O documentário Olhos Azuis, produzido no ano de 1996 nos EUA e Alemanha, mesmo tendo quase 20 anos, retrata um tema bastante polêmico até para os tempos de hoje. O vídeo tem como pauta o preconceito racial, mas não entre brancos e negros, e sim o contrário.
A produtora Jane Elliot foi ousada invertendo uma situação que era constrangedora aos negros. Agora as situações de saia justa seriam aos brancos, e não somente de pele clara, mas de olhos azuis. O intuito dela era que as pessoas brancas se sentissem excluídas.
Por meio de jogos de poder e de dominação, Elliot deixava essas pessoas perplexas e angustiadas. Em trechos do vídeo, observa-se claramente que as pessoas brancas queriam chorar.
O objetivo do documentário é desmitificar o preconceito às pessoas negras e fazer com que as brancas, de pele e olhos claros, sintam-se da mesma forma.
O documentário é excelente. Um dos melhores que eu já vi. Do ponto sociológico é um prato cheio, visto que trata de um tema de interesse a todos e quebra paradigmas, como o preconceito rotineiro, comum, e que já está enraizado na sociedade.
O vídeo é uma releitura de O olho da Tempestade (The Eye of the Storm) de 1968. J-J
Por: Emerson Garcia
Estimado, amigo.
ResponderExcluirPrimeiro quero escrever-te do meu contentamento em voce ter escrito um comentário em meu blogue. Sabes, que esse gesto, enobrece aquele espaço simplório, e, envaidece a minha alma.
Segundo: quaisquer que seja, ou, contra quem seja, as nuances preconceituosas, essas são, uma desonra contra a Vida. A Vida, requer, um sentimento de fraternidade, que irmanados nos desejos e sonhos, faz-nos crescer. O preconceito não é só isso, de cor, é muito mais que isso, é o ódio irraigado em uma alma demente. Muito interessante a sua textualização.
Um abraço amaranhenssado.
Obrigado pelo comentário! O preconceito só afasta as pessoas e faz com que o amor desapareça.
ExcluirQue legal que colocou o vídeo do documentário, pois enquanto lia eu pensava em como achá-lo, rs.
ResponderExcluirVou assistir com calma, pois esse assunto muito me interessou =)
Bjus
Rafa
Rafaelando
Pois é! Está aí pra vocês completo.
ExcluirÓtimo documentário, Emerson. Gostei muito!!
ResponderExcluirRespondi a TAG!! xD
Um beijo,
http://alicetwins.blogspot.com.br/
Que interessante essa inversão de papéis. Acho que todo mundo um dia devia sentir o que o outro passa, mudaria muita coisa.
ResponderExcluirBjs, rasgadojeans.blogspot.com
Exatamente! O problema é que ninguém quer sentir na pele do outro. O umbiguismo predomina.
ExcluirAchei super interessante seu post!
ResponderExcluirmuito bom o documentário! :)
Beijokas da Camila e Carol
Vamos Papear
Parece ser super interessante o documentário, quando eu tiver mais tempo, com certeza lerei. Preconceitos existem de toda forma, tipo e cor. Na verdade o mundo hoje em dia, infelizmente, é coberto de preconceito.
ResponderExcluirwww.ataquedamodaa.com
Pois é! Ingênuo é aquele que não percebe.
ExcluirNossa muito interessante porque tipo as pessoas brancas vão sentir como é o preconceito neah, vou assistir esse documentário
ResponderExcluirbeijos http://www.blogdaxavier.com.br/
Vale super a pena! Assista mesmo.
ExcluirEu adoro esses filmes que chocam, sabe? Acho genial! Quero ver esse doc!
ResponderExcluirwww.vestindoideias.com
Esse, com certeza, é um documentário que choca bastante. Fiquei perplexo em vários momentos.
ExcluirEu amoooo documentários e já tinha ouvido falar desse, mas nunca assisti.
ResponderExcluirAdorei a resenha. <3
www.revistadarafa.com.br
Adoro documentários, e esse parece ser bem interessante. Gosto muito de ler e pesquisar sobre preconceitos, sejam quais forem, é sempre bom se manter atualizada e o racismo ainda é algo tão presente na nossa sociedade, então sempre tem minha atenção. Vou assistir, obrigada por postar o vídeo. Abraços
ResponderExcluirWave over Wave
A proposta desse documentário é genial, e mostra que o preconceito ainda existe, e só passando na pele, pra saber respeitar o outro.
ExcluirGostei do assunto que é abordado e também acho que preconceito vem de todos os lados né? Salvei esse vídeo documentário para assistir mais tarde. Porque agora estou respondendo os comentários e editando vídeo.
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
Assista mesmo! Fez uma boa escolha!
ExcluirNossa, nunca assisti, mas pelo que li sobre seus comentários, deve ser muito interessante este documentário.
ResponderExcluirAcho que vou assistir. É importante as pessoas se conscientizar desse "mal" que é o preconceito, de todos os tipos..
www.vivendosentimentos.com.br
Já ouvi falar e adorei o jeito como você descreveu, com certeza vou procurar.
ResponderExcluirwww.imperfeitaas.blogspot.com.br