quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Cartões, selos, cartões postais, carros de som, telegramas - Ainda existem esses costumes tão tradicionais de comunicação?

Dá para acreditar que sou da época das fichas de orelhão, cartões telefônicos, selos postais, telegramas, caderninhos, agendas, folhas de fichários, cartões e das homenagens de carros de som?! Não sou tão velho assim (tenho 34 anos), mas pude acompanhar o auge disso tudo, sua queda, substituição e extinção. 

O interessante é que pude ver in loco todas essas transformações e substituições. As fichas foram substituídas por cartões telefônicos e, depois, teve o surgimento de celulares e a extinção de orelhões pelas ruas. Por sua vez, os selos postais, telegramas e cartões de papel foram substituídos pelas mensagens enviadas eletronicamente.  

A tecnologia e as redes sociais foram as principais responsáveis por essas transformações. O fato é que há algumas coisas que me dão uma nostalgia e saudade. Teve uma época em que colecionava cartões telefônicos, isso porque os celulares estavam surgindo e cortava o meu coração que os cartões tinham sido aniquilados por eles! E eles eram únicos, personalizados, com várias imagens e estampas. 


E o que aconteceu com os selos postais, telegramas e cartões postais?! Nestes tempos onde tudo é por SMS, WhatsApp e email, quase ninguém mais utiliza cartas e envelopes. Saudades de quando recebia um cartão postal de uma pessoa que viajou para um lugar bacana ou um parente que morava em determinada cidade. Não se usa mais nem mesmo estampilhas e selos, por conta do fechamento das agências filatélicas. E os selos eram personalizados, bacunudos, de várias localidades nacionais ou internacionais. 



Me lembro, como se fosse hoje, da utilização de fax eletrônicos, telegramas e até mesmo da máquina de escrever. Me divertia lendo as mensagens de telegrama que minha mãe recebia no trabalho de votos, felicitações, mensagens amorosas e de querer-bem. Antes do telefone, mandávamos telegramas. Era a única maneira de dar notícias urgentes para pessoas que moravam longe e também utilizado em ambientes corporativos. Os textos de telegrama eram enxutos, diretos, com mensagens íntimas e informativas. Era possível criar e fazer desenhos e formas geométricas utilizando caracteres e sinais gráficos. Diversão pura! Também escrevi (e brinquei bastante) em máquinas de escrever, dando uma de escritor e autor de livros! O barulho das teclas era divertido e a gente ia escrevendo até o final e depois puxava o dispositivo para a esquerda novamente. E quando a tinta borrava o papel? A tinta podia ser preta ou vermelha...  



Por sua vez, é cada vez mais raro ver cartões físicos de aniversário, natal, bodas, românticos e até mesmo aqueles marcadores de páginas comemorativos e com mensagens bíblicas. Os cartões natalinos surgiram na Inglaterra no século XIX, com o objetivo de substituir às cartas de Boas Festas. Hoje em dia, eles que são os substituídos por mensagens eletrônicas e cartões virtuais. Os cartões físicos simplificavam a mensagem e você podia escrever seus votos de próprio punho dentro deles. Tenho alguns na minha caixa de recordações, mas minha mãe tem muito mais. Há aqueles em 3D, sonoros, com música e com desenhos e ilustrações bem legais. Eles também serviam como decoração nas árvores natalinas.  

E os carros de som, hein? Foi inesquecível quando recebi um, com a minha música preferida da época. Tá certo que deu uma certa vergonha ouvir meu nome ser pronunciado no som altíssimo e todas as pessoas ouvindo a mensagem, mas é legal saber que sou amado e querido por elas. E hoje, será que alguém mais contrata carros de som para fazer homenagens?!


O fato é que cartas, cartões, cartões postais, selos, telegramas e os carros de som de homenagem estreitam mais as relações, promovem alegria, amor, reconectam pessoas, expressam amizades e amores e tornam histórias antigas vivas novamente. Hoje as mensagens são mais diretas, curtas e mecânicas, o que deixa um pouco a magia dos relacionamentos esmaecerem.

Mas, ainda no século XXI e em pleno 2024, ainda há quem mantenha essas tradições que foram perdidas no decorrer do tempo. O toque do papel jamais será o mesmo do da tela. Mensagens de carro de som, não é a mesma coisa de receber um áudio ou um vídeo musical, por exemplo. Ainda há pessoas que gostam de enviar cartas, pois isso demonstra que você tem algo diferente, que ninguém mais se atreve em mandar ou tem, e você pode ler sempre que quiser e guardar como uma lembrança boa. Escrever e enviar cartas físicas é algo muito legal e bonito ainda. Não tem nada de cafona nisso! Ainda tem gente, também, que não se entregou aos cartões natalinos digitais e mantém viva a tradição dos cartões físicos confeccionados e criados de forma criativa e enviados para a gráfica. Esses cartões natalinos físicos são enviados pelos Correios, em envelopes e tals (Veja só!), com direito até mesmo ao selo natalino do ano.


Ainda tem gente que preza pela tradição e nostalgia. E isso é louvável! Não é questão, por exemplo, da tecnologia e redes sociais serem melhores ou piores que as outras questões analógicas. Mas é questão que tem algumas coisas antigas e que foram abandonadas no decorrer dos anos que dão uma certa nostalgia e saudade. J-J      


Por: Emerson Garcia

16 comentários :

  1. Boa tarde e uma excelente quinta-feira. Um ótimo início de mês de fevereiro. Acho que sim. Eu, por exemplo tenho uma coleção de Cartão Telefônico com mais de 25 anos e uma coleção de chaveiros. Eu prefiro os antigos cartões de Natal, eram melhores do que as mensagens de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Ainda existem em muitas cidades . Eu pessoalmente gosto de cartas . O problema é que quem recebe nem sempre gosta

    ResponderExcluir
  3. Olá, Emerson
    Postagem interessante, também fui dessa época. Trabalhei com máquina de datilografia e gostava muito, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Emerson só sei que aqui na minha cidade o orelhão não existem mais, as vezes saio o meu celular acaba a bateria procuro um orelhão e não acho, isso faz uma falta.

    ResponderExcluir
  5. É maravilhoso todo o avanço que tivemos na questão de tecnologia, mas as vezes dá uma saudade de quanto tudo era mais simples e 'tinha um tempo de espera' onde podíamos aproveitar mais.
    Eu também colecionava cartões telefônicos e trocava com as minhas irmãs os repetidos
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi JJ,
    Eu ainda sou do tempo em que nem sequer havia celulares kkkk sou do tempo do bip! Acho muito romântico receber um postal escrito à mão!
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. A tradição ainda vive. É algo louvável hoje em dia. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Creio que há lugar para tudo :) Eu continuo a enviar cartões de aniversário e de natal feitos por mim para as pessoas queridas que sei que vão apreciar. Noto que os jovens (20 anos por aí) estão a começar a dar mais importância a essas atenções! É bom receber uma mensgame pelo aniversário mas melhor ainda é aquele cartão que sabemos que houve tempo a escolhê-lo, a escrever e a enviá-lo pelo correio! Já o telefone, sou sincera prefiro o smartphone pela sua praticidade! Abraço

    ResponderExcluir
  9. Uma excelente tarde de terça-feira meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  10. Uma excelente retrospectiva dos meios de comunicação com um saudosismo muito comum de nós das décadas 50, 60,70 principalmente. Fui colecionador de fichas telefônicas. Tinha de todas as telefônicas. Lembro como também se burlavam os orelhões para pegar fichas. Mas o tempo é implacável e o avanço tecnológico é terrível na arte de substituição. Sou um curioso pelas novidades e assim vou acumulando também saudades.
    Gostei.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Emerson
    Fiz um curso de datilografia e na mesma escola fui chamada para ensinar, depois de um tempo consegui um emprego numa Faculdade para ser datilógrafa numa biblioteca, gostava muito, excelente postagem. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua postagem! Pura nostalgia! Ainda gostamos de cartões físicos por aqui, principalmente no Natal, mas o preço deles está desanimador. De tudo o que você escreveu, a única coisa que eu não tenho saudade são os carros de som. Aquilo me dava pesadelos, por sorte nunca recebi nenhum. Ficaria muito envergonhada.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  13. Que postagem nostálgica e maravilhosa

    Beijos
    https://www.pimentadeacucar.com/

    ResponderExcluir
  14. Não é uma questão de idade,as mudanças acontecem. Só que muita gente prefere o "como era antes".
    Outro li seu perfil,devo ter confundido sua idade.
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design