Embalagens podem ir além da simplicidade, ainda mais na era tecnológica que vivemos. Hoje em dia, dependendo da ferramenta utilizada, elas podem ser interativas e tecnológicas. É possível transformar uma embalagem analógica, em embalagens não-convencionais e vanguardistas. O termo Embalagem interativa surge. Você sabe o que significa?
Embalagem interativa integra tecnologia e recursos, estimulando ou entretendo os consumidores. O intuito é deixá-la mais aprimorada e dinâmica, mantendo o interesse das pessoas. Querendo ou não, essas embalagens chamam a atenção dos consumidores e aumentam o reconhecimento da marca.
No post de hoje, apresento 8 ideias inteligentes de embalagens interativas. Confira!
1- Conte uma história
Produtos podem contar histórias. Que tal colocar um dispositivo interativo no produto para fazer isso?! Você pode criar um rótulo interativo, que narra uma história e onde esse rótulo é desdobrado em outros caminhos. Isso gerará emoção, criatividade e curiosidade nos consumidores, que deverão interagir com a embalagem para conhecer mais e mais a história.
2- Mostrar mensagens de vídeo
Com a utilização de QR Code você pode inserir mensagens em vídeo sobre aquele produto. Você pode criar mensagens de agradecimentos, gerando conexões com o consumidor. Além disso, você pode criar vídeos de conteúdos sobre as origens e os valores fundamentais de sua marca, fornecendo insights.
3- Selecione playlists ou podcasts
Que tal incluir uma dimensão auditiva ao seu produto? Um QR code inserido em shampu e condicionador, por exemplo, que acessa uma playlist de músicas para se ouvir enquanto está se banhando, não é nada mal. Ou então, um produto com QR code que acessa podcasts investigativos ou curiosos, também é uma boa. Esse recurso eleva a experiência sensorial do cliente, ao infundir playlists ou podcasts.
4- Faça jogos
Um produto pode te levar para outra dimensão e atrações, levando os consumidores a outro lugar por um tempo. A ideia de gamificação é interessante como estratégia de marketing. Esse recurso pode ser funcional, imaginativo ou envolvente. Que tal criar quebra-cabeças interativos na embalagem, ou trabalhar com artistas, um gerador de código QR e plataformas de gamificação, que oferecem jogos clássicos, personalizados e uma série de outras coisas.
5- Dê informações do produto
Essa é clássica e não falha. Por meio do QR Code você pode encontrar facilmente informações sobre seu produto. É um recurso que leva para tutoriais em vídeo ou guias passo a passo sobre como aproveitar ao máximo seu produto. O QR Code em uma caixa de livros, por exemplo, ajuda a fornecer aos leitores mensagens de autores, recomendações temáticas e mídias sociais de artistas em impressões artísticas.
6- Conteúdo dos bastidores
Você pode acoplar aos seus produtos mensagens de idealizadores e criadores dos mesmos, melhorando suas estratégias e operações. Essa estratégia humaniza sua marca e promove a transparência.
7- Infundir aromas e texturas
Que tal acoplar ao seu produto captação de sentidos nas embalagens? Esse recurso vemos muito em revistas de produtos de cuidados com a pele, beleza e outras. É possível aplicar etiquetas para arranhar e cheirar em produtos, como se fosse uma amostra grátis. Você pode também inserir elementos de texto holográficos, suaves ou em relevo que criam interesse visual e tátil.
8- Contecte-se nas redes sociais
Que tal incentivar os consumidores a compartilhar suas ideias sobre produtos conectando as plataformas sociais de sua marca utilizando códigos QR? Isso cria um senso de comunidade, além de aumentar a visibilidade da marca. Sem contar que a promoção gratuita gera reações genuínas e positivas do consumidor.
Inúmeros são os benefícios de uma embalagem interativa, tais como: engajamento e vendas; conscientização e recall da marca; sustentabilidade; transparência e valor acrescentado; e conveniência. Ter uma embalagem interativa nos dias atuais é um investimento e tanto! J-J
Por: Emerson Garcia