sábado, 21 de dezembro de 2024
Rádio Bagaralho: Programa 'Igual porém Diferente' #30
sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Aplicativo do game Show do Milhão
Quem aí curte assistir Show do Milhão e ver quem acerta mais perguntas e responde mais de casa? O Show do Milhão é um programa de sucesso do SBT que já teve como apresentadores Silvio Santos, Celso Portiolli e, atualmente, Patrícia Abravanel. O programa faz tanto sucesso, que conta até mesmo com o game em um aplicativo para Android, sistema iOS ou Alexa.
Desenvolvido pelo SBT Games, a versão é muito parecida com a da televisão. Ela conta com os pulos, cartas, assistente virtual e universitários, assim como na TV. Conta também com a narração de Silvio Santos, que fala quantos reais a pergunta vale, se o jogador "está certo da resposta", "se pode perguntar?", "se você pula?" e "se posso entregar o ouro?".
De fato, o Show do Milhão é o game de perguntas e respostas mais querido do Brasil, que está disponível na palma da mão. Costumo jogá-lo quando estou entediado e quero passar tempo.
O jogo apresenta vários diferenciais. Você pode personalizar o seu avatar com características próprias suas e escolher o modo que as perguntas são geradas: modo clássico (perguntas diversas e variadas) e escolher temas (escolha o tema e/ou temas para as perguntas serem geradas).
Com o game, você testa seus conhecimentos e os demonstra em desafios de uma competição eletrizante. Dá pra você se divertir e se sentir no programa, apesar que algumas funções deixaram a desejar como a do assistente virtual e dos universitários. Ao invés de optar-se por recursos sonoros, optou-se apenas por respostas escritas. Então, faltou um "quê" e um aprouch a mais, mas fora isso, dá para se divertir, sim.
O aplicativo também conta com a Liga do Milhão, que é uma competição virtual entre vários participantes, onde você pode avançar cada vez mais, colecionando moedas e ouros e obtendo vantagens exclusivas. A cada semana, você pode subir na liga e alcançar o topo do ranking. Dá para você monitorar seu progresso na área de estatísticas, verificando a quantidade de acertos e erros, e muito mais. Mas atenção! Os prêmios conquistados no jogo são fictícios, de caráter ilustrativo e não podem ser trocados por valores reais em dinheiro!
Desde que joguei, só ganhei 1 mihão de reais apenas uma única vez. Sim! Pode não parecer, mas é um jogo complexo, que exige conhecimento, desenvoltura e estratégia em qual questão pedir ajuda, qual não. É necessário ter essa perspicácia de em qual pergunta pular, qual usar o Alex, as cartas e os universitários. Tem perguntas que você pode ter dúvidas em duas opções, então é interessante pedir o auxílio das cartas. Já outras, são mais complexas e difíceis, então a ajuda do Alex é bem vinda. Por vezes, algumas são complexas demais para ser respondidas, então é melhor pular, quando você não tem certeza e possui dúvidas.
Show do Milhão possui uma boa jogabilidade, bons gráficos e um bom desenvolvimento de software (apesar que vez ou outra, surgem propagandas que interrompem as perguntas). O SBT Games acertou em cheio com o aplicativo que é tão interessante e inteligente que não repete as perguntas quando você joga, trazendo novidade e um ar profissional.
História do programa
O icônico programa de TV, que ficou eternizado ao ser apresentado por Silvio Santos, mistura conhecimento, diversão e emoção. Ele estreou na televisão brasileira em 1999, no SBT. Ele se tornou um fenômeno de audiência, atraindo telespectadores de todas as idades. Possui um formato criativo que premia o conhecimento, onde os participantes respondem uma série de perguntas de múltipla escolha a fim de ganhar prêmios em dinheiro, até chegar no cume - a chance de ganhar um milhão de reais. Ao longo dos anos, o programa passou por várias edições, continuando a ser uma referência em entretenimento na TV brasileira. J-J
Por: Emerson Garcia
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
16 embalagens criativas e geniais! - parte 7
No post de hoje trago 16 embalagens criativas e geniais que encontrei em sites de marcas publicitárias! Os packings a seguir são irresistíveis de tão criativos e únicos. Há produtos mais simples, até os mais sofistificados e de diferentes valores.
Ao criar um produto novo, devemos pensar não só na qualidade e acessibilidade, como no apelo visual para que ele possa chegar às prateleiras dos estabelecimentos com aquele "quê" a mais que chama a atenção. As embalagens a seguir apostam em identidades visuais incríveis, que permitem que os consumidores comprem pela beleza estética. Confira!
1- Picolés Sister's
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
Recital do Tiago Teixeira
Dia 22 de outubro de 2024 foi a vez do artista Tiago Teixeira da Silva mostrar seu talento por meio das teclas e atuação, em um recital maravilhoso que contou com a presença de quatro convidados. Estavam presentes o cantor Welberth Araújo, o cantor e violonista Bernardo e o saxofonista e flautista Geovanny Varela.
A noite foi comandada por Marilza Luciano que apresentou cada etapa do show com bastante tranquilidade e desenvoltura. Marilu sentiu-se privilegiada de participar da apresentação. O recital de Tiago Teixeira possuiu 7 músicas, inclusa a de bis.
A noite foi iniciada com Incompatibilidade de gênios de João Bosco com a participação do saxofonista e flautista Geovanny Varela. Foi um esbanjamento de brasilidade com música popular brasileira que agradou todos os presentes.
A seguir, tivemos Vai passar de Chico Buarco com a participação de Bernardo na voz e violão. Mais um clássico que foi homenageado pelos artistas de grande estirpe.
A seguir, tivemos Tiago ao piano e Geovanny no saxofone na interpretação de Vera Cruz de Milton Nascimento.
A partir desse momento, tivemos a participação de Welbert Araújo que, ao lado de Tiago, interpretou Eu e a brisa de Jhonny Alf, Nuvem Negra de Djavan e Nunca de Lupicínio Rodrigues.
O show foi finalizado com Um dia desse de João Donato.
O recital de Tiago Teixeira foi lindo demais. De uma qualidade vocal e instrumental sem precedentes. Apesar da chuva torrencial no dia do evento, as pessoas foram prestigiar mesmo assim. A equipe do Chá Musical estava presente em grande estilo e ajudou em tudo que foi proposto.
Tiago foi um tecladista maravilhoso que deu um show de organização, talento, disciplina e humildade. Já Geovanny arrebentou no saxofone e na flauta transversal. Bernardo, por sua vez, utilizou seu talento, humildade, cantando, tocando, encantando e ajudando em tudo. A noite teve um quarteto e tanto, que abrilhantou o Projeto Chá Musical. J-J
Por: Emerson Garcia
sábado, 14 de dezembro de 2024
Rádio Bagaralho: Programa 'Lá vem a história' #6 - Jovem Guarda
Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento da Gráfica ALC começa o programa Lá vem a história. No programa de hoje vou falar um pouco do estilo musical Jovem Guarda.
Jovem Guarda é um movimento cultural brasileiro que surgiu em meados da década de 1960, que mesclava música, comportamento e moda. Teve seu início em um programa televisivo chamado Jovem Guarda na TV Record que era apresentado pelos cantores Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.
O estilo musical era influenciado pelo Rockabilly e o Soul, tendo músicas com temáticas amorosas, adolescente e até versões abrasileiradas de músicas britânicas e norte-americanas que faziam sucesso na época. Além dos apresentadores do programa, existia outros cantores que faziam sucesso na época, são eles: Ronnie Von, Eduardo Araújo e Sylvinha Araújo, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Martinha, Vanusa, Leno e Lílian, Evinha (Trio Esperança), Deny e Dino, Paulo Sérgio, Dick Danello, Reginaldo Rossi, Sérgio Reis, Antônio Marcos, Márcio Greyck, Waldirene, Ed Wilson, Jorge Ben Jor, Tim Maia e as bandas Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps, Lafayette e seu Conjunto, Os Incríveis, Os Vips, Os Jovens, The Pops e The Fevers.
Além das músicas, a vestimento que estava na moda era calças colantes de duas cores em formato boca-de-sino, cintos e botinhas coloridas, minissaia com botas de cano alto. Também existia várias gírias que os jovens utilizavam na época, tais como: "broto", "carango", "legal", "coroa", "barra limpa", "lelé da cuca", "mancada", "pão", "papo firme", "maninha", "pinta", "pra frente", e a clássica "é uma brasa, mora?".
quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
Quinta de série: Projeto Humanos
Pode conter spoilers!
Hoje é dia de falar do podcast documental do jornalista Ivan Mizanzuk chamado de Projeto Humanos. Dirigido e apresentado por Ivan Mizanzuk, traz histórias reais sobre pessoas reais, sendo lançado em 8 de março de 2015 e possuindo 9 anos de existência. 7 temporadas foram lançadas, sendo cada uma de um tema diferente que aborda sociedade, cultura e humanidade. Os episódios podem ser ouvidos no Spotify e no Globoplay.
Projeto Humanos é um podcast que explora um formato popularmente utilizado em podcasts dos EUA, o storytelling, estilo utilizado em podcasts como Radiolab, This American Life e Serial. Funciona como um documentário em formato de áudio e distribuído na internet, e que se aproxima de práticas como jornalismo narrativo e/ou literário. O podcast storytelling monta linhas narrativas mais imersivas, onde os ouvintes tem uma relação mais visceral com a história que é contada.
O trabalho de Ivan, nesse estilo de podcast, começou com o episódio piloto O bom de briga, no qual ele entrevistou seu pai sobre uma briga que ele teve quando criança. Os ouvintes aprovaram o podcast e, a partir daí, Ivan desenvolveu crônicas, histórias e temporadas completas de pessoas reais com histórias reais. Projeto Humanos possui um formato que exige tempo de produção, por isso, Mizanzuk optou por utilizar o esquema de temporadas.
As 7 temporada do programa são as seguintes: As filhas da guerra, O coração do mundo, O que faz um herói, O caso Evandro, Altamira, O caso Leandro Bossi e O piloto. A ascensão de Ivan Mizanzuk foi na temporada O caso Evandro, que virou até mesmo uma série audiovisual pela Globoplay e um livro. As temporadas trazem histórias incríveis, emocionantes, tristes e chocantes, sempre tendo como foco o ser humano, em suas inúmeras vertentes, culturas, personalidades, estilos. Ivan opta por histórias tristes e chocantes, como as de true crime, mas ele também criou histórias cheias de esperança, amor e nostalgia.
O jornalista Ivan Mizanzuk é o meu jornalista preferido de podcast. Ele tem uma narrativa inteligente, envolvente e criativa, onde ele aprofunda diferentes histórias com muita pesquisa, entrevistas e embasamento de temas. A linguagem de Ivan é rebuscada e faz com que o telespectador fique antenado a cada capítulo. Ele cria toda uma atmosfera de investigação, com boas trilhas sonoras e perspectivas de um mesmo fato.
Eis a história de cada uma das temporadas.
Em As filhas da guerra lançado em 2015 e com seis episódios, Ivan narra a história de Lili Jaffe - uma moça judia nascida na Iugoslávia e que durante a 2ª Guerra Mundial, foi levada ao campo de concentração de Auschwitz. O ouvinte tem a oportunidade de conhecer um pouco da experiência de Lili e como ela chegou ao Brasil.
Realizado em 2016 e com 14 episódios, O coração do mundo explora e apresenta as questões que envolvem a Guerra da Síria. São histórias de personagens individuais que contribuíram para mostras elementos que compõem os conflitos na região.
A terceira temporada, O que faz um herói, conteve 6 episódios e também foi lançada em 2016. Nela, Ivan narra histórias de pessoas que, em algum momento, viram-se forçadas a se tornarem heróis. São histórias independentes produzidas por novos colaboradores do projeto: Isabela Cabral, Pablo de Assis, Pedro Ferrari, Joviana Marques e Diogo Braga.
O caso Evandro lançada em 2018, conta com 36 episódios. Nela, Ivan narra o caso ocorrido em 1992 na cidade de Guaratuba, litoral do Paraná, sobre o desaparecimento do menino Evandro Ramos Caetano de 6 anos. O podcast foi dividido em 6 partes e fruto de dois anos de investigação jornalística. A narrativa expôs as falhas na investigação, os hiatos e as perguntas não respondidas com relação ao crime.
O caso dos meninos emasculados de Alatamira, na cidade de Altamira, no Pará, ocorrido entre 1989 e 1993 é o tema da quinta temporada do Projeto Humanos. Conteve 32 episódios.
Lançada em 2023, temos o caso do sumiço de Leandro Bossi, em Guaratuba no Paraná. Esse caso está intimamente ligado ao Caso Evandro da temporada 4. Essa é a temporada que tenho assistido atualmente.
No dia 31 de outubro desse ano, estreou a sétima temporada de Projeto Humanos, chamada de O piloto. A história é a seguinte: em dezembro de 1986, a vida da família Rodrigues toma um rumo inesperado. A temporada é uma produção da Estúdio 42 e Globo.
Além das temporadas tradicionais, o Projeto Humanos contou com uma entre a primeira e a segunda, com crônicas dos alunos de curso de Ivan; e também com episódios especiais, fora das temporadas, com histórias fechadas em si.
O podcast tem um desempenho incrível, pois ele está frequentemente entre os de maior audiência no Brasil. Ele atingiu números expressivos na Apple Podcasts. Entre 2019 e 2020 o podcast entrou na lista de melhores do ano na Apple Podcasts. Com mais de 4 milhões de downloads, o podcast recebe, mensalmente, cerca de 100 mil execuções.
Recomendo, e muito, esse podcast. Você pode ouvir as temporadas na ordem que desejar, já que cada uma conta uma história independente. Ivan é cheio de talento e me pegou de jeito. As histórias são muito bem construídas e narradas. J-J
Por: Emerson Garcia
quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
15 pontos de uma Inovação desembrulhada
É fato! Embalagens criativas agregam valor a um produto. Elas não servem apenas para proteger, conservar ou garantir qualidade e segurança aos consumidores, mas há todo um universo que agrega um certo valor a um produto. Ou seja, a forma como um produto é embalado diferencia da sua concorrência. Enfim, o visual de um produto e a maneira como ele é embalado faz toda a diferença e agrega valor, além de fortalecer o poder da marca e fidelizar os clientes.
No post de hoje apresento 15 pontos de uma inovação desembrulhada. Confira!
1- Foco em sustentabilidade
Uma embalagem criativa deve contribuir com a preservação dos recursos naturais. Esse é um diferencial importante, que tem se tornado cada vez mais esencial para o consumidor. O consumo sustentável está cada vez mais em alta no mercado, então, apostar na sustentabilidade é um ponto positivo para o seu negócio e para o meio ambiente.
2- Fortalecer o posicionamento da marca
Uma embalagem dialoga com o público e transmite uma mensagem entre a empresa e o seu público.
3- Agregar valor
Você pode apresentar diferenciais, culturas e crenças, por exemplo. As práticas apresentadas na embalagem fazem com que haja identificação de valores e a compra da marca por isso.
4- Aposte em versões especiais
Versões especiais, comemorativas e limitadas são uma ótima forma de inovação, sem deixar de lado o visual já formado na cabeça do consumidor. O diferencial estético criativo faz toda a diferença.
5- Embalagens funcionais
Há produtos que precisam ser protegidos de uma maneira mais delicada, por exemplo, ou até produtos que precisam de transparência. Há ainda aqueles que precisam de uma proteção mais forte para que se mantenham intactos. Tudo depende da história e necessidade de cada produto.
6- Utilize padrões
Utilize padrões de design para produzir uma embalagem personalizada, seja com conexão de cores ou disposição das imagens.
7- Deixe o consumidor espiar
Se o produto é alimentar, ter uma embalagem transparente é uma boa sugestão. Além disso, você pode averiguar a qualidade do produto simplesmente olhando para ele.
8- Seja criativo
Uma embalagem de produto com um visual inovador é tudo que um bom publicitário pode ter. Use e abuse da criatividade, com elementos gráficos do produto refletindo o objetivo do projeto e a conexão com o meio ambiente.
9- Utilize uma dose de humor
Brinque com sua embalagem e faça alguém sorrir. Você pode utilizar cores para dar esse ar lúdico.
10- Brinque com as cores e sentidos
Estimule todos os sentidos do consumidor através da embalagem. A variação das formas é interessante não só para as mãos como para os olhos.
11- Pense fora da caixa
Pense fora da caixa no sentido de escolher uma embalagem diferentona de um produto, bem diferente do que ele poderia ter. Você pode criar uma embalagem divertida e multifuncional, que comunica muito bem o que é o produto de forma inovadora.
12- Não tenha medo de evoluir
Esteja aberto a mudanças e conte a história de sua marca por meio da evolução do seu produto. Este processo precisa manter-se conectado a essência do seu produto.
13- Use poucas cores
Limite sua paleta de cores para criar um visual coerente e coeso.
14- Menos é mais
Na maioria das vezes, a simplicidade é essencial. O minimalismo traz um toque clean às embalagens. Poucas cores e informações fazem total sentido em muitas embalagens. Você pode transmitir uma ideia de forma limpa e simples.
15- Considere a parte de dentro
A parte de dentro da embalagem pode ser tão atrativa quanto a externa. Se o produto possui diversas peças, que tal mostrá-las de forma criativa e inovadora? As cores de dentro tem relação com as cores da caixa, formando uma ótima composição. As divisórias da caixa de produto, todas se encaixam perfeitamente dentro dos compartimentos.
Se o publicitário seguir esses pontos, com certeza arrasará nas embalagens. Não deixe de explorar todas as opções, criando embalagens funcionais, reutilizáveis, divertidas ou simplesmente sérias. Quanto mais criativa e inspiradora a embalagem for, mais sucesso seu produto fará!
Não é novidade para ninguém que a experiência do cliente, definitivamente, começa pela embalagem. O interesse em uma marca se dá a partir do visual da embalagem, que faz com que elas se sintam satisfeitas com a compra. Latas de biscoito, caixas decorativas e itens podem chamar a atenção do público dependendo de como são construídos. J-J
Por: Emerson Garcia