Acerte nesta “loteria” e ganhe mais que uma Mega-Sena. A vocação a gente deixa para mais tarde.
Países onde a liberdade econômica é sufocada, como o Brasil, a alternativa de sair da miséria é o serviço público. Afinal de contas, o empresário tem dificuldades de manter seus negócios por conta da burocracia imposta pelo Estado. O mapa interativo da Heritage Foundation comprova que quem procura fazer um negócio próprio, ou uma vaga de emprego aqui, está totalmente ferrado.
Liberdade econômica: quanto mais verde, menos pobreza, e muita opção de Empreendorismo.
O excesso de “direitos” aos trabalhadores e a desenfreada transferência de renda empobrecem um país e impede seu crescimento. Nesse cenário, o que fazer para sair da pindaíba? O CONCURSO PÚBLICO! Nas últimas duas décadas, aumentou-se a procura por tudo sobre o assunto: livros, apostilas, cursinhos, videoaulas. Não condeno quem deseja financeiramente estar despreocupado para sempre. Afinal de contas, as vantagens de ser um empregado do governo são tantas, como essa aqui:
“LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990
Regime jurídico dos servidores públicos civis da União
Art. 21. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.
Art. 94. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:
II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;
III - investido no mandato de vereador:
a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;
b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.”
Escolher o salário conveniente, vantagens pecuniárias, gratificações... Ai que maravilha! O problema que aponto é que o interesse ao serviço público é apenas monetário. O resultado disso tudo é um péssimo serviço ao contribuinte; a morosidade de prazos e entregas; e nenhuma motivação em manter-se eficiente.
Servidor público ou funcionário público?
Apesar de estes dois termos serem iguais, estes são diametralmente diferentes no contexto que colocarei agora. Um servidor público é este que veste a camisa e trabalha incansavelmente em melhorar o sistema estatal. Não precisa ser um Lineu Silva – fiscal sanitário da repartição pública do seriado A Grande Família (Globo, versão de 2001-2014) – mas sabemos que o servidor está lá para servir ao contribuinte. Já o funcionário público apenas procrastina seus serviços, mal resolve as dúvidas de quem precisa saná-las, arranja um modo de chegar tarde e sair cedo.
Entendeu? Tirando as profissões que considero serem ocupadas por pura vocação, por exemplo: médicos, enfermeiros, policiais, bombeiros, advogados – os serviços públicos brasileiros são deficitários porque não há o desejo de se servir ao público. Todo ano sai concursos e processos seletivos, e dá-lhe memória em decorar decretos, leis e adivinhar as pegadinhas do aplicador das provas.
Baixa qualidade e péssimo retorno ao contribuinte
Por mais que haja os cursos de aperfeiçoamento oferecidos pelo Estado, a eficiência não se reflete. Quantos documentos esperam para terem o veredicto final? Com tantas greves no funcionalismo para aumentar seu soldo, até quando o povo vai suportar pagar tanto imposto para sustentar uma máquina estatal já inchada?
Num país como o nosso, a liberdade econômica é enforcada e a saída é ser parte da máquina do governo. Não tem jeito. Tem que sobreviver, porque a coisa não está fácil para ninguém. Todavia, até que ponto isso vai? Só sei que o serviço público não tem o menor risco de ser eficiente. O salário está garantido com calendário e tudo. Enrola aqui, adia ali, e aquela papelada ganha ares de “torres Petronas”. Não é oferecido ao indivíduo uma alternativa viável de ganhar dinheiro. E o Brasil continua seu rumo ao caos total. Quem mais retratou esse cenário foi o jornalista Luiz Carlos Prates (hoje na RedeTV!):
Quantos sonhos e projetos foram deixados de lado para garantir um sossego financeiro na repartição? Quantos talentos estão desperdiçados ao lado de uma escrivaninha, apenas por dinheiro? Se ao menos a entrada no emprego público fosse com a vontade de mudar o status quo da sociedade, meio caminho estaria dado, mas não há saída para ganhar dinheiro por conta própria. J-J
Por: Pedro Blanche
Por: Pedro Blanche
Concurso publico sonho de muita gente né!
ResponderExcluirMuitos querendo se servidor e outros tanto ser funcionario kkkkkkk Adorei o texto
Bjuuu
Juliana Medeiros
www.blogjumedeiros.com
Obrigado :)
ExcluirAquela imagem do servidor público preguiçoso é uma generalização. Depende do cargo! Já viu os professores que trabalham nas redes públicas e são concursados? Eles também são servidores públicos. Pessoas que trabalham em tribunais e fóruns também não são assim tão folgados, principalmente em cidades pequenas, onde tudo é desorganizado e têm que trabalhar de manhã e de tarde para que tudo funcione. Não estou dizendo que não tem preguiçosos, tem, e MUITO, mas é generalização falar que servidor público não se empenha, não sua.
ResponderExcluirConcordo com o que disse. Aqui eu mostrei uma das visões. Não quer dizer que tenha várias.
ExcluirÉ verdade!
ResponderExcluirEm meio a crise o aumento pela estabilidade no trabalho é notável.
Concordo também que por causa disso, muitos deixam de ter o trabalho dos sonhos.
Eu sou funcionária pública e gosto do que faço!
Blog Breshopping da Dany
SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
Instagram: @breshopping_da_dany
Twitter: @brechodanylins
Que bom que gosta! Parabéns!
ExcluirHello from Spain: in my country be an officer of government is the best job. Officials have rights and a steady paycheck. The problem is that the Administration is malfunctioning. It is necessary that the country allows the creation of private companies to create jobs and overcome the crisis. I read that in your country is the same as in my country. Keep in touch
ResponderExcluirThanks from commenting.
ExcluirTriste realidade. Sem mais!
ResponderExcluirwww.revistadarafa.com.br
Verdade :/
ExcluirGreat post dear, thank you for visiting my blog. Keep in touch, pls. Best regards from Sarajevo.
ResponderExcluirhttp://mylovelyfashionbih.blogspot.com/
Thanks from commenting.
ExcluirTe dou meus sinceros parabéns, muito reflexivo seu texto - além de pontuar muitas de opiniões pessoais minhas. Fico triste com nossa situação econômica, e mais ainda pelo sonho enraizado das pessoas que acham que somente assim podem se estabilizar economicamente.
ResponderExcluirMeu medo é que a máquina entre em pane, pois se todos continuarem ingressando no serviço público sem servirem como devem servir, daqui a pouco o Brasil existirá apenas para manter os órgãos funcionando ahhaahah. Nós de Brasília sabemos que a crise politica da gestão passada afetou o pagamento de vários servidores, e espero que isso sirva de lição para que deem uma injetada na iniciativa privada, senão entraremos em um caos sem volta hahaha.
Uma pena que o país não oferece essa oportunidade para que talentos ingressem em suas áreas vocacionais, ao invés de inchar o que já está saturado (e oferecendo um péssimo retorno pra completar).
Gostei muito de suas considerações.
Faroeste Manolo
Página Facebook
Exato. Falta qualidade e estabilidade no trabalho privado.
ExcluirAlguém disse que essa visão generalizada depende do cargo, mas depende da pessoa mesmo. Vestir a camisa, ser honesto, ter comprometimento, são qualidades individuais que acompanham quem as detém em qualquer cargo ou função que desempenhe - seja qual for sua motivação.
ResponderExcluirwww.nemteconto.org
Concordo! Que no serviço público tenha mais pessoas comprometidas e empenhadas.
ExcluirConcurso público nunca me encheu os olhos, não é pra mim. Acredito que há muitos talentos desperdiçados, mas acho que as pessoas nem se atentam ao dom que podem possuir.
ResponderExcluirBjs, rasgadojeans.blogspot.com
Pois é. E no serviço público, muitas vezes esse talento não é desenvolvido.
ExcluirConfesso que só passei aqui para te dizer o quanto curto o conteúdo diferenciado de seu blog e que sempre estou por aqui acompanhando o seu trabalho.
ResponderExcluirContinue assim.
pitangarosaa.blogspot.com.br
beijos!
Obrigado, Myllena. Fiquei feliz com seu comentário.
ExcluirGrande abraço.
Meu sonho é ser concursada, aqui em Brasília mesmo o mercado para o jornalista é ótimo apenas no serviço público devido o centro do poder do País estar aqui, para jornalismo o foco no serviço público e a ASCOM,
ResponderExcluirhttp://www.caprichadissimas.com.br/
@blogcaprichadissimas
Beijoos!
Também tenho percebido isso. Estou procurando emprego na área há meses e nada ainda.
ExcluirO concurso publico é um sonho para muita gente, acho que a maioria pensa em ganhar bem e só e não em crescer profissionalmente logicamente que depende da pessoa não é com todo mundo. A questão da liberdade é muito complicada, eu nunca pensei em entrar em algo assim acho que não é para mim.
ResponderExcluirwww.descrevendonuvens.com
www.faceboook.com/descrevendonuvens
Pois é. Existem casos e casos. A maioria das pessoas quer ter a certeza da estabilidade, e não vejo outra forma de obter isso se não for por concurso.
ExcluirFalando do seu post e do comentário de um colega aí em cima: Eu tenho várias opiniões sobre concursos públicos e essa questão toda aí, porque minha mãe é servidora pública e trabalha feito uma condenada, sabe? Acho que isso é muito relativo, mas em questão disso de liberdade, realmente super concordo. Até porque acho difícil conseguir emprego na área e empresa que você quer certinho, sempre tem algum empecilho. Só sei que hoje em dia se a gente quiser ganhar um bom salário, só mandando muito bem em um concurso público.
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
Falou tudo! Existem casos e casos. Mas que nem você falou, estabilidade só em concurso.
ExcluirTodo mundo querendo prestar concurso publico, querendo ou não gera uma estabilidade neah, e a maioria das pessoas querem estar estabilizados
ResponderExcluirbeijos http://www.blogdaxavier.com.br/
Exato!
Excluiradorei o post e concordo plenamente. aqui em Portugal a situação é semelhante... é muito difícil manter um negócio, há poucas oportunidades de trabalho e os poucos que existem oferecem más condições e baixos salários... é triste!
ResponderExcluirPois é. Empreendedorismo só é pra alguns.
Excluir