A atual novela das 7h da Globo, Dona de Mim, é cheia de coisas legais, criativas e únicas. Rosane Svartman é uma autora talentosa, que repete mais um sucesso no horário das 7 e repete coisas que deram certo em obras anteriores.
No post de hoje apresento 8 coisas legais que a trama possui. Essas coisas foram observadas por mim durante minhas espiadas da novela. É tanta coisa legal e sensacional que fico embasbacado, emocionado e vibrando... Algumas coisas fogem do lugar comum e da normalidade e não me recordo de ter visto em outras produções. Ponto positivo para a autora! Confira!
1- Flashbacks
Algo que já acontecia em Vai na fé. Os flashbacks permitem que conheçamos melhor os personagens, suas intenções, histórias passadas, segredos, vidas e por aí vai. Em Dona de mim eles são utilizados de forma surpreendente, sempre trazendo um aspecto desconhecido, ou não, abordado sobre o personagem. E o recurso visual é muito interessante, com jogos de luzes em tom róseo.
2- Flashbacks imersivos com os personagens
Se os flashbacks já são legais, imagina quando temos um flashback imersivo com os personagens na atualidade, inseridos naquela história pregressa?! Lembro-me que isso aconteceu em flashbacks da personagem Rosa e Abel.
3- Passagens de tempos musicais
Que Rosane é uma autora musical, já podemos conferir em Vai na fé e Vick e a Musa e aqui ela usa e abusa de canções brasileiras, em que os personagens cantam, com a voz pura e sem efeitos, para realizar as passagens de tempos, mas de forma musical. E as escolhas das músicas são certeiras. Numa das últimas passagens de tempo que teve eles cantaram a lindíssima A cura de Lulu Santos.
4- Trilhas sonoras que desembocam na trilha sonora da abertura
Esse recurso é utilizado em diversas atrações da emissora, o que é um recurso interessante e criativo, que substitui a música de abertura das atrações, por uma canção de algum personagem. Já teve até mesmo trilhas sonoras instrumentais. A trilha sonora muda, mas a abertura permanece intacta e a mesma. O efeito é único e avassalador. Já vi isso em No rancho fundo, por exemplo.
5- Personagens inclusivos
A atual novela das 7h possui cerca de três personagens inclusivos, são eles: Pam (Haone Thinar), Peter (Pedro Fernandes) e Ayla (Bel Lima). E onde encontram-se a parte da inclusão deles? Pam possui somente uma perna e usa bengalas por onde quer que for, Peter é um rapaz que possui paralisia cerebral e anda por meio de uma cadeira de rodas e Ayla é uma personagem LGBTQIAPN+.
Pam é uma das amigas do trio de amigas formado por Leona, Kami e ela e é sensata e não se vê limitada apesar de sua condição física. Ela até mesmo trabalha em uma fábrica de lingeries e é tratada de forma igualitária com relação aos demais. Já Peter é um jovem com paralisia cerebral, que trabalha na padaria do pai e se destaca pelas histórias inventadas sobre sua mãe e bom humor. Pedro Fernandes, o ator, é um ator PCD e LGBTQIAPN+ e sua participação na novela tem sido elogiada por quebrar tabus e trazer representatividade. Já Ayla é lésbica e tem o sonho de ser mãe.
6- Figurinos de Leona, a protagonista
Figurinistas possuem um trabalho árduo para traduzir visualmente a pegada daquele personagem e em Dona de mim elas tem um trabalho criativo que é o de compor os looks de Leona, a protagonista. Sempre a personagem usa uma blusinha com fendas, fivelas e decotes e com aberturas. E isso em várias cores e estilos. Isso é uma coisa legal em Dona de mim que merece destaque!
7- Crossovers criativos
A novela já apresentou diversos crossovers criativos, tais como: a presença de Dona Jura e seu barzinho em São Cristóvão depois de mais de 25 anos da exibição de O clone; a sacola do supermercado Encantado's da personagem Jussara do seriado Encantado's; e a presença do cantor Lui Lorenzo de Vai na fé, também de autoria de Rosane Svartman.
8- Doses de cultura!
Em Bom sucesso Rosane nos brindou com homenagens à literatura brasileira. Agora, ela nos brinda seja com a arte, literatura, teatro, por meio de falas dos personagens e até mesmo das tradicionais batalhas de rima carioca. A indústria cultural agradece, Rosane!
Essas foram as coisas legais e criativas que percebi na atual novela das 7 da Globo. E você, tem alguma coisa legal de alguma produção que merece destaque? Diga nos comentários! J-J
Por: Emerson Garcia