hoje é dia de falar da série documental Xuxa, o documentário, produzida por Pedro Bial (Conversa com Bial) para a Globoplay. Ela é desenvolvida em parceria pelos Estúdios Globo, Endemol, Endemol Shine Brasil e com direção artística de Pedro Bial e roteiro de Camila Appel. Ela foi transmitida entre 13 de julho e 10 de agosto de 2023, em 5 episódios, de em média 1 hora cada um. 

O objetivo da docussérie é apresentar a trajetória de vida e carreira da cantora e apresentadora de televisão Xuxa Meneghel, com entrevistas inéditas, reencontros significativos e muito mais. Com mais de 40 anos de carreira, perpassando gerações, quebrando recordes nacionais e marcando a infância de diversas famílias não só no Brasil, mas também no mundo, a série documental apresenta um novo olhar sobre quem foi e quem é Xuxa. Há entrevistas exclusivas, depoimentos inéditos e uma imersão nos momentos mais importantes de sua carreira.


Xuxa está irretocável na série e com bastante abertura para responder as perguntas dos produtores e revelar detalhes de sua vida profissional, cotidiana e pessoal. O momento mais aguardado da produção, sem dúvidas, é o reencontro com a produtora Marlene Mattos, com muito diálogo, pingos nos "is" e lavagem de roupa suja. Está certo que o fator veracidade e verdade foram um pouco comprometidos, já que o reencontro parece que foi encenado e é como se Xuxa e Marlene Mattos já tivessem se reencontrado anteriormente, mas, mesmo assim, os momentos foram tensos, com verbalização de queixas, mágoas e por aí vai.

O cenário e a cenografia do documentário também merecem destaque. Foi construído um cenário com a nave da Xuxa, que nos dá nostalgia se a gente foi criança nos anos 1980 e 1990, com tudo que tem direito e que nos traz essa lembrança e memória. 

 


Em 2021, Xuxa anunciou no Encontro que a Globoplay estava produzindo um documentário sobre sua vida e 29 anos que ela permaneceu na Globo. Na época, a rainha dos baixinhos manifestou o desejo que Pedro Bial produzisse esse documentário, já que tinha uma aproximação com ele e por ter prestado uma entrevista em seu programa. Em março de 2023, durante as gravações do documentário, Xuxa reencontrou sua antiga empresária, Marlene Mattos, com quem não se falava desde 2002.

Outrora, Xuxa também comentou sobre o impacto emocional do projeto, revelando que revisitou memórias que não lembrava. Os roteiristas e produtores fizeram uma gigantesca pesquisa. Xuxa disse o seguinte: "Eles mexeram não só no baú, mas em caixinhas que estavam fechadas por muito tempo".

Xuxa, o documentário conta com depoimentos de Angélica; paquitas, como Andréa Veiga e Letícia Spiller; Boni; Junno Andrade; Luiza Brunet; Luciano Szafir; Marlene Mattos, Paulo Massadas; Renato Aragão; Sasha Meneghel; Sergio Mallandro; e Viviane Senna. 

O documentário vai desde o início da carreira de Xuxa como modelo, perpassando por seu sucesso no cinema e na música, garantindo reconhecimento em toda a América Latina, Europa e Estados Unidos. A produção também foca no seu relacionamento com o campeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, o nascimento de Sasha Meneghel e o incêndio no Xuxa Park. Também tem o reencontro com sua ex-empresária Marlene Mattos e a perda de sua mãe, Alda. O episódio final é focado nos abusos que sofreu na infância, refletindo sobre sua trajetória como uma estrela que sempre se declarou e soube o que queria. Aos 24 anos, já dizia que se tornaria uma "velha chocante".

O primeiro episódio obteve destaque como uma das produções de maior audiência do Globoplay na semana de estreia, ficando atrás apenas das telenovelas Terra e Paixão e Vai na fé.

A recepção da crítica foi positiva, ao trazer um conteúdo inédito que atende ao desejo do espectador de revisitar a trajetória já conhecida e memorável da apresentadora. O documentário toca em assuntos delicados, como a atuação de Xuxa em Amor estranho amor. A parte dela ser ligada à rituais satânicos foi totalmente suprimida da produção. Parece que Pedro Bial não quis focar nessas questões.

Considero a produção marcante, que mostra a rainha dos baixinhos como você nunca viu e desmitifica muitas coisas com relação à ela. O embate entre Marlene Mattos achei que fosse mais intenso, mas não deixa de o ser. Recomendo a produção, caso queira conhecer mais de sua história. J-J



Por: Emerson Garcia

2 comentários :

  1. Como não esquecer da Xuxa, como gostava de assistir o programa infantil dela quando era criança, uma produção maravilhosa, Emerson abraços.

    ResponderExcluir
  2. E aí, beleza?

    Eu já assisti e gostei. Sempre soubemos das tensões entre ela e a Marlene.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design