quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Quinta de série: Enredos da liberdade - o grito do samba pela democracia

Pode conter spoilers!


Hoje é dia de falar de Enredos da liberdade - o grito do samba pela democracia. Essa é uma série documental do Globoplay que explora como as escolas de samba do Rio de Janeiro abordaram a luta pela democracia e a superação do regime militar durante a década de 1980. A série foi lançada no dia 1 de fevereiro de 2024 e contou com 5 episódios. Foi produzida por Couro de Rato, criada por Rodrigo Reduzino e dirigida por Luis Carlos de Alencar.

A produção mostra como os sambas-enredos, com suas letras e alegorias, se tornaram uma poderosa ferramenta de expressão e resistência contra a censura e a repressão da ditadura. Os sambas-enredos abordam temas como a luta pela liberdade, a redemocratização, a anistia e a importância da participação popular.

Através de pesquisa e música, a produção abordou a criação dos sambas-enredos das escolas de samba no contexto da ditadura militar e a efervescência do Carnaval durante o período de redemocratização nos anos 1980, como ferramenta de crítica social, manifestação social e de luta pelo povo negro. Ao abordar, em seus desfiles, problemas sociais e estruturais, como a censura, a pobreza e o racismo.


A série apresenta entrevistas com figuras importantes do carnaval carioca, como Neguinho da Beija-Flor, Martinho da Vila, Flávia Oliveira, Pinah, Haroldo da Costa, Leci Brandão, Muniz Sodré, Rosa Magalhães e Milton Cunha, que relembram os enredos e as experiências da época.

Vários períodos políticos são abordados, tais como: período da Constituinte, que é destacado como um momento de esperança e renovação, com os sambas-enredo celebrando a elaboração da nova Constituição; e o carnaval das diretas, onde as escolas de samba participaram ativamente das manifestações populares pela redemocratização e eleições diretas.

Foram utilizados arquivos do acervo da Globo, que resgataram imagens raras do carnaval carioca. Em 45 dias de gravações, envolvendo 30 profissionais e 12 escolas de samba, foram entrevistados 55 nomes do Carnaval do Rio de Janeiro e 31 especialistas em Carnaval e História.


A série contou com uma trilha sonora própria, liderada pelo diretor musical Rafael Mike. Cada episódio, por sua vez, contou com um samba-enredo clássico regravado por nomes conhecidos da Música Popular Brasileira e novos artistas vindos de escolas de samba. Participaram das regravações nomes como Teresa Cristina, Mart'nália, Grazi, Vic Tavares, Wantuir, Bico Doce e Analimar.

A série lembra que o carnaval nunca foi "só" um rega bofe. Esteticamente, por sua vez, a série é um desbunde visual: imagens restauradas de desfiles históricos, making of de ateliês fervilhando, croquis que viraram alegorias inesquecíveis. Tudo isso acompanhado de uma trilha sonora que mistura sambas clássicos com gravações de ensaios, fazendo o espectador se sentir dentro da quadra.

Em resumo, Enredos da liberdade celebra a força da cultura popular brasileira, especialmente o samba e o carnaval, como agentes de transformação social e resistência política. Se você curte documentários históricos, de cultura popular e de entender como a arte reflete (e provoca) mudanças sociais, sim, vale muito. É entretenimento com conteúdo, emoção e consciência política. J-J


Por: Emerson Garcia

2 comentários :

  1. Um documental interessante pra assistir, Emerson boa quinta-feira abraços.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito legal o posicionamento dos tais carnavalescos, em prol da liberdade.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design