Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento da Gráfica ALC começa o programa Lá vem a história. No programa de hoje vou falar um pouco do estilo musical Jovem Guarda.
Jovem Guarda é um movimento cultural brasileiro que surgiu em meados da década de 1960, que mesclava música, comportamento e moda. Teve seu início em um programa televisivo chamado Jovem Guarda na TV Record que era apresentado pelos cantores Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.
O estilo musical era influenciado pelo Rockabilly e o Soul, tendo músicas com temáticas amorosas, adolescente e até versões abrasileiradas de músicas britânicas e norte-americanas que faziam sucesso na época. Além dos apresentadores do programa, existia outros cantores que faziam sucesso na época, são eles: Ronnie Von, Eduardo Araújo e Sylvinha Araújo, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Martinha, Vanusa, Leno e Lílian, Evinha (Trio Esperança), Deny e Dino, Paulo Sérgio, Dick Danello, Reginaldo Rossi, Sérgio Reis, Antônio Marcos, Márcio Greyck, Waldirene, Ed Wilson, Jorge Ben Jor, Tim Maia e as bandas Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps, Lafayette e seu Conjunto, Os Incríveis, Os Vips, Os Jovens, The Pops e The Fevers.
Além das músicas, a vestimento que estava na moda era calças colantes de duas cores em formato boca-de-sino, cintos e botinhas coloridas, minissaia com botas de cano alto. Também existia várias gírias que os jovens utilizavam na época, tais como: "broto", "carango", "legal", "coroa", "barra limpa", "lelé da cuca", "mancada", "pão", "papo firme", "maninha", "pinta", "pra frente", e a clássica "é uma brasa, mora?".
Bons vídeos
ResponderExcluirFeliz fim de semana
Esse movimento cultural virou história, fez o maior sucesso e consagrou Roberto Carlos como rei. Tenho uma colega, mais velha que eu, que até hoje é fã dele. E temos o especial todo fim de ano, né? Beijos nas bochechas! :)
ResponderExcluirHermosa música. Te deseo un buen fin de semana.
ResponderExcluir"Quero que vá tudo para o inferno" fez grande sucesso. Até o pessoal da bossa nova que torcia a cara para aqueles cabeludinhos. A turma que gostava das músicas de protesto, também tiveram que se render ao trio e até acharam motivos para dizer que essa música estava mandando a ditadura para o inferno. Não estava, a Jovem Guarda ignorou a ditadura mas valeu para amenizar a consciência da turma do protesto...rs
ResponderExcluir