quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Quinta de série: Person of Interest

Pode conter spoilers!








O que você faria se uma máquina te espiasse a todo instante? Essa é a proposta de Person of Interest que foi concluída recentemente. A série contou com 5 temporadas (2011-2016), foi criada por Jonathan Nolan e produzida por J.J. Abrams (Lost), exibida pela CBS nos Estados Unidos e pela Warner Channel e SBT no Brasil.

Harold Finch (Michael Emerson Garcia, Lost) é um bilionário misterioso e inteligentíssimo que projetou para o governo americano uma máquina que prevê atos de terrorismo, batizada de "A Máquina". Ela também é capaz de prever crimes violentos em Nova Iorque, envolvendo pessoas comuns, que o governo diz não ter importância. Harold, portanto, não concorda com isso e edita o software para que a máquina informe o Social Security Number (ou o CPF, no Brasil) dessas pessoas ditas irrelevantes. A Máquina, embora sendo avançada tecnologicamente, é incapaz de dizer se a pessoa envolvida no crime é a vítima ou criminosa. Finch só irá saber quando for atrás do CPF.

Para isso, ele irá contar com um misterioso ex-militar da CIA chamado John Reese (Jim Caviezel, A paixão de Cristo e O conde de Monte Cristo) que fará o trabalho de encontrar o CPF que A Máquina indicar. Ele luta, mata, atira, e faz de tudo para proteger vítimas e deter criminosos. Desse modo, enquanto Finch faz o trabalho de inteligência e de acesso de dados das pessoas envolvidas em crimes, Reese faz o prático.




A série traz assuntos de tecnologia e ciência, mas também é humana. A cada episódio, eles salvam uma pessoa, e aí está o lado dramático da história. Mesmo que se trate de uma máquina, isso não deixa a produção fria e insensível. Pelo contrário, torcemos para que o "moço de paletó" e o "quatro-olhos" - como Reese e Finch são conhecidos - salvem bebês, homens e mulheres que estão em perigo.

Esses salvamentos e resoluções de crimes irão chamar a atenção da NYPD (Distrito de Polícia de Nova Iorque). Como Finch chega nos locais antes da polícia?! A Máquina chega a ser mais rápida do que os próprios policiais. Desse modo, Harold e Finch terão um desafio à frente: o de explicar o por quê tem conhecimento dos crimes antes deles. Farão de tudo pra esconder a verdade da Detetive Carter, que os investigarão em um jogo de cão e gato. Até que conseguem explicar sobre A Máquina e ganham uma aliada dentro da polícia. A dupla de salvadores também contará com o apoio do policial Lionel Fusco, que se torna um informante dentro da delegacia.




Algumas temporadas à frente, conhecemos a superusuária da máquina, Samantha Grooves, e uma agente chamada Sameen Shaw. Samantha é conhecida como Root (ou Administradora) e tem a incrível habilidade de ouvir a máquina. Ela torna-se aliada da equipe liderada por Finch. A agente Shaw, por sua vez, cruza o caminho dos heróis por ser um CPF irrelevante.




As coisas começam a ficar difíceis quando surge uma outra máquina, que eu posso dizer que é a grande vilã da história: O Samaritano. Essa máquina, diferente da outra, foi criada para extinguir todos os tipos de pessoas, não importa se ela é relevante ou não. Ela quer destruir as pessoas boas e ruins, incluindo Finch e Reese, para criar uma sociedade perfeita. Muitas batalhas que envolvem A Máquina e O Samaritano se iniciarão. Qual será o resultado dessa guerra? Vocês terão que assistir a série para descobrir.





Nunca senti uma máquina tão humanizada, como na quinta temporada. E isso foi um dos pontos altos da história. Uma Inteligência Artificial teria a capacidade de possuir sentimentos? Até que ponto uma máquina pode julgar uma pessoa como boa ou ruim? Uma tecnologia poderia guardar memórias e mágoas? Todas essas perguntas são respondidas na quinta temporada.

Eu nunca torci tanto por uma máquina. Nunca me emocionei tanto com uma história de tecnologia. A series finale não poderia ser outra a não ser a que foi. Foi tudo brilhante e fantástico! Não houveram brechas e aberturas, mas confesso que não gostaria que a série acabasse.





Então, para quem não assistiu, fica a dica dessa série cheia de ação, suspense, drama e tecnologia. E não se esqueçam: você está sendo vigiado a todo momento! J-J












Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Sempre via você assistindo, até que achava legal (:

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Legal que você já avisa que pode conter spoilers, né? HAHAHA! Mas não ligo muito pois não acompanho a série. Estou viciada em Stranger Things..
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Deixo pra alertar mesmo, embora nesse post tenham tido poucos spoilers. Ainda não tive oportunidade de ver Stranger Things, mas já está na minha lista.

      Excluir
  3. Adoro séries/filmes de ação, suspense... Valeu a dica;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Gente aonde você encontra essas séries incríveis? Toda vez você resenha séries maravilhosas que eu nunca ouvi falar hahahah....Quero ver essa também.
    X J X C X

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk verdade. Mas tem muitas outras outras que não vejo. Não dá pra acompanhar tudo, por mais que a gente queira.

      Excluir
  5. Gostei vou procurar saber um pouco mais..
    HEY!Psiu!Quase esqueci de convidar você para visitar o meu blog  tem post novo sobre a Queridinha do Justin Bieber e outros Famosos como a Beyoncé  e outros assuntos como a Sandália do momento Tudo lá no Blog..
    MOST SWAG
     LIFESTYLE SWAG | MODA | ARTE | BELEZA | E UM MILHÃO DE COISAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR..
    *Tenho certeza que vai gostar s2
    *Mais não esqueça de deixar sua opinião afinal ela e muito importante...
    (Seguindo, se curti o meu blog siga de volta por favor!)

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design