quinta-feira, 5 de junho de 2025

Quinta de série: Galvão: Olha o que ele fez

Pode conter spoilers!


"Olha o que ele fez! Olha o que ele fez! Olha o que ele fez!". Talvez você saiba a quem essa frase é atribuída. Trata-se de Galvão Bueno, o narrador mais conhecido do mundo. Hoje. também, aqui no Quinta de série é dia de falar da série documental e biográfica Galvão: Olha o que ele fez, documentário brasileiro de 5 episódios que explora a trajetória de Galvão Bueno na TV Globo, compreendendo seus 41 anos de carreira na emissora. O documentário foi dirigido por Gustavo Gomes e Sidney Garambone. Ele estreou no dia 18 de maio de 2023

A série documental narra a trajetória do narrador, desde seus primeiros passos na TV Globo até seus momentos mais recentes, focando na função de narrador esportivo tão longevo. São explorados sua carreira, seus sucessos, as polêmicas e as reações do público. São revelados detalhes de sua vida pessoal e profissional, assim como os bastidores do narrador na emissora carioca e momentos marcantes na televisão. É compreendido desde seus primeiros instantes até as polêmicas e reações do público, com uma abordagem mais profunda e detalhada. 

Com o documentário, conhecemos mais do narrador, em uma narrativa que envolve e aborda diferentes aspectos da carreira de Galvão. Acompanhamos seu relacionamento com os pais, filhos, esposa, além de seu temperamento difícil e contubardo e suas coberturadas de Copa do Mundo. 


Galvão narrou momentos preciosos e cruciais da seleção brasileira como tetracampeonato em 1994, a derrota do Brasil para a França em 1998 e o pentacampeonato em 2022. Além disso, narrou várias vitórias de Ayrton Senna, até o fatídico acidente que dizimou a vida do grande piloto brasileiro. O narrador, também é conhecido por vários bordões como "olha o que ele fez", "é tetraaa" e tantos outros. 

Entrevistas exclusivas de personalidades, famosos, esportistas e jornalistas, foram exibidas, montando o mosaico da personalidade de Galvão, que é amado e odiado, ao mesmo tempo, mas, mesmo assim, não deixa de ser uma figura notável. Mais de 50 personalidades foram entrevistadas. Entre elas estão: Arnaldo Cezar Coelho, Fátima Bernardes, William Bonner, Ronaldo Nazário, Romário, Zico, Kaká, Rubens Barrichello e Felipe Massa.

O documentário foi lançado como uma homenagem ao narrador, que em 2022 anunciou sua aposentadoria das narrações esportivas. 41 anos na emissora Globo foi um período de grandes vitórias e conquistas para Galvão, mas ele viu o momento certo de parar e de se tornar inesquecível, depois de tantas coberturas no mundo dos esportes. 


Com a série imergimos, profundamente ou ao menos se tenta, na vida e carreira desse narrador, uma voz que acompanhou diversas gerações de brasileiros em momentos esportivos inesquecíveis. O lado humano do narrador, suas emoções, conflitos e conquistas pessoais também são trabalhados. 

O documentário não se detêm em abordar polêmicas e críticas enfrentadas pelo narrador ao longo dos anos. A série apresenta um retrato sincero, destacando tanto suas virtudes, quanto suas falhas, oferecendo ao público uma visão completa de quem é Galvão Bueno por trás do microfone. O documentário não pinta, de forma nenhuma, uma figura simpática de Galvão, outrossim, a figura apresentada é de um monstro, ranzinza, chato e pedante. Isso, de forma nenhuma é ser imparcial, já que todos nós possuímos dualidades e não seria diferente com a personalidade biográfica.


Todos os episódios estão disponíveis para assinantes do Globoplay. Esta é uma oportunidade singular de conhecer a trajetória desse ícone da comunicação brasileira, embora com algumas ressalvas. Conheça suas paixões, desafios e o legado que ele deixou na história do esporte e da televisão brasileira. J-J


Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. "[...]Olha o que ele fez", Emerson! É um bom trato.

    Abraço,
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  2. Já assisti, muito bom.
    Galvão faz parte do nosso imaginário esportivo. Gostava muito das narrações da F_1 que eu acompanhei durante toda a carreira do Senna.
    "Lá vem Senna, na ponta dos dedos, de ponta a ponta...Ayrton..Ayrton...Ayrton Senna do Brasiiilllll"pã pã pã....

    ResponderExcluir
  3. Não assisti essa série, mas que ele é um narrador emocionante isso ele é.
    Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. Oi, Emerson!
    Eu ainda não assisti a essa série, mas o título dela e seus comentários sobre me fizeram pensar muito em como temos personalidades fortes no Brasil que a gente nem raciocina o quão dentro da nossa vida estão... Uma frase tão simples, mas a gente escuta na voz e na entonação do Galvão quando lê, né? Sei lá, me transportou direto pras tardes de domingo na casa da minha vó, pós almoço, quando todo mundo sentava para assistir futebol...
    Enfim, devaneei horrores aqui!

    ResponderExcluir
  5. Oi Emerson! Adorei sua dica até porque sempre gostei do Galvão Bueno, ele narrando um jogo era especial. Vou ver! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Galvão Bueno é um narrador maravilhoso, Emerson abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Emerson
    Gostava muito de assistir as copas do mundo narrada por Galvão Bueno. Não conhecia a série documental e biográfica, obrigada por compartilhar, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. passando para desejar uma feliz semana e a gradecer sua vesita bjs saude

    ResponderExcluir
  9. Bom dia e uma ótima terça-feira. Confesso que não vi. Seja bem-vindo das férias. Obrigado por acompanhar seis anos o trabalho do meu Blogger. Grande abraço carioca. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  10. Deve ser bem interessante, particularmente para quem conhece a pessoa.

    Abraço, tudo de bom .

    ResponderExcluir
  11. Boa dica JJ, apesar de não conhecer!

    www.marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design