quarta-feira, 13 de novembro de 2024

8 ideias inteligentes de embalagens interativas

Embalagens podem ir além da simplicidade, ainda mais na era tecnológica que vivemos. Hoje em dia, dependendo da ferramenta utilizada, elas podem ser interativas e tecnológicas. É possível transformar uma embalagem analógica, em embalagens não-convencionais e vanguardistas. O termo Embalagem interativa surge. Você sabe o que significa?

Embalagem interativa integra tecnologia e recursos, estimulando ou entretendo os consumidores. O intuito é deixá-la mais aprimorada e dinâmica, mantendo o interesse das pessoas. Querendo ou não, essas embalagens chamam a atenção dos consumidores e aumentam o reconhecimento da marca. 

No post de hoje, apresento 8 ideias inteligentes de embalagens interativas. Confira! 



1- Conte uma história

Produtos podem contar histórias. Que tal colocar um dispositivo interativo no produto para fazer isso?! Você pode criar um rótulo interativo, que narra uma história e onde esse rótulo é desdobrado em outros caminhos. Isso gerará emoção, criatividade e curiosidade nos consumidores, que deverão interagir com a embalagem para conhecer mais e mais a história. 


2- Mostrar mensagens de vídeo

Com a utilização de QR Code você pode inserir mensagens em vídeo sobre aquele produto. Você pode criar mensagens de agradecimentos, gerando conexões com o consumidor. Além disso, você pode criar vídeos de conteúdos sobre as origens e os valores fundamentais de sua marca, fornecendo insights.


3- Selecione playlists ou podcasts

Que tal incluir uma dimensão auditiva ao seu produto? Um QR code inserido em shampu e condicionador, por exemplo, que acessa uma playlist de músicas para se ouvir enquanto está se banhando, não é nada mal. Ou então, um produto com QR code que acessa podcasts investigativos ou curiosos, também é uma boa. Esse recurso eleva a experiência sensorial do cliente, ao infundir playlists ou podcasts.  


4- Faça jogos

Um produto pode te levar para outra dimensão e atrações, levando os consumidores a outro lugar por um tempo. A ideia de gamificação é interessante como estratégia de marketing. Esse recurso pode ser funcional, imaginativo ou envolvente. Que tal criar quebra-cabeças interativos na embalagem, ou trabalhar com artistas, um gerador de código QR e plataformas de gamificação, que oferecem jogos clássicos, personalizados e uma série de outras coisas. 



5- Dê informações do produto

Essa é clássica e não falha. Por meio do QR Code você pode encontrar facilmente informações sobre seu produto. É um recurso que leva para tutoriais em vídeo ou guias passo a passo sobre como aproveitar ao máximo seu produto. O QR Code em uma caixa de livros, por exemplo, ajuda a fornecer aos leitores mensagens de autores, recomendações temáticas e mídias sociais de artistas em impressões artísticas.


6- Conteúdo dos bastidores

Você pode acoplar aos seus produtos mensagens de idealizadores e criadores dos mesmos, melhorando suas estratégias e operações. Essa estratégia humaniza sua marca e promove a transparência.  


7- Infundir aromas e texturas

Que tal acoplar ao seu produto captação de sentidos nas embalagens? Esse recurso vemos muito em revistas de produtos de cuidados com a pele, beleza e outras. É possível aplicar etiquetas para arranhar e cheirar em produtos, como se fosse uma amostra grátis. Você pode também inserir elementos de texto holográficos, suaves ou em relevo que criam interesse visual e tátil. 




8- Contecte-se nas redes sociais

Que tal incentivar os consumidores a compartilhar suas ideias sobre produtos conectando as plataformas sociais de sua marca utilizando códigos QR? Isso cria um senso de comunidade, além de aumentar a visibilidade da marca. Sem contar que a promoção gratuita gera reações genuínas e positivas do consumidor. 



Inúmeros são os benefícios de uma embalagem interativa, tais como: engajamento e vendas; conscientização e recall da marca; sustentabilidade; transparência e valor acrescentado; e conveniência. Ter uma embalagem interativa nos dias atuais é um investimento e tanto! J-J


Por: Emerson Garcia

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Marcas como pessoas


E se grandes marcas fossem pessoas e possuíssem personalidades? Foi com essa ideia que o filipino Esoj Luna criou uma série de ilustrações de personalização de empresas como Apple, Vans, Spotify e Youtube

Os traços dos desenhos são bem interessantes e rústicos. O estilo do ilustrador é próprio e autoral. Cada ilustração comunica muito bem com os receptores. Há cores fortes, intensas e sempre a logo e símbolo da empresa como sendo as cabeças desses personagens tecnológicos, de plataformas tão vitais, que geram consumo e de suma importância para os usuários e internautas da atualidade.

Confira cada uma das ilustrações e meus comentários.


Não tem ilustração melhor para personificar o Youtube que essa. O personagem é meio gamer, youtuber e tem bastante tecnologia e plataformas ao redor. 



O bonequinho do Twitter, que agora é X, está inserido numa relva com seu notebook e "de boa" twittando e refletindo sobre a vida. 




O do Spotify me lembra um jovem descolado, com seu celular no aplicativo de música, boné e tênis.




Quer ilustração que reflete melhor a Vans que essa? A cara da Vans traz um tênis descolado e de skatista.




O bonequinho do Pinterest é um arqueiro com arco e flecha, com capa e tudo. Ficou um charme, não é mesmo?!



O bonequinho da Pepsi é jovial e descolado.




O da Nike parecido com o bonequinho da Vans.




O da Microsoft é bem psicodélico e aleatório possível. Ele traz um boneco tecnológico com cabeça com um aparelho tecnológico que manipula um computador. 




O do Messenger é um astronauta que saiu da Via Láctea e veio visitar o planeta Terra. 




O do Instagram é uma pessoa que vive tirando selfies e mostrando seu dia a dia.




O do Facebook lembra um android robô e tem várias notificações e ferramentas que lembram da rede social.




E se a Disney fosse um boneco? Essa personalização ficou da hora, não é mesmo?




O boneco da Converse é descolado, rockeiro e amante de boas músicas.




O da Coca Cola é bem zen e de paz com a vida.




A cabeça do personagem da Apple lembra uma maça mordida.




Esse é o personagem da Adidas, que confesso que não entendi muito bem. 



E esse é o da Nike.


Marcas podem ser pessoais, humanas e essas ilustrações mostraram isso. Qual é a sua preferida? J-J


Por: Emerson Garcia

sábado, 9 de novembro de 2024

Rádio Bagaralho: Programa 'Igual porém diferente' #27




Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento da Pastelaria do Chian começa agora o programa Igual porém Diferente.  

Nesta edição trago uma música original e a versão dela. Vocês irão se deleitar com canções iguais porém diferentes. Hoje vou mostrar uma que tenho certeza que todos conhecem mais a original do que a versão.
 
Original



Versão





Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Peço que comentem nesse post as músicas que gostariam de ouvir, pode ser qualquer estilo musical. Um bom fim de semana repleto de felicidades. Sigam a Rádio Bagaralho no Instagram (@radiobagaralho). J-J


Por: Arthur Claro

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Os tênis de multinacionais

Já pensou como seria se as empresas multinacionais fossem transformadas em tênis, como os do All Star

Tendo como inspiração um par de tênis Converse, o italiano Andrea imaginou os calçados de grandes marcas como MCDonald'sStarbuksFacebook e Apple e o resultado foi surpreendente. 




















E aí, gostaram? Qual o calçado que você sairia desfilando por aí e por quê?! J-J

Por: Emerson Garcia

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