Êta Mundo Melhor! está em seu início e possui várias semelhanças com sua antecessora, Garota do Momento. Ambas são tramas de época que se passam nos anos 1940 e 1950, além disso, possuem recursos semelhantes para apresentar as cenas do próximo capítulo. É uma estratégia de apresentar cenas, frames e pílulas dos personagens, mas sem trazer nenhum tipo de som, somente a trilha sonora de fundo, com imagens e ações. Tal estratégia foi copiada para fisgar público.
Eu e minha mãe sempre ficamos curiosos e surpresos com as cenas do próximo capítulo, ao ponto delas nos instigar e nos deixar curiosos para assistir ao episódio seguinte. São cenas, que em sua maioria ou totalidade, trazem ações e atitudes dos personagens, bem curiosas e emblemáticas.
Ao final do primeiro capítulo de Êta Mundo Melhor! as cenas do próximo capítulo eram trechos de cenas com sons e diálogos, com uma trilha sonora de fundo; a partir do segundo, a plástica foi a mesma de Garota do Momento. Acredito que a mudança vigorou, devido ao sucesso da estratégia na sua antecessora.
O recurso em Êta Mundo Melhor! possui um toque de esperança, empolgação e fofoca, com reviravoltas à moda antiga. A vinheta de "cenas do próximo capítulo" é quase um trailer, em um ritmo quase de cinema, entregando a essência e atiçando a curiosidade, mas nunca o suficiente para saciar. Um beijo prestes a acontecer, um segredo quase revelado, uma vilã tramando por trás da cortina e outras coisas mais... era o suficiente para garantir audiência no dia seguinte.
Êta Mundo Melhor!, assim como outras tramas, resgatou um modelo mais clássico de telenovela, e as "cenas do próximo capítulo" funcionaram como uma ode às produções das décadas de 70 e 80, quando o suspense final era parte do ritual noturno de quem assistia novela em família.
Em minha opinião, esses clipes rápidos, com pílulas de cenas do próximo capítulo, chamam muito mais a atenção, que se fossem exibidas de forma tradicional. E você, gosta dos clipezinhos de Êta Mundo Melhor herdados de Garota do Momento? J-J
Por: Emerson Garcia
Essa forma faz com os telespectadores fiquem curiosos, Emerson boa semana abraços.
ResponderExcluirHá muitos anos que não vejo nem séries nem telenovelas.
ResponderExcluirAbraço, boa semana :)