sábado, 11 de janeiro de 2025

Rádio Bagaralho: Programa 'Lá vem a história' #7 - Forró

Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento da Gráfica ALC começa o programa Lá vem a história. No programa de hoje vou falar um pouco do estilo musical Forró.

Forró é um dos gêneros musicais da festa forró (é uma festa popular originária da Região Nordeste do Brasil). O gênero foi criado por Luiz Gonzaga em 1958, a dança do xote passou a acompanhar as músicas e a ser chamada de dança do forró. O termo forró, segundo o filólogo Evanildo Bechara, é uma redução de forrobodó, que por sua vez é uma variante do antigo vocábulo galego-português forbodó, que teria a conotação de desentoação. O elo semântico entre forbodó e forrobodó tem origem, segundo Fermín Bouza-Brey, na região noroeste da Península Ibérica, onde "a gente dança a golpe de bumbo, com pontos monorrítmicos monótonos desse baile que se chama forbodó"

Na etimologia popular é comum ser associada a origem da palavra forró a expressão da língua inglesa for all (para todos). Essa versão foi criada a história que no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco, promoviam bailes abertos ao público, mas outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco por Parnamirim - RN do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada na cidade, porém não há nenhuma sustentação para tal etimologia do termo.

Em 1912 estreou a peça teatral "Forrobodó", escrita por Carlos Bettencourt e Luís Peixoto, musicada por Chiquinha Gonzaga. Em 1937 a palavra forró já se encontrava registrada na história musical na gravação de “Forró na roça”, composta por Manuel Queirós e Xerém. O forró tornou-se popular no início da década de 1950, quando Luiz Gonzaga gravou "Forró de Mané Vito", no entanto o forró popularizou-se em todo o Brasil com a intensa imigração dos nordestinos para Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Nos anos 60, além Luiz Gonzaga, destacaram-se artistas como Marinês, Ary Lobo, Jacinto Silva e outros. Foi nos anos 1970 que surgiu a moda do forró de duplo sentido, consagrada pelas composições e interpretações de João Gonçalves e Zenilton. No fim desta década, intrumentos como a bateria, o baixo elétrico e a guitarra elétrica já eram introduzidos nas gravações de Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino e Genival Lacerda.


Dominguinhos - Eu só quero um xodó




Jackson do Pandeiro - O canto da Ema




Genival Lacerda - Severina Xique Xique




Zenilton - Todo mundo lá tem culpa






Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Peço que comentem nesse post as músicas que gostariam de ouvir, pode ser qualquer estilo musical. Um bom fim de semana repleto de felicidades. Sigam a Rádio Bagaralho no Instagram (@radiobagaralho). J-J


Por: Arthur Claro

0 mostraram o dom. Quer mostrar o seu? :

Postar um comentário

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design