sábado, 14 de dezembro de 2024

Rádio Bagaralho: Programa 'Lá vem a história' #6 - Jovem Guarda


Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento da Gráfica ALC começa o programa Lá vem a história. No programa de hoje vou falar um pouco do estilo musical Jovem Guarda.

Jovem Guarda é um movimento cultural brasileiro que surgiu em meados da década de 1960, que mesclava música, comportamento e moda. Teve seu início em um programa televisivo chamado Jovem Guarda na TV Record que era apresentado pelos cantores Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. 

O estilo musical era influenciado pelo Rockabilly e o Soul, tendo músicas com temáticas amorosas, adolescente e até versões abrasileiradas de músicas britânicas e norte-americanas que faziam sucesso na época. Além dos apresentadores do programa, existia outros cantores que faziam sucesso na época, são eles: Ronnie Von, Eduardo Araújo e Sylvinha Araújo, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Martinha, Vanusa, Leno e Lílian, Evinha (Trio Esperança), Deny e Dino, Paulo Sérgio, Dick Danello, Reginaldo Rossi, Sérgio Reis, Antônio Marcos, Márcio Greyck, Waldirene, Ed Wilson, Jorge Ben Jor, Tim Maia e as bandas Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps, Lafayette e seu Conjunto, Os Incríveis, Os Vips, Os Jovens, The Pops e The Fevers. 

Além das músicas, a vestimento que estava na moda era calças colantes de duas cores em formato boca-de-sino, cintos e botinhas coloridas, minissaia com botas de cano alto. Também existia várias gírias que os jovens utilizavam na época, tais como: "broto", "carango", "legal", "coroa", "barra limpa", "lelé da cuca", "mancada", "pão", "papo firme", "maninha", "pinta", "pra frente", e a clássica "é uma brasa, mora?".


Roberto Carlos - Quero que vá tudo pro inferno 



Sérgio Reis - Coração de Papel 



Wanderléa - Pare o casamento  



Erasmo Carlos - Gatinha Manhosa 







Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Peço que comentem nesse post as músicas que gostariam de ouvir, pode ser qualquer estilo musical. Um bom fim de semana repleto de felicidades. Sigam a Rádio Bagaralho no Instagram (@radiobagaralho). J-J


Por: Arthur Claro

8 comentários :

  1. Esse movimento cultural virou história, fez o maior sucesso e consagrou Roberto Carlos como rei. Tenho uma colega, mais velha que eu, que até hoje é fã dele. E temos o especial todo fim de ano, né? Beijos nas bochechas! :)

    ResponderExcluir
  2. Linda música. Te deseo un buen fin de semana.

    ResponderExcluir
  3. Hermosa música. Te deseo un buen fin de semana.

    ResponderExcluir
  4. "Quero que vá tudo para o inferno" fez grande sucesso. Até o pessoal da bossa nova que torcia a cara para aqueles cabeludinhos. A turma que gostava das músicas de protesto, também tiveram que se render ao trio e até acharam motivos para dizer que essa música estava mandando a ditadura para o inferno. Não estava, a Jovem Guarda ignorou a ditadura mas valeu para amenizar a consciência da turma do protesto...rs

    ResponderExcluir
  5. A fun and informative introduction to Jovem Guarda! Arthur Claro's program highlights the iconic Brazilian cultural movement, blending music, fashion, and slang from the 1960s. The mix of local talent and global influences created a vibrant era in Brazilian pop culture.

    ResponderExcluir
  6. Meus pais viveram bem essa época e minha mãe era fã do Roberto Carlos.
    Blog em festa, celebro 21 anos da criação. Te convido para um pedaço do meu bolo virtual.
    Big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei os vídeos, Emerson! A jovem guarda marcou a história! Excelente post! Obrigada pela visita e volte sempre! Feliz fim de semana! Beijos sabor carinho. Donetzka

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design