terça-feira, 4 de agosto de 2015

Resenha fotográfica: O homem que calculava


Simplesmente me apaixonei por esse livro! O homem que calculava, de Malba Tahan, conta a história de Beremiz, a partir da narrativa de um amigo que o encontra no deserto, Hank Tade-Maiá. Beremiz é um exímio calculista e matemático, que soluciona os mais difíceis problemas. A história é ambientada nas arábias, por volta de 1300, e é recheada de problemas numéricos; histórias filosóficas; reflexões de vida; amores; entre outros. 



A edição é de um primor incrível, em comemoração aos 120 anos de nascimento de Malba Tahan. De capa dura, de uma cor lilás belíssima, e um acabamento perfeito.


Você começa a ler, e não consegue parar. Até antes de lê-lo tinha aversão a matemática, e foi Beremiz que fez eu me apaixonar por ela. Cada capítulo apresenta uma nova aventura, e com ela, um novo problema para o calculista solucionar. Mas não de forma convencional e fria, e sim, cheia de romance e doçura, principalmente quando ele começa a dar aula de matemática para a filha de um senhor importante do Oriente Médio.



O início de cada capítulo traz uma ilustração e o resumo detalhado do que vamos ler para a frente. Destaque para a cor das folhas e a diagramação, que não me deixou hora nenhuma entediado.






As ilustrações, ao decorrer dos capítulos, também são muito bem feitas e ornamentadas.





O livro contêm mais de 35 capítulos, apêndice e todos os problemas do decorrer do livro, detalhados ao final. São mais de 230 páginas de matemática!



O destaque, vai também, não só para as ilustrações, como para a demonstração gráfica de cada problema. Isso ajudou muito a clarificá-los em minha mente. Visualizar é muito melhor do que apenas ler.





O interessante também (já que até a forma como a matemática é apresentada é interessante) é que o livro emociona, sejam com poemas, frases de reflexão, e histórias de grandes matemáticos, como Bháskara, Pitágoras e Arquimedes (Eureca!). Um dos trechos que mais gostei foi o da imagem abaixo e a frase "Se os meus amigos fugirem, muito infeliz serei, pois de mim fugirão todos os tesouros"















Então, corre pra ler O homem que calculava! Se você já era apaixonado por matemática, você será mais. Se não era, se apaixonará, como eu. J-J




Ideia de resenha fotográfica: Descrevendo Nuvens
Por: Emerson Garcia

30 comentários :

  1. Hello from Spain: this book is very interesting. I like the content and illustrations. A great piece. Keep in touch

    ResponderExcluir
  2. Primeira resenha fotográfica que vejo ... Já li esse livro no colégio. Bacana :*

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente parece ser um belo livro. A capa me encantou e ainda é uma matemática poética, mistura nova pra mim.

    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, essa é a melhor capa que já fizeram para esse livro.
      Fiquei feliz de ter ganho essa edição.

      Excluir
  4. Olá! Gostei muito das dicas, especificamente 'O homem que calculava'. www.gravatacombatom.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bem legal a resenha, parabéns!

    www.ataquedamodaa.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Já havia ouvido falar no livro, porém nunca parei para saber sobre do que realmente se tratava a história.
    Gostei tanto das partes escritas, como das detalhadas. Muito boa e esclarecedora a resenha. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Resenha maravilhosa amei a dica do livro não conhecia
    mais amei.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Caramba, deve ser uma obra poderosa para fazer um jornalista tomar amor à matemática HAHAHAHA <3

    Gostei da recomendação e excelente resenha. Bom saber que mora em Brasília, quem sabe se rolar um encontro de blogueiros da cidade nós troquemos ideias ^^.

    Beijão, querido!

    ☂ Blog Faroeste Manolo ☂
    ♦ Fanpage ♦

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O livro fez milagres rs
      Adoraria ir a um encontro desse.

      Excluir
  9. Parece ser bem bacana esse livro. Tava procurando um presente para dá a uma amiga, e acho que ela iria adorar esse livro. Ela é louca por matemática! Vou já procurar onde comprar. Beijos!
    http://wave-over-wave.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é uma bela escolha, tanto pra quem gosta, como pra quem não gosta de matemática.

      Excluir
  10. Parece um bom livro pra minha coleção. Vou compra-lo com certeza. Valeu a dica

    ResponderExcluir
  11. Já tinha ouvido falar nesse livro, mas nunca tive a oportunidade de lê-lo. Você falou tão bem dele que despertou a minha curiosidade.
    http://cristadelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como falar mal. Sério! E olha que eu não gostava de matemática...

      Excluir
  12. Finalmente conheci alguém que leu esse livro para dividir meus sentimentos ahuhuhauhuahuhua
    Esse livro é maravilhoso e deveria ser leitura obrigatória =D

    ResponderExcluir
  13. Oi Emerson!!

    Vc acredita que ontem mesmo eu vi esse livro para comprar, pensei, pensei e não peguei!
    mas só pode ser o destino! rsrsr..
    Adorei!
    Vou ter que ler!!

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir
  14. Eu ODEIO matemática até em economia eu escorrego haha Mas o livro parece ser um fofo *-*

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei de boca aberta quando vi que ia ter economia em um curso de jornalismo. Mas acho que esse livro ajuda a quebrar vários tabus.

      Excluir
  15. Uma pergunta, onde conseguiu essa marcador lindo? Quero um pra mim hehe

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design